Conheça os benefícios da lentilha, a queridinha do Ano Novo

1

A lentilha está presente nas ceias de Ano Novo porque antigamente esse grão era muito caro e, por isso, tê-lo à mesa significava fartura e prosperidade. O tempo passou, esse alimento nutritivo e delicioso deixou de ser exclusividade da alta sociedade, mas a tradição de réveillon continuou. No entanto, não é só na época de festas que devemos aproveitar os benefícios da lentilha, já que ela é uma grande aliada da nossa saúde.

Lentilha: quais as propriedades e como consumir?

Benefícios da lentilha
Foto: Engin Akyurt

Se você só consome lentilha no Ano Novo, é bom reavaliar isso e, quem sabe, incluir esse grão nutritivo e saboroso no seu prato com mais frequência. Rica em vitaminas e minerais, a leguminosa pode, eventualmente, substituir o feijão para variar o cardápio do dia a dia e ainda entrar em outras receitas, como saladas, sopas e hambúrgueres vegetarianos.

Para aproveitar todos os benefícios da lentilha, o preparo é bem simples. Mas merece atenção: “Ela deve ser consumida sempre cozida e, para diminuir fatores antinutricionais causados pelos fitatos – como inchaço abdominal, por exemplo –, deve ser deixada de molho por 12 horas antes do cozimento”, ensina a nutricionista Carolina Gastaldo.

A lentilha é da família do feijão, do grão-de-bico e da ervilha e, assim como as outras leguminosas, é rica em proteínas e fibras. Por isso, é uma ótima alternativa proteica para quem não come carne. “A lentilha ocupa o terceiro lugar entre as leguminosas com maior quantidade de fibras. Além disso, contém ferro, ácido fólico, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, fibras e poucas calorias”, complementa a nutricionista. Em outras palavras, esse alimento é nutritivo e de baixo teor calórico, o que reforça a tese de que ela cabe muito bem em dietas saudáveis.

Sopa de lentilha
Foto: Matthias Lipinski

Quais são os benefícios da lentilha?

Quer saber por que você deve comer essa leguminosa não apenas no Ano Novo? Confira a lista dos principais benefícios da lentilha:

Ajuda na perda de peso

O alto teor de fibras presente na lentilha promovem sensação de saciedade. Dessa forma, temos menos fome durante o dia. Além disso, as fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Portanto, ela ajuda na perda de peso se aliada a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas.

Melhora a saúde do coração

A lentilha contém nutrientes importantes para a nossa saúde cardiovascular, como o magnésio e o potássio, que previnem arritmias cardíacas e regulam a pressão arterial. E tem mais: as fibras ajudam no controle do colesterol e diminuem a absorção de gordura pelo organismo, prevenindo doenças.

Faz bem para pele, cabelo e unhas

A lentilha é tão nutritiva que acaba se tornando uma ótima aliada da saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Isso porque as proteínas presentes na leguminosa ajudam nosso corpoa produzir queratina. Além disso, por conter vitaminas do complexo B – principalmente a B7 – a lentilha previne o envelhecimento precoce.

Melhora o humor

Vitaminas, ácido fólico, ferro, fósforo e manganês, juntos, estabilizam o humor porque atuam diretamente no sistema nervoso central. Também vale mencionar que há outros benefícios da lentilha para a saúde mental, como o fato de ela conter triptofano, assim como a banana. Esse aminoácido estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy