Conheça os benefícios da aveia para a sua saúde

7

Já pensou se existisse um alimento que, além de acessível, fosse extremamente nutritivo e promovesse muitos benefícios para a saúde do seu corpo? Pois saiba que ele existe e está nas prateleiras de qualquer supermercado. Conheça os benefícios da aveia, um cereal rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e que ainda colabora com o bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são os benefícios da aveia?

Benefícios da aveia
Foto; Pixabay

A aveia é um cereal nutritivo, acessível e saboroso. No entanto, nem todo mundo tem o hábito de consumir diariamente esse alimento, disponível na prateleira de qualquer supermercado. Além do tradicional mingau da vovó, que é delicioso, a aveia pode enriquecer diversas receitas doces e salgadas. Esse cereal é um grande aliado da nossa saúde, importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. O grande diferencial fica por conta da qualidade das suas fibras, que melhoram o funcionamento do organismo como um todo.

Como coadjuvante na perda de peso e na prevenção de doenças como as cardíacas e o diabetes, por exemplo, você pode consumi-la diariamente em qualquer refeição desde o café da manhã. Os benefícios da aveia incluem a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, melhora da sensibilidade à insulina, redução das taxas de absorção de carboidratos, saciedade e melhora do funcionamento do intestino, condições que ajudam nosso corpo a se manter saudável.

Comparada a outros cereais, ela contém uma quantidade maior de proteínas, além de ser naturalmente livre de glúten. No entanto, nesse caso, uma olhada na embalagem pode ser interessante. Isso porque, durante a produção ou o transporte, a aveia pode se contaminar com alguns traços de glúten vindos do trigo – algo comum no Brasil. A aveia ajuda, ainda, no ganho de massa muscular, no aumento da imunidade e contém tiamina, magnésio, fósforo, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas B1, B2 e E, selênio e ferro, nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde.

Como consumir?

Aveia com morango
Foto: Pixabay

De acordo com estudos, a quantidade recomendada de consumo de aveia por dia deve girar em torno de 30 gramas, o que corresponde a três colheres de sopa aproximadamente. Normalmente, ela está disponível em quatro versões: flocos, flocos finos, farinha e farelo. Os benefícios da aveia são melhores nas versões em flocos e o farelo, mas todas são ótimas para a saúde. Você pode consumir aveia crua ou adicionada a receitas que vão ao fogo sem perder seus nutrientes. A boa notícia é que ela não é muito calórica.

Se você quer consumir mais desse cereal e, assim, aproveitar seus benefícios, comece adicionando aveia às frutas e iogurtes, por exemplo. Com leite desnatado e uma ou duas frutas, ela se transforma em uma vitamina deliciosa, que vai bem no café da manhã ou no lanche da tarde, por exemplo. E o melhor é que não pesa no corpo e nem na consciência. O tradicional mingau de aveia, receita antiga, também é gostoso, além de trazer uma sensação de aconchego, ideal para os dias mais frios. Fora isso, a farinha de aveia pode substituir a de trigo em receitas de bolo, pães, massas, panquecas e tortas, deixando suas receitas do dia a dia mais saudáveis. Já a aveioca (receita aqui) é um coringa, que pode ser aproveitado em receitas doces e salgadas. Fazer um mix de cereais e castanhas com aveia também é uma ótima pedida.

 

Mostrar comentários (7)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy