Conheça a massagem com pedras quentes e seus benefícios

Muito difundida nos spas, a massagem com pedras quentes é um curinga quando falamos em relaxamento. Mas, você sabia que essa técnica pode fazer muito mais por você que apenas relaxar? Utilizada há mais de dois mil anos para harmonizar as energias mental, emocional e física, ela faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e tem se popularizado no Brasil. Saiba como funciona e quais os benefícios da técnica.

Como funciona a massagem com pedras quentes?

Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que a massagem com pedras quentes deve ser feita por um terapeuta profissional. A técnica é uma mistura de massoterapia e termoterapia e consiste, de forma resumida, na aplicação de pedras aquecidas pelo corpo. O terapeuta aplica pedras vulcânicas e plutônicas quentes, com diferentes tamanhos e com pressão variada. Isso promove reações fisiológicas e orgânicas no corpo. No entanto, você pode ter consequências desastrosas, como queimaduras na pele, se a massagem for aplicada sem o conhecimento adequado.

Com a ajuda de um aquecedor próprio, as pedras atingem uma temperatura confortável e são colocadas sobre os músculos e órgãos vitais. Então, com a ajuda de óleos essenciais, o terapeuta movimenta as pedras. Esses movimentos servem para estimular respostas rápidas do organismo e proporcionar muitos benefícios. Mas, atenção: se você  tem asma ou bronquite,  problemas dermatológicos ou infecções agudas ou se está grávida, a massagem com pedras quentes não é para você. Na dúvida, antes de começar o tratamento, fale sobre isso com o terapeuta e sinalize se você tem alguma condição que pode ser impeditiva.

Quais são os benefícios?

Foto: Heiki Frohnhoff

Além de relaxar, a massagem com pedras quentes atua sobre dores, insônia, cólica menstrual, circulação sanguínea e ansiedade. Ela pode ser aplicada até mesmo como uma alternativa complementar durante o emagrecimento: “Essa técnica influencia em diferentes áreas do corpo e, por promover um relaxamento profundo, também usamos para aliviar sintomas de ansiedade ligados à fome e à agitação noturna, por exemplo”, explica a terapeuta Aline Soares.

Em outras palavras, o tratamento, que tem o objetivo de harmonizar as energias mental, emocional e física, pode proporcionar benefícios incríveis ao nosso corpo. Confira alguns:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Relaxa profundamente.

– Tem ação anti-inflamatória.

– É eficaz no tratamento de problemas digestivos.

– Melhora a circulação sanguínea.

– Alivia cólicas menstruais e dores nas costas.

– Reduz o estresse.

– Alivia a ansiedade, a insônia e a depressão.

– Promove saciedade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Desintoxica o organismo.

– Ativa a energia vital.

– Melhora a qualidade da respiração.

Por que escolher a massagem com pedras quentes e onde encontrar?

Foto: Bruno Germany/Pixabay

A massagem com pedras quentes, quando combinada com outras técnicas e tratamentos, é capaz de manter o equilíbrio mental, emocional e físico e, portanto, trazer efeitos duradouros. “Além disso, precisamos ter em mente que esse tipo de tratamento, por ser natural, tem efeitos sutis”, continua Aline. Ainda segundo ela, ninguém precisa esperar o problema crescer para procurar um terapeuta. “A massagem com pedras quentes pode ajudar desde o primeiro desconforto”, reforça.

A técnica serve, ainda, como uma prática de autocuidado que pode ser aplicada sempre que você precisar relaxar profundamente, por exemplo. A terapeuta avalia que “É uma espécie de detox mental e físico, que pode trazer benefícios incríveis no dia a dia. Nesse sentido, é uma massagem terapêutica que promove a reconexão com o nosso corpo”.

Você pode encontrar a massagem com pedras quentes em espaços terapêuticos e spas, por exemplo. “Também existe a possibilidade de fazer essa terapia em casa. Atualmente, muitos terapeutas atendem assim, o que facilita o acesso aos benefícios”, conta Aline. Para encontrar um profissional, basta fazer uma busca rápida na internet ou procurar indicações. “Seja como for, se possível, busque referências porque o terapeuta precisa de conhecimento e técnica apurada para alcançar os objetivos”, finaliza a terapeuta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

massagem
Comentários (2)
Comentar