Uvas congeladas: os benefícios do snack saudável e como fazer

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As uvas congeladas viram um dos petiscos favoritos das pessoas que estão levando um estilo de vida saudável.  São fáceis de preparar, baratas e com diversos benefícios para a saúde. Parece apenas um snack simples, pois a fruta é consumida in natura, mas o frescor que vem do congelamento da fruta irá surpreender o seu paladar. Aprenda como fazer uvas congeladas, como conservar corretamente e os benefícios da fruta.

Como preparar a uva congelada

O processo para preparar esse lanche saboroso é bem simples. O primeiro passo, é escolher uvas sem caroço, principalmente se for para as crianças levarem como aperitivo para a escola. Depois, pode soltar as uvas do cacho e ir higienizando, uma a uma para tirar resíduos de agrotóxicos e sujeiras em geral.

Para o armazenamento, é indicado ou um saco com zíper próprio para congelador ou um pote de vidro com tampa. Após higienizadas, antes de colocar no pote ou no saco para congelar, é necessário congelá-las separadamente para que não fiquem grudadas. Por isso, utilize uma forma e coloque as uvas sem deixar encostar uma na outra.

Leve ao congelador por aproximadamente 4 horas (depende da potência do seu congelador). Após esse período, já pode consumir as uvas ou armazene no plástico ou em um pote.

uvas congeladas
Aprenda a fazer uvas congeladas (Foto: Freepik)

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Quanto tempo a uva pode ficar congelada?

Se conservada da maneira correta, descongelando apenas a porção que irá comer no momento, as frutas em geral costumam durar até 12 meses no congelador. Se o seu congelador, por queda de energia ou esqueceu as frutas para o lado de fora e descongelou, o prazo pode diminuir. Por isso, se as frutas descongelaram, consuma o mais rápido possível e só retire do congelador a quantidade que irá consumir, pois voltar ao congelador pode estragar a fruta e comprometer os nutrientes.

O que dá para fazer com uvas congeladas?

A uva congelada é uma ótima opção para comer in natura, ou seja, tirar do congelador e consumir quando ainda está congelada, sendo um snack bem saboroso. Mas também é possível utilizar a uva congelada de várias maneiras:

Utilize a uva para gelar o seu vinho (ou drinks), colocando algumas dentro da sua taça. Ao contrário do gelo, a uva não vai derreter e deixar seu vinho aguado, por isso, é uma ótima opção para quem deseja consumir a bebida gelada, mas não deu tempo de atingir a temperatura ideal.

Pode ser consumida também junto com iogurtes, sorvetes, açaí ou em qualquer sobremesa gelada que queira usar o doce da fruta para complementar.

Benefícios das uvas congeladas

A uva, seja congelada ou não, possui diversos benefícios para a saúde e deve ser inserida na rotina de alimentação saudável. Confira algumas benefícios do consumo no dia a dia:

Auxilia no emagrecimento: a uva possui baixa caloria, ideal para quem busca lanches deliciosos mas com pouca caloria que é importante no processo de emagrecimento. A uva possui em média 90 calorias em uma porção de 150g.

É antioxidante: essa fruta tem um alto poder de antioxidante, que é importante para a saúde. Essa propriedade irá combater os radicais livres, afastando o envelhecimento celular e prevenindo uma série de doenças. Na uva, o antioxidante está mais presente na casca.

Rico em vitaminas e minerais: para prevenir doenças e manter o organismo funcionando corretamente, as vitaminas e os minerais são de extrema importância para a saúde. As uvas congeladas são ricas em vitaminas A, C, E e K, além dos minerais presentes como ferro, potássio e cálcio.

Além desses benefícios, as uvas podem ser consumidas por pessoas diabéticas, que por mais que sejam doces, não aumentam a taxa de açúcar no sangue e também não possuí colesterol, ajudando no controle do colesterol ruim.

Entretanto, vale ressaltar que, nenhum alimento isolado é capaz de mudar a sua saúde, para emagrecer e ingerir a quantidade ideal de vitaminas por dia, é necessário uma alimentação saudável, deixando de lado os alimentos industrializados. Também é importante o consumo ideal de água e inserir uma rotina de atividade física. Para resultados melhores, busque a ajuda de um nutricionista.

Contraindicação 

A uva congelada não deve ser servida para crianças menores do que 5 anos sem a supervisão de um adulto, para evitar o risco de engasgamento. Também não pode ser consumida por pessoas alérgicas a fruta ou com alguma recomendação médica. No geral, a fruta é indicada para todas as pessoas.

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