Correr ou caminhar: o que é melhor?

Você está pensando em correr ou caminhar? Sabia que, apesar de diferentes, as duas atividades têm benefícios para a saúde física e mental? Na hora de escolher a que mais combina com você, o que conta é o que ela oferece de acordo com o que você busca e de acordo com as suas condições físicas. Em alguns casos, caminhar é a melhor opção. Já em outros, a melhor escolha pode ser acelerar as passadas.

Correr ou caminhar? Qual atividade é melhor?

Foto: Pixabay

Se você quer perder peso, melhorar seu condicionamento físico, estimular a produção de hormônios que trazem a sensação de bem-estar ou, ainda, ter o coração mais saudável, a prática regular de uma atividade física certamente vai te trazer muitos benefícios. No entanto, na hora de escolher, muita gente fica na dúvida entre correr ou caminhar. Isso porque as duas atividades, apesar de diferentes, são muito benéficas para a saúde do corpo e da mente.

No entanto, alguns pontos precisam ser levados em consideração na hora de escolher aquela que mais combina com você. Isso porque a corrida exige mais do corpo e, em alguns casos, pode causar ou agravar alguns problemas. Se você tem, por exemplo, alguma doença cardiovascular ou sente dores nas pernas, a corrida pode piorar a sua condição. O profissional de educação física Guilherme Emboaba alerta que “Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é importante procurar a ajuda de um profissional. Cada um tem um corpo diferente e seus próprios objetivos. Por isso, precisamos fazer uma avaliação antes de começar, mesmo que seja uma caminhada leve”.

Benefícios de correr e caminhar

De acordo com o profissional, correr ou caminhar trazem benefícios para a saúde física e mental: “As duas atividades estimulam a produção de endorfina, que traz a sensação de bem-estar. Além disso, elas ajudam a melhorar nossa condição física, previnem doenças cardiovasculares, melhoram a qualidade do sono, reduzem o estresse e melhoram o tônus muscular”, analisa.

Quer ir mais além e saber quais os benefícios específicos de cada atividade? Com a ajuda de Guilherme, preparamos uma lista. Mas, antes de irmos a ela, o profissional reforça que, para correr, é preciso adaptar o corpo. “A pessoa que está iniciando deve começar com uma caminhada e ir aumentando o ritmo e o tempo aos poucos, principalmente se estiver acima do peso”, alerta. Isso porque, segundo ele, o peso e o impacto da corrida juntos podem causar lesões sérias nas articulações.

Dito isso, coloque seu tênis e venha escolher a melhor opção entre correr ou caminhar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Alexas Fotos

Caminhar

– Proporciona benefícios ao cérebro, prevenindo o estresse e a depressão;

– Dá energia;

– Combate a depressão;

– Melhora a qualidade do sono;

– Previne doenças cardiovasculares;

– Tonifica os músculos;

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Ajuda no controle do colesterol e da diabetes;

– Combate a osteoporose.

Foto: Pixabay

Correr

– Reduz o peso corporal;

– Melhora os níveis de colesterol;

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória;

– Reduz os risco de infarto;

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Aumenta a massa muscular;

– Ativa a circulação sanguínea;

– Regula a pressão arterial;

– Melhora a capacidade de absorção de oxigênio.

exercícios
Comentários (2)
Comentar