Emagrece e alivia sintomas da TPM: conheça os benefícios da caminhada

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Nem sempre a atividade física precisa ser pesada, cansativa ou demandar muito tempo. Existe um exercício que é muito popular, simples e gratuito e que pode ser feito pela maioria das pessoas: caminhar. Desde que seja uma atividade regular, a lista de benefícios da caminhada para a saúde física e mental é extensa. Se você está precisando de uma motivação extra para começar a praticar atividades diárias, não deixe de ler este texto.

Por que devo caminhar todos os dias?

Benefícios da caminhada
Foto: Pixabay

A caminhada é um dos exercícios mais simples e fáceis de fazer, afinal, começamos a andar ainda na infância e, portanto, esse é um movimento natural do corpo. Exceto para algumas pessoas que podem ter dificuldades ou problemas, como dores nas articulações, por exemplo, caminhar é uma atividade benéfica para o corpo e para a mente. E tem mais: ela pode ser praticada a qualquer hora, em qualquer lugar, em grupo ou individualmente, além de ter custo praticamente zero. Isso porque, segundo a educadora física Lilian Machado, “Investir em um calçado adequado é importante para evitar lesões e também para deixar a atividade mais confortável. Sem isso, a pessoa pode se machucar ou então desistir se o tênis estiver apertando, por exemplo”.

No entanto, para aproveitar de verdade os benefícios da caminhada, ela precisa ser feita com regularidade. De acordo com a profissional, “O ideal é caminhar todos os dias por pelo menos meia hora e manter uma dieta saudável, com base em alimentos naturais, pouca gordura e açúcar. Assim, a médio prazo, essa atividade vai trazer benefícios incríveis não só para o corpo, mas também para a mente do praticante”. Porém, mais uma dica importante: sua saúde precisa estar em dia e, se possível, você precisa fazer exames médicos e conversar com um profissional de educação física para garantir que a caminhada vai te trazer benefícios reais.

Quais são os benefícios da caminhada?

Caminhada
Foto: Roi Buri

Agora que você já sabe o que precisa para caminhar, é hora de falarmos sobre os benefícios da caminhada. A atividade, por mais simples que pareça, é muito benéfica para a nossa saúde física e mental. Confira a lista que preparamos com a ajuda da educadora física, coloque seu tênis e vá andar.

Alivia sintomas da depressão e da ansiedade – Caminhar ajuda a amenizar os sintomas da depressão e da ansiedade porque relaxa, melhora o humor e a autoestima. É a liberação de endorfina que causa essa sensação de bem-estar e relaxamento.

Melhora a saúde do coração – Esse é um dos benefícios da caminhada que mais se destacam porque, apesar de ser uma atividade simples, ela reduz a pressão arterial e faz com que o coração trabalhe mais, melhorando a oxigenação do corpo.

Emagrece – A caminhada promove um bom gasto calórico, além de controlar a fome, acelerar o metabolismo e ajudar na qualidade do sono. Juntos e aliados a uma dieta saudável, esses benefícios promovem o emagrecimento.

Melhora o funcionamento do cérebro – Esse é mais um entre os benefícios da caminhada que merece destaque. Caminhar promove uma maior circulação sanguínea no cérebro e reduz os riscos de termos problemas de memória ou de atenção.

Alivia sintomas da TPM – A tensão pré-menstrual, normalmente, difere entre as mulheres. No entanto, é consenso entre os especialistas que a caminhada ajuda a regular o humor, diminui o inchaço e a ansiedade, sintomas muito comuns durante a TPM.

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