Shiatsu: saiba tudo sobre essa massagem terapêutica

0

a téVocê já ouviu falar no Shiatsu? Em japonês, a palavra é uma junção dos vocábulos shi (dedos) e atsu (pressão) e, na prática, é uma massagem terapêutica que tem o objetivo de promover o bem-estar físico e mental por meio da manipulação de pontos energéticos (conhecidos como meridianos) com os dedos, a palma da mão e os cotovelos. A pressão corrige o mau funcionamento do organismo atuando de forma holística, ou seja, equilibrando corpo, mente e espírito.

O que é Shiatsu e como funciona?

Shiatsu
Foto: Ryan Hoyme

Criado em 1868, o Shiatsu é uma técnica japonesa baseada nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Resumidamente, é uma massagem terapêutica que promove benefícios para a nossa saúde de forma holística. Isso significa, portanto, que a técnica trata de forma integral a tríade ‘corpo, mente e espírito’.  O Shiatsu tem como objetivo promover o bem-estar. Ele atua sobre diferentes condições, que vão do estresse a problemas nos rins, por exemplo, e deve ser aplicado por um profissional, já que a pressão é feita sobre pontos específicos do corpo.

Durante uma sessão de Shiatsu, o terapeuta verifica em quais pontos existe acúmulo e em quais existe carência de energia. Então, o profissional manipula e pressiona os pontos com o objetivo de equilibrar o fluxo energético e, assim, promover saúde e bem-estar. Essa técnica não exige o uso de nenhum aparelho mecânico e pode ser feita com óleos essenciais, o que potencializa os benefícios da massagem. Mas é importante ressaltar que o Shiatsu não é bom para gestantes e pessoas com fraturas, inflamações, febre, varizes e doenças contagiosas.

Segundo a MTC, os meridianos são responsáveis por distribuir a energia vital pelos pontos energéticos distribuídos pelo nosso corpo. “Funciona como se fosse o sangue circulando pelas nossas veias e artérias, porém, no nível energético”, explica a terapeuta holística Aline Soares. A pressão que o profissional exerce sobre os meridianos corrige o mau funcionamento do organismo e equilibra nossa energia de forma holística, a fim de evitar que as queixas do paciente retornem. Segundo a terapeuta, o Shiatsu não busca eliminar apenas os sintomas. “Ele atua também sobre as causas de cada problema”, diz.

Quais são os benefícios da técnica?

Shiatsu
Foto: Anna Mikkelgaard

O Shiatsu tem benefícios para a mente e para o corpo, já que atua no nível energético. A massagem serve para prevenir doenças e também para a manutenção da saúde física e mental. Segundo Aline Soares, já na primeira sessão podemos sentir os efeitos da técnica: “O alívio dos sintomas do estresse e da ansiedade, por exemplo, é perceptível logo de cara”. A partir da segunda sessão e com a continuidade dos atendimentos, aos poucos, começam a surgir os efeitos físicos e químicos, além de outros ligados às emoções.

Fisicamente, o Shiatsu promove o alívio de dores, melhora o sistema digestivo, reduz os sintomas da TPM (tais como inchaço e cólicas), melhora a postura e a circulação sanguínea e ameniza sintomas de gripes e resfriados. Já no nível químico, a técnica melhora a qualidade do sono e reduz dores de cabeça. Emocionalmente, além dos benefícios já citados, o Shiatsu reduz os sentimentos negativos e ameniza as mudanças de humor, promovendo estabilidade emocional.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy