Vinagre de maçã para cabelos: descubra os benefícios e como usar

O vinagre de maçã é um ingrediente natural que promete cabelos mais brilhantes e frizz controlado. Por esse motivo, ele virou queridinho da mulherada e hoje em dia integra a lista de diversos produtos capilares.

 

Benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

 

Primeiramente, usar vinagre de maçã no cabelo não é nenhuma novidade. Há séculos o ingrediente vem sendo utilizado tanto na culinária quanto na beleza graças às suas propriedades incríveis. Contudo, nos últimos anos a procura cresceu tanto que o queridinho ganhou linhas capilares inteiramente dedicadas.

Isso porque o vinagre de maçã proporciona um cabelo mais alinhado, selado e livre do frizz. Uma vez que o seu PH é altamente ácido, ele é capaz de reequilibrar o PH do cabelo. O que é extremamente importante para fios danificados por procedimentos químicos, que alteram a acidez natural.

 

Imagem: Make Up Becca (Reprodução / Instagram)

Quando os fios estão com o PH muito alto, as escamas se abrem e as madeixas perdem a capacidade de reter líquidos e nutrientes. É aí que entra o vinagre, para selar as cutículas e baixar o PH capilar.

Com isso, o ingrediente fecha as escamas e deixa o cabelo super brilhante, além de ajuda a controlar o frizz e definir os cachos.

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao utilizar o vinagre natural nos fios, já que é comum que ocorram reações alérgicas. Nesses casos, vale apostar nos produtos e linhas que já contem o ativo na formulação.

 

Como usar vinagre de maçã nos cabelos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Raven Lynn (Reprodução / Instagram)

Conforme explicamos anteriormente, hoje em dia você não precisa passar o vinagre de maçã tradicional nos fios. Claro que, se quiser, pode. Mas nem sempre ele é o mais indicado. Portanto, na hora de usar, fique de olho nos produtos formulados especialmente para as necessidades de cada tipo de cabelo:

 

Vinagre capilar de maçã

 

Em primeiro lugar, uma novidade que literalmente faz a cabeça da mulherada. O vinagre capilar é aquele tipo de produto que desde o lançamento já conquistou uma legião de adeptas.

Com versões para diferentes gostos e bolsos, o produto é formulado com o intuito de promover uma leve selagem capilar. Em geral, ele é um fluido spray que serve para hidratar, selar as cutículas, regular o PH e ainda doar brilho para as madeixas.

Além disso, o produto ainda auxilia na proteção térmica e confere efeito liso duradouro após o uso de chapinha ou escovas.

 

 

Caso você não queira investir no vinagre capilar, de fato é possível realizar o enxágue com a versão de cozinha. Contudo, dê preferência para produtos orgânicos e de boa procedência, evitando as versões sintéticas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para usar o vinagre natural nos cabelos, siga esse procedimento:

  1. Primeiramente, lave e condicione bem os fios;
  2. Depois de enxaguar o condicionador, faça mais um enxágue contendo 1 com uma solução de 1 colher de sopa de vinagre de maçã para 500 ml de água filtrada;
  3. Passe o líquido em todo o cabelo e, depois, é só remover o excesso de água e finalizar conforme desejado;
  4. No caso das crespas e cacheadas, vale apostar no dedoliss ou difusor de cachos:
  5. E se você for usar secador ou chapinha, não esqueça de um bom defrizante com proteção térmica, já que o vinagre natural não protege os fios do calor.

 

Imagem: Frasier Jewelry (Reprodução / Instagram)

 

Shampoos, condicionadores e cremes

 

Por fim, além do vinagre em versão capilar, algumas marcas como Saloon Line, Phinna e Bio Instinto lançaram linhas inteiras dedicadas ao ingrediente.

Todas as linhas prometem controle de frizz, reposição da massa capilar perdida e cutículas seladas por mais tempo. Isso é possível porque, além do vinagre de maçã, as formulações também levam proteínas, óleos e nutrientes essenciais para os fios.

Na sequência, a Youtuber Vitória Zorante apresenta a linha Vinagre de Maçã #todecacho, da Saloon Line

Eu amei esse resultado porque o meu cabelo está muito definido, bem alinhadinho. Tá super macio! E gente: ultra-mega cheiroso.”

– Vitória Zorante

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Comentários (2)
Comentar