10 alimentos para ajudar quem sofre com o intestino preso

0

Com a alimentação é possível prevenir diversas doenças e manter o funcionamento correto do organismo. Da mesma forma que os alimentos mantém o corpo funcionando com saúde, se a alimentação não for adequada pode estar te prejudicando e causar sérios problemas, como diabetes e colesterol alto. Um problema comum que pode ser agravado ou curado através da alimentação é o intestino preso.

É considerado prisão de ventre quem consegue evacuar duas vezes na semana ou menos que isso. Vale salientar que, a prisão de ventre deve ser tratada com um problema de saúde e se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado para um diagnóstico e tratamento preciso.

O que causa o intestino preso?

A constipação é um problema recorrente, principalmente em mulheres e gestantes, geralmente a causa está ligada a alimentação. Segundo um artigo publicado no site do médico Dráuzio Varella, uma dieta pobre em fibras, baixa ingestão de água e sedentarismo são as principais causas. Ainda segundo a publicação, pode estar relacionada também à alguns problemas de saúde, seja físico ou mental. Por isso, a importância de consultar um médico para saber qual é o seu caso.

Quais alimentos ajudam no intestino preso?

Como já citado anteriormente, a alimentação é capaz de ajudar no bom funcionamento do intestino ou fazer ao contrário, caso a dieta não seja adequada. É possível inserir diversos alimentos na rotina para ajudar no funcionamento desse órgão que é tão importante para o organismo estar em harmonia. Conheça agora os principais alimentos que irão te ajudar com a prisão de ventre pois são ricos em fibras, essenciais para o sistema gastrointestinal.

Aveia

alimentos ajudam no intestino preso
Conheça os principais alimentos para ajudar no intestino preso (Foto: Freepik/Reprodução)

Um cereal que faz bem ao organismo e é considerado um dos mais saudáveis. A aveia é riquíssima em fibra, que é importante para o organismo, não contém glúten e ainda ajuda a controlar o colesterol ruim. Pode ser consumida por praticamente todas as pessoas, tanto celíacos quanto diabéticos e faz bem à saúde. O consumo pode vir misturado com outras frutas, fazer um mingau e entre outras receitas.

Linhaça

alimentos ajudam no intestino preso 4
Alimentos que auxiliam e aliviam o intestino preso (Foto: Freepik/Reprodução)

Essa semente contém muitos benefícios para a saúde e a principal delas é manter o bom funcionamento do intestino por causa das fibras presentes. Além disso, é a maior fonte de ômega 3 de origem vegetal, assim, promovendo a queda do colesterol ruim e ainda ajuda emagrecer por promover a saciedade. Pode utilizar a semana no preparo de pães, colocar no iogurte, com outras frutas e entre outras receitas.

Feijão

alimentos ajudam no intestino preso 4
Resolva o problema de intestino preso com os alimentos certo (Foto: Freepik/Reprodução)

O queridinho dos brasileiros e presente na mesa da maioria das pessoas todos os dias, o feijão é uma ótima fonte de fibras e por isso é tão amigo do intestino. O feijão também é rico em ferro, afastando também problemas como anemia. Mas para aproveitar os benefícios, evite misturar com gorduras, como a calabresa ou bacon, que é muito comum no Brasil. Consuma o feijão com temperos naturais e livre de gorduras ruins.

Lentilha

alimentos ajudam no intestino preso 4
(Foto: Freepik/Reprodução)

Outra leguminosa, que assim como o feijão, também é capaz de ajudar pessoas com intestino preso. A lentilha é rica em fibras, essenciais para combater a prisão de ventre. Além disso, também contém outras substâncias como ferro, ácido fólico, proteínas e magnésio, promovendo saciedade, melhor funcionamento do sistema cardiovascular e melhora o humor.

Arroz integral

alimentos ajudam no intestino preso 7
(Foto: Unsplash/Reprodução)

Muitas pessoas colocam o arroz como o vilão da história, mas na verdade o integral é rico em fibras e por isso, um ótimo aliado para quem está com prisão de ventre. Assim como outros alimentos citados acima, o arroz integral é capaz de ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim. Caso você não saiba como preparar o arroz, aqui no site temos um post completinho ensinado o passo a passo.

Alface

alimentos ajudam no intestino preso 7
(Foto: Freepik/Reprodução)

Fácil de ser encontrado, barato e bem leve para o consumo, o alface que está presente diariamente na mesa dos brasileiros é um amigo para pessoas que sofrem com a constipação. É rico em fibras, possuí poucas calorias, por isso pode comer à vontade, oferece saciedade e também contém vitaminas  A e C.

Brócolis

alimentos ajudam no intestino preso 7
(Foto: Freepik/Reprodução)

Um vegetal muito popular no Brasil, barato e fácil de ser encontrado que ajuda na saúde do intestino. Assim como os demais alimentos citados acima, o brócolis é rico em fibras, importante para o funcionamento do sistema gastrointestinal. Além disso, é rico em antioxidantes, potássio e ácido fólico.

Ameixa

alimentos ajudam no intestino preso 2
Quais são os alimentos para intestino preso? (Foto: Unsplash/Reprodução)

A ameixa é uma fruta bem conhecida quando se trata de prisão de ventre e sua fama não é à toa. Essa fruta possuí um efeito laxante por causa de uma substância chamada sorbitol. Portanto, se você está sem ir no banheiro há alguns dias, aposte na fruta. Ela é encontrada de duas formas, in natura ou seca.

Mamão

alimentos ajudam no intestino preso 4
Alimentos para intestino preso (Foto: Unsplash/Reprodução)

Outra fruta conhecida por seu poder de laxante natural, além de ser rico em fibras. O mamão formosa é considerado por especialistas o melhor para combater a prisão de ventre, pois mesmo tendo a mesma quantidade de fibras do que o papaia, é menos calórico. Aposte sem medo no mamão para conseguir ir ao banheiro.

Abacate para intestino preso

alimentos ajudam no intestino preso 3
Alimentos para intestino preso (Foto: Unsplash/Reprodução)

Fonte de gordura boa, o abacate auxilia na prisão de ventre pois assim como a ameixa e o mamão, também é uma fruta que contém laxante natural. É rico em fibras, vitaminas C, E e K, potássio e magnésio. Para auxiliar na prisão de ventre, escolha consumir a fruta in natura.

Leia também: Proteína vegetal: confira 8 opções para substituir a carne na sua dieta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy