Conheça os benefícios da banana para a sua saúde

É verdade que a banana é uma das frutas mais populares do Brasil. Além de versátil (pode ser consumida crua, cozida, madura ou verde, adicionada a receitas, doces e vitaminas), ela é facilmente encontrada no mercado, tem o preço acessível e é muito benéfica para a nossa saúde. Sem contar que é uma delícia. Existem vários tipos, mas o fato é que os benefícios da banana estão presentes em todos eles. Se você tem (ou busca) uma alimentação saudável, considere incluir essa fruta no seu dia a dia.

Propriedades da banana

Foto: Steve Buissinne

Há quem diga que a banana é inimiga da dieta. Isso porque a fruta é rica em carboidratos. Mas, segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, não é por aí. “Além de fornecer energia, numa dieta equilibrada, a banana contribui para o aumento da saciedade e, consequentemente, para o emagrecimento”, diz. Em outras palavras, a banana é, na verdade, amiga da dieta.

Há, ainda, outras propriedades importantes que promovem os benefícios da banana: ela é rica em potássio, manganês, magnésio, fósforo, triptofano, vitaminas A e C, proteínas e fibras. Além disso, tem baixos níveis de gordura e sódio. Ou seja: a queridinha dos brasileiros entra para os grupos dos superalimentos graças à sua composição. Estudos recentes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicaram que o consumo diário de banana oferece níveis de proteínas, fibras e vitaminas que colaboram para o bom funcionamento do nosso corpo.

Quais são os benefícios da banana?

Foto: Pixabay

Seja in natura, adicionada a receitas, doces ou vitaminas, cozida, crua, verde ou madura, os benefícios da banana são incríveis. A nutricionista ressalta que “Além de fornecer energia, ela fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres, auxilia no controle do colesterol e previne o câncer intestinal. Sendo assim, não há motivos para não consumir essa superfruta”. Isso sem contar todas as propriedades que promovem, ainda, outros ganhos. Confira quais são os principais benefícios da banana.

Fornece energia – Para as atividades do dia a dia ou até mesmo para a prática de exercícios, a energia fornecida pela banana é uma aliada da nossa disposição física e mental, graças aos nutrientes presentes na fruta. Além disso, para os atletas, ela pode colaborar na recuperação muscular e prevenir cãibras.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Colabora no emagrecimento – A banana não é muito calórica, apesar de muita gente achar que sim. Uma unidade tem, em média, 100 calorias. Além disso, esse superalimento promove sensação de saciedade e colabora para o bom funcionamento do intestino, graças à grande quantidade de fibras que contém.

Combate a ansiedade e o estresse – Esse é um dos benefícios da banana que merecem destaque. Isso porque ela é rica em triptofano, magnésio e cálcio, que ajudam a aumentar os níveis de setoronina (considerado o hormônio da felicidade), proporcionando relaxamento e sensação de bem-estar.

Alivia os sintomas da TPM – Para as mulheres, a banana pode ser ainda mais benéfica considerando que ela tem nutrientes e propriedades que ajudam a regular os hormônios femininos. Por isso, ela alivia os sintomas da TPM como irritação, variação de humor e vontade de comer doce.

Previne doenças – Além de ajudar no controle da pressão arterial, graças ao potássio, entre os benefícios da banana vale citar o fato de que ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhora a sensibilidade à insulina (importante na prevenção de diabetes) e, ainda, melhora a saúde dos rins e a flora intestinal.

Comentários (0)
Comentar