Selagem caseira: passo a passo e receitas para testar já

A selagem caseira sela e blinda os fios, deixando o cabelo mais macio, brilhante e hidratado. Hoje em dia temos inúmeras receitas incríveis e você irá conferir tudo sobre essa técnica logo na sequência:

 

 

O que é uma selagem capilar?

@jastookes

 

Trata-se de um tratamento capilar brasileiro, à base de que queratina. Também conhecida como plástica capilar, a selagem tem como objetivo tratar os fios e selar as cutículas, doando brilho.
Esse tipo de tratamento cria uma espécie de capa protetora em volta dos fios. Por isso, a selagem promove a retenção da hidratação nas fibras dos capilares, o que por fim garante uma maior absorção dos nutrientes.
Conforme mencionamos anteriormente, a plástica capilar é um tratamento baseado em queratina. Essa proteína, por sua vez, faz parte da construção dos fios está presente em até 90% da sua estrutura. Isso, por fim, faz com que a selagem capilar seja considerada uma técnica menos agressiva e até mesmo mais natural, além de ser praticamente sem cheiro.
Além das plásticas capilares feitas no salão de beleza, saiba que é possível obter resultados incríveis com a selagem caseira. Mais natural e acessível, esse procedimento pode ser feito por praticamente todas as mulheres, desde que não apresente alergia aos ingredientes da formulação.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quanto dura o efeito da selagem?

Certamente vai depender  do tipo de cabelo e também na frequência da lavagem. Dito isso, em geral, o efeito costuma durar por até três meses no caso da plástica capilar feita em salão.
Por outro lado, as receitas caseiras costumam ter efeito menor, além de serem cumulativas.Isto é: quanto mais você usa, mais alinhado e brilhante o fio fica.

 

Diferença entre selagem e progressiva

@kimkardashian

 

Para começar, é interessante notar que a principal diferença está no objetivo. Embora ambas prometam fios alinhados, com menos volume e sem frizz, a progressiva tem como objetivo o alisamento, enquanto a selagem capilar é um tipo de tratamento que possui como missão selar as cutículas dos fios.

Independentemente do seu tipo de cabelo, uma delas irá fazer maravilhas por você.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como fazer uma selagem caseira?

Agora que você já sabe tudo sobre esse tratamento, hora de colocar a mão na massa. Hoje em dia temos inúmeras e sei tinhas testadas e comprovadas na internet. Pensando nisso, reunimos as melhores receitas de selagem caseira, com vídeos, resenhas e passo a passo.
Desse modo você pode escolher aqui irá se adaptar melhor ao seu tipo de cabelo. Além disso, evite fórmulas com ingredientes duvidosos e sempre dê preferência para as que usam ativos naturais como potencializadores de cremes e máscaras. Assim você garante o máximo resultado, eliminando riscos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por último, antes de escolher qualquer receita, lembre-se que o ideal ao testar um produto novo é fazer um teste de alergia.

Selagem caseira passo-a-passo

@torinicolebass
Na sequência você confere uma seleção das melhores receitas de selagem para fazer em casa.
Independentemente da receita que você escolher, siga este passo a passo:
  1. Para começar, lave bem os fios com shampoo antirresíduos para abrir as cutículas do cabelo e facilitar que os ativos penetrem nos fios;
  2. Em seguida, segue suave mente o seu cabelo com uma toalha, retirando excesso de água;
  3. Depois basta aplicar a selagem caseira com cuidado;
  4. Para isso, vá separando o cabelo mecha por mecha e aplicando a mistura nos fios;
  5. Deixe agir pelo tempo recomendado e enxágue;
  6. Aí é preciso remover a mistura dos fios, aplicar um protetor térmico e secar o cabelo com o secador;
  7. Por fim, passe a chapinha para selar as cutículas.

Selagem alisante caseira

Reprodução / Kylie Jenner

 

Para começar, uma receita natural que sela os fios, hidrata profundamente e ainda deixa os cabelos visivelmente mais lisos. De acordo com a Youtuber Julia Doorman, quanto mais você usa, mais o cabelo alisa.

“Se você está com o cabelo danificado, poroso, seco e quebradiço essa receita caseira vai fazer milagres no seu fio. Essa misturinha deixa as cutículas do cabelo super seladas SEM QUÍMICA! Ela vai ficar mais sedoso, alinhado, sem frizz… é uma maravilhosa!”

Julia Doorman

Ingredientes:

 

Passo a passo:

 

 

Em segundo lugar, uma plástica capilar que promete nutrir, fortalecer e alinhar os fios além de doar brilho e ainda acelerar o crescimento (se essa for a ideia, aposte também no shampoo bomba de café!)

Segundo Luciana Gomes, essa selagem caseira serve para selar e blindar naturalmente os fios. Assim como a receita apresentada anteriormente, o efeito também é cumulativo, ou seja: quanto mais usar, mais alisa.

No cronograma capilar, essa plástica entra na fase de hidratação e pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana. Nesse caso, devido a alta frequência é melhor evitar o shampoo antirresíduo e apostar em um shampoo detox ou, por fim, um shampoo em barra mais natural.

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã natural
  • O quanto baste de máscara capilar da sua preferência.
  • 1 colher (chá) de café solúvel
  • 1 colher (chá) de leite em pó ou líquido

 

Passo a passo:

 

 

 

Além das duas receitas acima, vale lembrar que tanto o alisamento com Maizena quanto a hidratação de Maizena também ajudam a alisar os fios e selar as cutículas!

 

Selagem caseira para cabelo crespo

 

Na sequência, uma receita para os cabelos crespos alisados com química. Essa é uma técnica caseira ótima para aumentar a duração do alisamento e ainda manter as raízes alinhadas entre os retoques.

 

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de sopa de creme de reconstrução;
  • 1 colher de sopa de queratina líquida;
  • 1 ampola de semi de Lino.

Passo a passo:

 

 

Logo na sequência, outra receita maravilhosa para deixar os fios mais brilhantes e cheios de vida. Em geral, a selagem capilar não é, de fato, um alisante, já que não possui o mesmo efeito da progressiva.

Apesar disso, nos cabelos crespos e cacheados essa técnica caseira ajuda a manter o volume mais controlado e os cachos bem definidos e também sem frizz.

Assim, a selagem caseira que você verá a seguir  leva açúcar como seu componente principal e é ótima para os fios crespos!

 

 

 

Comentários (1)
Comentar