Conheça os benefícios da aveia para a sua saúde

Já pensou se existisse um alimento que, além de acessível, fosse extremamente nutritivo e promovesse muitos benefícios para a saúde do seu corpo? Pois saiba que ele existe e está nas prateleiras de qualquer supermercado. Conheça os benefícios da aveia, um cereal rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e que ainda colabora com o bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são os benefícios da aveia?

Foto; Pixabay

A aveia é um cereal nutritivo, acessível e saboroso. No entanto, nem todo mundo tem o hábito de consumir diariamente esse alimento, disponível na prateleira de qualquer supermercado. Além do tradicional mingau da vovó, que é delicioso, a aveia pode enriquecer diversas receitas doces e salgadas. Esse cereal é um grande aliado da nossa saúde, importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. O grande diferencial fica por conta da qualidade das suas fibras, que melhoram o funcionamento do organismo como um todo.

Como coadjuvante na perda de peso e na prevenção de doenças como as cardíacas e o diabetes, por exemplo, você pode consumi-la diariamente em qualquer refeição desde o café da manhã. Os benefícios da aveia incluem a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, melhora da sensibilidade à insulina, redução das taxas de absorção de carboidratos, saciedade e melhora do funcionamento do intestino, condições que ajudam nosso corpo a se manter saudável.

Comparada a outros cereais, ela contém uma quantidade maior de proteínas, além de ser naturalmente livre de glúten. No entanto, nesse caso, uma olhada na embalagem pode ser interessante. Isso porque, durante a produção ou o transporte, a aveia pode se contaminar com alguns traços de glúten vindos do trigo – algo comum no Brasil. A aveia ajuda, ainda, no ganho de massa muscular, no aumento da imunidade e contém tiamina, magnésio, fósforo, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas B1, B2 e E, selênio e ferro, nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde.

Como consumir?

Foto: Pixabay

De acordo com estudos, a quantidade recomendada de consumo de aveia por dia deve girar em torno de 30 gramas, o que corresponde a três colheres de sopa aproximadamente. Normalmente, ela está disponível em quatro versões: flocos, flocos finos, farinha e farelo. Os benefícios da aveia são melhores nas versões em flocos e o farelo, mas todas são ótimas para a saúde. Você pode consumir aveia crua ou adicionada a receitas que vão ao fogo sem perder seus nutrientes. A boa notícia é que ela não é muito calórica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se você quer consumir mais desse cereal e, assim, aproveitar seus benefícios, comece adicionando aveia às frutas e iogurtes, por exemplo. Com leite desnatado e uma ou duas frutas, ela se transforma em uma vitamina deliciosa, que vai bem no café da manhã ou no lanche da tarde, por exemplo. E o melhor é que não pesa no corpo e nem na consciência. O tradicional mingau de aveia, receita antiga, também é gostoso, além de trazer uma sensação de aconchego, ideal para os dias mais frios. Fora isso, a farinha de aveia pode substituir a de trigo em receitas de bolo, pães, massas, panquecas e tortas, deixando suas receitas do dia a dia mais saudáveis. Já a aveioca (receita aqui) é um coringa, que pode ser aproveitado em receitas doces e salgadas. Fazer um mix de cereais e castanhas com aveia também é uma ótima pedida.

 

Comentários (7)
Comentar