Semente de mamão faz bem para a saúde? Confira benefícios e como consumir

0

O mamão é uma fruta tropical muito popular e amplamente consumida no Brasil, mas muitas dúvidas existem acerca da semente de mamão: pode comer? Faz bem para a saúde?

Se você está na dúvida se pode ou não comer semente de mamão, entenda: dessa fruta tropical, tudo se aproveita. Portanto, neste artigo, esclarecemos dúvidas e explicamos formas de consumir essas sementes. Confira!

 

Fatias de mamão
Do mamão, tudo se aproveita: tanto a casca, quanto a polpa e as sementes também. (Foto: Prachi Palwe/Unsplash)

Benefícios da semente de mamão

Geralmente descartadas, as sementes de mamão são altamente nutritivas e benéficas para o organismo. Além disso, têm alto teor de fibras, proteínas, fósforo, potássio e outras substâncias com propriedades medicinais.

Em entrevista à Veja Saúde, a nutricionista Natália Rodrigues explicou: “Acredita-se que seja uma ótima fonte de fibras, ampliando a saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino”.

 

Mamão cortado ao meio
Foto: Harper Lane/Unsplash

Confira alguns dos benefícios das sementes de mamão:

1. Auxiliam a regular o intestino

Repletas de fibras, as sementes da fruta promovem um bom funcionamento intestinal e combatem a constipação. Sendo assim, promovem também a saciedade – fazendo com que você se sinta mais satisfeito após comer.

2. Faz bem para a saúde cardiovascular

As sementes de mamão também contém minerais importantes, tal qual o potássio, essencial para manter a saúde do coração em dia, fortalecer ossos, músculos, aliviar dores no corpo e proteger o sistema nervoso.

 

Mamão cortado ao meio
As sementes de mamão podem ajudar na regulação do intestino e na manutenção da saúde cardiovascular. (Foto: Ilyuza Mingazova/Unsplash)

4. Ajuda na saúde da pele e dos olhos

As vitaminas A e C presentes na semente de mamão são bons parâmetros para uma pele bem cuidada. Em outras palavras, seu consumo melhora o aspecto da cútis e garante uma pele mais uniforme, jovem e livre de rugas. Ainda, as sementes contém betacaroteno – antioxidante potente que reduz o risco de doenças coronarianas.

5. Sementes de mamão ajudam a aumentar a imunidade

A carpaína é uma substância presente na semente de mamão, e ela indica um alto potencial anti-inflamatório do alimento, que previne doenças e evita o estresse oxidativo.

Afinal, com uma imunidade mais forte, todo o corpo funciona melhor: desde processos de cicatrização até a desintoxicação geral do organismo.

 

Fatias de mamão
As sementes também ajudam na saúde da pele e dos olhos por conterem vitaminas A e C. (Foto: Amanda Lins/Unsplash)

Em outras palavras, as negligenciadas sementes de mamão tendem a ser ainda mais nutritivas que a própria polpa. Já imaginou? E isso se dá, principalmente, devido ao seu alto teor de fibras.

Portanto, consumir essas sementes é tão importante quanto consumir a polpa do mamão. É hora de  ser criativo e investir em receitinhas para consumir as sementes.

Como comer a semente de mamão?

Aqui, precisamos ser criativos. Claro que é possível simplesmente consumir as sementes junto com a fruta, mas você também pode usá-las em receitas variadas, como saladas, molhos ou vitaminas.

 

Duas fatias de mamão
Foto: Okeykat/Unsplash

Como não temos o costume de consumi-las, separamos algumas ideias para que você crie receitas criativas e experimente inserir as sementes na sua alimentação. Confira:

 

  • Smoothies: porque não um smoothie de frutas tropicais? Experimente bater as sementes junto com todos os ingredientes.
  • Granolas caseiras: um mix de sementes e oleaginosas pode ficar uma delícia!
  • Sopas ou caldos: para consumir os benefícios das sementes de mamão de forma imperceptível, apenas triture-as e misture com sopas ou caldos grossos.
  • Salada colorida: folhas e frutas tropicais formam um mix irresistível de salada. Colorida, saborosa e deliciosa, que tal unir pedaços de mangas, sementes de mamão e folhas de rúcula? Combinações assim podem surpreender.

 

Mamão cortado ao meio
Foto: Debora Cardenas/Unsplash

E a casca do mamão, pode comer?

A casca do mamão também têm propriedades fantásticas e nutritivas, mas, assim como grande parte das frutas, suas cascas vão direto para o lixo na hora do consumo. Isso é um grande equívoco, uma vez que as cascas detêm muitas fibras e nutrientes da fruta.

Uma dica para aproveitamento das cascas de mamão é utilizá-las na preparação de sucos, doces em calda ou sobremesas. Além disso, são ricas em vitamina C, você pode usá-las também para receitas caseiras de tratamentos para a pele. Por que não?

Gostou? Então leia também:

Casca de banana: 5 receitas para aproveitar a fruta ao máximo

Alimentos ricos em antioxidantes: quais são e como inserir na dieta?

Frutas Low Carb: confira a lista de frutas com pouco carboidrato

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy