Shiatsu: saiba tudo sobre essa massagem terapêutica

a téVocê já ouviu falar no Shiatsu? Em japonês, a palavra é uma junção dos vocábulos shi (dedos) e atsu (pressão) e, na prática, é uma massagem terapêutica que tem o objetivo de promover o bem-estar físico e mental por meio da manipulação de pontos energéticos (conhecidos como meridianos) com os dedos, a palma da mão e os cotovelos. A pressão corrige o mau funcionamento do organismo atuando de forma holística, ou seja, equilibrando corpo, mente e espírito.

O que é Shiatsu e como funciona?

Foto: Ryan Hoyme

Criado em 1868, o Shiatsu é uma técnica japonesa baseada nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Resumidamente, é uma massagem terapêutica que promove benefícios para a nossa saúde de forma holística. Isso significa, portanto, que a técnica trata de forma integral a tríade ‘corpo, mente e espírito’.  O Shiatsu tem como objetivo promover o bem-estar. Ele atua sobre diferentes condições, que vão do estresse a problemas nos rins, por exemplo, e deve ser aplicado por um profissional, já que a pressão é feita sobre pontos específicos do corpo.

Durante uma sessão de Shiatsu, o terapeuta verifica em quais pontos existe acúmulo e em quais existe carência de energia. Então, o profissional manipula e pressiona os pontos com o objetivo de equilibrar o fluxo energético e, assim, promover saúde e bem-estar. Essa técnica não exige o uso de nenhum aparelho mecânico e pode ser feita com óleos essenciais, o que potencializa os benefícios da massagem. Mas é importante ressaltar que o Shiatsu não é bom para gestantes e pessoas com fraturas, inflamações, febre, varizes e doenças contagiosas.

Segundo a MTC, os meridianos são responsáveis por distribuir a energia vital pelos pontos energéticos distribuídos pelo nosso corpo. “Funciona como se fosse o sangue circulando pelas nossas veias e artérias, porém, no nível energético”, explica a terapeuta holística Aline Soares. A pressão que o profissional exerce sobre os meridianos corrige o mau funcionamento do organismo e equilibra nossa energia de forma holística, a fim de evitar que as queixas do paciente retornem. Segundo a terapeuta, o Shiatsu não busca eliminar apenas os sintomas. “Ele atua também sobre as causas de cada problema”, diz.

Quais são os benefícios da técnica?

Foto: Anna Mikkelgaard

O Shiatsu tem benefícios para a mente e para o corpo, já que atua no nível energético. A massagem serve para prevenir doenças e também para a manutenção da saúde física e mental. Segundo Aline Soares, já na primeira sessão podemos sentir os efeitos da técnica: “O alívio dos sintomas do estresse e da ansiedade, por exemplo, é perceptível logo de cara”. A partir da segunda sessão e com a continuidade dos atendimentos, aos poucos, começam a surgir os efeitos físicos e químicos, além de outros ligados às emoções.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fisicamente, o Shiatsu promove o alívio de dores, melhora o sistema digestivo, reduz os sintomas da TPM (tais como inchaço e cólicas), melhora a postura e a circulação sanguínea e ameniza sintomas de gripes e resfriados. Já no nível químico, a técnica melhora a qualidade do sono e reduz dores de cabeça. Emocionalmente, além dos benefícios já citados, o Shiatsu reduz os sentimentos negativos e ameniza as mudanças de humor, promovendo estabilidade emocional.

massagemsaúde mentalterapias holísticas
Comentários (0)
Comentar