Treino HIIT em casa é eficaz? Saiba tudo sobre a prática e comece já!

0

Se você está sempre deixando os exercícios físicos de lado por falta de tempo, o treino HIIT em casa pode ser a solução para os seus problemas! Todo mundo sabe que treinar pelo menos 30 minutos por dia é muito bom para a saúde, mas é claro que a rotina corrida pode acabar sendo um obstáculo. Por isso, optar por treinos mais curtos, porém super eficazes é uma boa ideia!

Se você quer saber mais sobre o HIIT, quais os benefícios, os melhores treinos e vídeos para fazer no conforto da sua casa, continue lendo!

O que é o treino HIIT?

treino hiit em casa
Imagem: Reprodução / Rachel Apollonio.

 

O HIIT (High Intensity Interval Training) ou treino intervalado de alta intensidade consiste em treinos curtos, porém super intensos.

Ou seja, como o próprio nome já diz, as sessões alternam entre exercícios que exigem a sua capacidade máxima e os momentos de descanso, que pode ser parado ou ativo. Estes descansos ativos podem ser exercícios mais leves, como um abdominal, ou uma velocidade mais baixa.

 

Benefícios do treino HIIT em casa

treino hiit em casa
Imagem: Reprodução / Gabriela Pugliesi.

Esse tipo de treino intervalado, que aumenta e diminui a frequência cardíaca, traz inúmeros benefícios à saúde, ao condicionamento físico e ao corpo em geral.

Pode ser feito em qualquer lugar

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de dizer que o treino HIIT pode ser feito em qualquer lugar. Desde uma academia, ao ar livre e até em casa. Na maioria das vezes, não será necessário um espaço muito grande, portanto, até o seu quarto é uma opção para você treinar.

Pensando que a pandemia ainda está rolando e que o melhor é evitar sair sem necessidade, o treino HIIT em casa é a solução para quem não quer deixar de cuidar da saúde durante a quarentena.

O treino HIIT em casa gasta muitas calorias!

Apesar de rápido, esse tipo de treino gasta muitas calorias. E o melhor é que continua queimando por algumas horas após o treino!

Na verdade, o que acontece é que durante a prática, nem sempre se gastam tantas calorias. Porém, nas horas seguintes ao treino, o corpo trabalha bastante para se recuperar do esforço feito durante o HIIT. Nesse momento, o organismo tem um maior gasto de energia e de calorias para voltar à temperatura, repor os estoques de glicogênio muscular, eliminar metabólitos, reparar a musculatura, entre outras funções importantes.

Uma análise do British Journal of Sports Medicine comparou um treino contínuo de intensidade moderado e um treino HIIT por quatro semanas e mostrou que o segundo diminuiu a massa gorda absoluta em até 29% mais do que o treino comum. Por isso, quem está querendo eliminar alguns quilinhos pode pensar em incluir o treino HIIT em casa.

Ajuda a controlar a fome

Uma pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo) comparou pessoas que treinaram de manhã com outras que faziam o HIIT perto da hora do almoço e mostrou que quem treinava no segundo horário, tinha menos apetite na hora da refeição. Ou seja, apostar nessa modalidade pode ser uma boa estratégia para perda de peso, já que reduz a produção do hormônio da fome, a grelina.

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios do treino HIIT em casa. Além disso, ele também pode ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue, a melhorar o condicionamento físico e a ganhar mais força e músculos.

 

Como fazer o treino HIIT em casa?

Fazer o treino HIIT em casa é mais fácil do que parece. Isso porque, você pode adaptar a técnica para qualquer modalidade de você goste mais: dança, corrida, funcional, musculação, etc. Além disso, é possível treinar online, já que existem muitos vídeos e aplicativos disponíveis por aí.

É importante lembrar que, à princípio, todo mundo pode fazer o HIIT, mas é importante consultar um médico antes e pedir aprovação. Outro ponto a se atentar é a frequência dos treinos. Como eles exigem um tempo maior de recuperação, já que são muito intensos, o melhor é fazer, no máximo, 3 sessões por semana, intercalando com treinos para força, como a musculação, por exemplo.

Você já ouviu dizer que apenas 20% dos resultados no corpo vêm dos exercícios físicos? Os outros 80% representam a alimentação. Por isso, é importante aliar uma dieta saudável e balanceada a uma rotina equilibrada de treinos.

Você também pode gostar: 5 receitas para um café da manhã saudável

Veja alguns vídeos de treino HIIT para testar já!

Carol Borba – 6 minutos

 

Perfeito para quem está começando, esse treino da Carol Borba – profissional do mundo fitness e formada em Educação Física – é super curto, mas matador! Vale a pena começar por ele!

Popsugar Fitness – 30 minutos

 

Em segundo lugar, para quem tem um tempinho a mais, 30 minutos podem ser o suficiente para um treino pesado e eficaz!

Norton Mello – 50 minutos

treino hiit em casa
Imagem: Reprodução / Norton Mello.

Por fim, se você tem um condicionamento maior e quer testar o treino HIIT, intercalando momentos de alta e baixa intensidade, o Norton Mello pode te ajudar! O personal trainer que bateu o recorde de lives durante a quarentena, defende os treinos rápidos e metabólicos, como o HIIT. Além disso, ele treina personalidades, como o jogador de futebol Kaká e as influenciadoras digitais Gabriela Pugliesi e Flávia Pavanelli.

 

Gostou? Então leia também:

+ Saiba como funciona o treino preferido das famosas: o Lapa Team

+ Correr ou caminhar: o que é melhor?

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy