Semente de mamão faz bem para a saúde? Confira benefícios e como consumir

0 130

O mamão é uma fruta tropical muito popular e amplamente consumida no Brasil, mas muitas dúvidas existem acerca da semente de mamão: pode comer? Faz bem para a saúde?

Se você está na dúvida se pode ou não comer semente de mamão, entenda: dessa fruta tropical, tudo se aproveita. Portanto, neste artigo, esclarecemos dúvidas e explicamos formas de consumir essas sementes. Confira!

 

Fatias de mamão
Do mamão, tudo se aproveita: tanto a casca, quanto a polpa e as sementes também. (Foto: Prachi Palwe/Unsplash)

Benefícios da semente de mamão

Geralmente descartadas, as sementes de mamão são altamente nutritivas e benéficas para o organismo. Além disso, têm alto teor de fibras, proteínas, fósforo, potássio e outras substâncias com propriedades medicinais.

Em entrevista à Veja Saúde, a nutricionista Natália Rodrigues explicou: “Acredita-se que seja uma ótima fonte de fibras, ampliando a saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino”.

 

Mamão cortado ao meio
Foto: Harper Lane/Unsplash

Confira alguns dos benefícios das sementes de mamão:

1. Auxiliam a regular o intestino

Repletas de fibras, as sementes da fruta promovem um bom funcionamento intestinal e combatem a constipação. Sendo assim, promovem também a saciedade – fazendo com que você se sinta mais satisfeito após comer.

2. Faz bem para a saúde cardiovascular

As sementes de mamão também contém minerais importantes, tal qual o potássio, essencial para manter a saúde do coração em dia, fortalecer ossos, músculos, aliviar dores no corpo e proteger o sistema nervoso.

 

Mamão cortado ao meio
As sementes de mamão podem ajudar na regulação do intestino e na manutenção da saúde cardiovascular. (Foto: Ilyuza Mingazova/Unsplash)

4. Ajuda na saúde da pele e dos olhos

As vitaminas A e C presentes na semente de mamão são bons parâmetros para uma pele bem cuidada. Em outras palavras, seu consumo melhora o aspecto da cútis e garante uma pele mais uniforme, jovem e livre de rugas. Ainda, as sementes contém betacaroteno – antioxidante potente que reduz o risco de doenças coronarianas.

5. Sementes de mamão ajudam a aumentar a imunidade

A carpaína é uma substância presente na semente de mamão, e ela indica um alto potencial anti-inflamatório do alimento, que previne doenças e evita o estresse oxidativo.

Afinal, com uma imunidade mais forte, todo o corpo funciona melhor: desde processos de cicatrização até a desintoxicação geral do organismo.

 

Fatias de mamão
As sementes também ajudam na saúde da pele e dos olhos por conterem vitaminas A e C. (Foto: Amanda Lins/Unsplash)

Em outras palavras, as negligenciadas sementes de mamão tendem a ser ainda mais nutritivas que a própria polpa. Já imaginou? E isso se dá, principalmente, devido ao seu alto teor de fibras.

Portanto, consumir essas sementes é tão importante quanto consumir a polpa do mamão. É hora de  ser criativo e investir em receitinhas para consumir as sementes.

Como comer a semente de mamão?

Aqui, precisamos ser criativos. Claro que é possível simplesmente consumir as sementes junto com a fruta, mas você também pode usá-las em receitas variadas, como saladas, molhos ou vitaminas.

 

Duas fatias de mamão
Foto: Okeykat/Unsplash

Como não temos o costume de consumi-las, separamos algumas ideias para que você crie receitas criativas e experimente inserir as sementes na sua alimentação. Confira:

 

  • Smoothies: porque não um smoothie de frutas tropicais? Experimente bater as sementes junto com todos os ingredientes.
  • Granolas caseiras: um mix de sementes e oleaginosas pode ficar uma delícia!
  • Sopas ou caldos: para consumir os benefícios das sementes de mamão de forma imperceptível, apenas triture-as e misture com sopas ou caldos grossos.
  • Salada colorida: folhas e frutas tropicais formam um mix irresistível de salada. Colorida, saborosa e deliciosa, que tal unir pedaços de mangas, sementes de mamão e folhas de rúcula? Combinações assim podem surpreender.

 

Mamão cortado ao meio
Foto: Debora Cardenas/Unsplash

E a casca do mamão, pode comer?

A casca do mamão também têm propriedades fantásticas e nutritivas, mas, assim como grande parte das frutas, suas cascas vão direto para o lixo na hora do consumo. Isso é um grande equívoco, uma vez que as cascas detêm muitas fibras e nutrientes da fruta.

Uma dica para aproveitamento das cascas de mamão é utilizá-las na preparação de sucos, doces em calda ou sobremesas. Além disso, são ricas em vitamina C, você pode usá-las também para receitas caseiras de tratamentos para a pele. Por que não?

Gostou? Então leia também:

Casca de banana: 5 receitas para aproveitar a fruta ao máximo

Alimentos ricos em antioxidantes: quais são e como inserir na dieta?

Frutas Low Carb: confira a lista de frutas com pouco carboidrato

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy