Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

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Quando falamos em emagrecimento, é consenso entre os especialistas que aliar dieta e exercícios é a melhor receita. No entanto, nem todas as atividades físicas são ideais para a perda de peso. Resumidamente, os melhores exercícios para emagrecer são os que promovem alto gasto calórico. Mas, é preciso dedicação: sem regularidade e sem adaptar a alimentação, os resultados podem simplesmente não aparecer.

Exercícios para emagrecer são eficientes?

Esteira - exercícios para emagrecer
Foto: Pixabay

Não é novidade para ninguém que para emagrecer não basta sair por aí caminhando sem planejamento. Segundo o personal trainer Márcio Lobo, exercícios para emagrecer devem ser aliados a uma dieta adequada para que sejam realmente eficientes. “Para ter o melhor resultado, o ideal é procurar um profissional capacitado para prescrever os exercícios de acordo com o objetivo de cada um e um nutricionista para ajustar a dieta”, avalia.

No entanto, para que os exercícios para emagrecer sejam realmente eficientes, é preciso mais que uma boa alimentação. “Quem quer perder peso precisa ter paciência, dedicação e constância. Não adianta praticar um dia e parar. O melhor exercício para emagrecer é aquele que você faz com regularidade”, afirma o profissional. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para adultos saudáveis é de 75 minutos de exercícios com intensidade elevada por semana.

Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

Com a ajuda do personal trainer, fizemos uma lista com cinco dos melhores exercícios para emagrecer. Confira:

HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT na sigla em inglês) é uma atividade que, como o próprio nome sugere, intercala momentos de alta intensidade com outros de recuperação, independentemente do tipo de treino que você faz. Segundo especialistas, ele aumenta o metabolismo e mantém esse efeito por até 24 horas. Por isso está entre os melhores exercícios para emagrecer.

Corrida

Exercícios para emagrecer - corrida
Foto: Daniel Reche

Correr também é uma ótima escolha para quem quer emagrecer. Isso porque uma hora de corrida queima, em média, 650 calorias. Além de promover alto gasto calórico, ela também diminui o apetite graças à liberação de dopamina no organismo e é muito versátil, já que pode ser feita na esteira ou ao ar livre. A corrida também tem outra vantagem: reduz os sintomas do estresse de forma bastante eficiente.

Natação

A natação está na lista dos melhores exercícios para emagrecer porque também promove alto gasto calórico. O diferencial dessa atividade é que ela tem baixo impacto nas articulações e, para quem está acima do peso, isso pode significar muito porque evita as dores, por exemplo, nos joelhos. Em relação à caminhada, que também é de baixo impacto, a natação é mais vantajosa devido à maior queima de calorias.

Treino funcional

Essa modalidade pode chegar a queimar mais de 800 calorias por hora, por isso é um dos melhores exercícios para emagrecer. O treino funcional repete, de forma mais intensa, os movimentos que estamos acostumados a fazer no dia a dia. Além de ter algo gasto calórico, ele tonifica os músculos e pode, ainda, promover o ganho de massa magra. Esse exercício é também um grande aliado quando falamos em flexibilidade.

Musculação

Musculação
Foto: Pixabay

O último exercício da lista ainda gera muitas dúvidas. Isso porque grande parte das pessoas pensa que a musculação serve apenas para fortalecer os músculos. No entanto, a prática acelera o metabolismo e ainda melhora a resistência muscular, o que provavelmente vai ajudar caso você queira aliar outro tipo de exercício para emagrecer. No quesito gasto calórico, a musculação exige muito dos músculos e, por isso, promove grande queima de calorias.

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