Previne doenças e diminui o colesterol: descubra os benefícios da maçã

A fruta mais cultivada do mundo traz diversos benefícios e é de baixo custo

1 35

A maçã é uma das frutas mais cultivadas no mundo e nasceu na Ásia e Europa, nas árvores de macieira. Estima-se que exista no mundo mais de duas mil espécies de maçã. Contudo, no Brasil as mais comum são: gala, argentina, fuji e a verde.

Na década de 70, o Brasil se tornou um forte produtor de maçã e alguns estados são responsáveis pelo abastecimento da fruta no país.  Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná são os que mais produzem a fruta.

De antemão, a maçã é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros e está presente no dia a dia de muitas famílias. Além do seu gosto doce da fruta, é barata e encontra-se em qualquer mercado. Por esses motivos é tão amada. Além disso, é uma fruta rica em diversas vitaminas e traz inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da maçã

Antes de qualquer alimentação saudável ou mudança na dieta, é importante se consultar com um especialista. Contudo, a fruta tem diversos benefícios comprovados cientificamente e por esse motivo, pode ser incluída na rotina alimentar. Conheça posteriormente alguns dos benefícios.

benefícios da maçã
benefícios da maçã (Foto: Reprodução/Freepik)

Melhora funcionamento do intestino

As fibras são importantíssimas para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal e estão presentes na fruta. A maçã tem pectina, uma fibra que ajuda o intestino a funcionar melhor. Ou seja, se está com prisão de ventre, pode investir sem medo. Além disso, o consumo da casca é importante, pois a pectina encontra-se em maior quantidade neste local.

Controla o apetite

Como citado anteriormente, a maçã é rica em fibras, que são responsáveis por promover a saciedade. Além das fibras, também é rica em água, que ajuda ainda mais na saciedade. Ou seja, você comerá melhor, se sentirá cheia e assim, ajuda no emagrecimento.

Previne cáries

Mais uma vez a fibra desenvolvendo um papel importante no nosso corpo. A fibra ajuda na limpeza dos dentes, além disso, a maçã tem propriedades antibacterianas, que combatem as bactérias e vírus na boca. Não para por aí. A fruta estimula a saliva e com isso, diminuindo as bactérias e mantendo a saúde bucal.

Diminui o colesterol

Como já citamos acima, a maçã é rica em pectina que ajuda a controlar o colesterol ruim. Além disso, contém polifenóis, que têm efeito antioxidantes. Ou seja, previne doenças cardiovasculares, diminuindo o risco de infarto, controla pressão arterial e previne derrames.

quais são os benefícios da maçã
(Foto: Freepik/Reprodução)

Melhora dores no estômago

Outro papel importante que a fibra da maçã desenvolve no corpo é proteger a mucosa gástrica. Com isso, diminui e alivia os sintomas da gastrite, como dores fortes no estômago.  E não para por aí. Para quem sofre com refluxo gástrico pode investir no consumo, pois a maçã contém cálcio, magnésio e potássio, que combatem os sintomas.

Previne câncer

Um super benefício da maçã é ajuda na prevenção de câncer. Se aliada com uma boa alimentação, a fruta é rica em antioxidante e antinflamatória, combatendo e reduzindo os danos às células. E assim, prevenindo o câncer.

Previne osteoporose

Outra doença que a fruta ajuda a prevenir é a osteoporose, uma doença que atinge os ossos. Estudos mostram que, uma pessoa que consome mais a maçã, perde menos cálcio que é vital para a saúde dos ossos.

Retarda o envelhecimento

Quer uma pele jovem? Insira a fruta em sua alimentação. A maçã contém três vitaminas A, E e C, que são antioxidantes, responsável por combater os radicais livres ajudam no envelhecimento. Além disso, a vitamina C ajuda na produção de colágeno, ajudando a combater as rugas.

Melhora o funcionamento do cérebro

A maçã é rica em um antioxidante (quercetina), que ajuda a diminuir o risco de morte celular causada por uma inflamação dos neurônio. Além disso, aumenta a produção de acetilcolina, que melhora a comunicação dos neurônios, ajudando na memória. Por fim, as vitaminas B e C protegem o sistema nervoso.

quais são os benefícios da maçã
Torta de maçã (Foto: Reprodução/Freepik)

Como consumir

Em primeiro lugar, antes de consumir qualquer alimento é importante consultar um nutricionista. Mas, o ideal é consumir duas maçãs ao dia para aproveitar bem todos os benefícios que a fruta pode proporcionar. No entanto, prefira sempre consumir com a casca.

Existem inúmeras formas de consumir a maçã, uma das mais populares além da fruta in natura é o suco. Contudo, os nutrientes diminuem se comparado com o consumo natural. Além disso, não adoce o suco, prefira consumir apenas com água.

A fruta pode ser usada no preparo de diversos doces, entretanto, não é uma opção saudável para o consumo e precisa comer com moderação.

+ Conheça os benefícios da aveia para a sua saúde

Fontes: Tua Saúde / Viva Bem / Minha Vida

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy