Reposição de massa capilar é o tratamento ideal para recuperar os fios

0

A reposição de massa capilar serve para devolver a saúde dos fios após os danos profundos causados por procedimentos químicos. Sendo assim, o tratamento é perfeito para quem é adepta de alisamentos, colorações, relaxamentos e até mesmo do uso excessivo de chapinha e secador.

 

O que é a reposição de massa capilar?

Para começar, é importante compreender que a reposição de massa capilar é um tratamento que repõe os aminoácidos e proteínas perdidos pelos fios. Com isso, ele auxilia a devolver o brilho e a vitalidade, bem como selar as cutículas que protegem o córtex capilar. Esse, por sua vez, exerce papel importante na estética, uma vez que quando estamos com as cutículas excessivamente abertas, o cabelo fica poroso, elástico e sem vida.

 

reposiçao de massa capilar
Imagem: Meghan Wiggins (Reprodução / Instagram)

 

Sendo assim, o procedimento serve para devolver a massa capilar ao cabelo enquanto recompõe os nutrientes do mesmo. A reposição pode ser feita tanto no salão quanto em casa. Para isso, basta incluí-la no cronograma e ficar de olho em produtos reconstrutores com ingredientes como queratina, aminoácidos, vitaminas e suplementos para os cabelos.

 

Afinal, o que é a massa capilar?

Agora que você já sabe tudo sobre a reposição, é hora de compreender melhor a sua importância. Pois bem, a massa capilar é o nome dado à matéria que forma o cabelo. Portanto, seus principais componentes são a queratina, as proteínas e, por fim, os aminoácidos.

Ela é importante porque dá corpo, forma e saúde às madeixas. Nossos fios são divididos em 3 partes: medula (que é a parte central), córtex (que contém a massa capilar) e, por fim, a cutícula, que sela e protege as demais.

De modo geral, qualquer química que afete uma delas, acaba influenciando nas demais. Quando a cutícula do cabelo fica aberta, por exemplo, o córtex acaba exposto e, com isso, suscetível aos danos de agentes externos.

 

o que é massa capilar
Imagem: Shayla Cofini (Reprodução / Instagram)

Quem deve repor

reposição de massa capilar é extremamente indicada para fios danificados, fragilizados, porosos e expostos a procedimentos químicos. Sendo assim, se você é adepta dos alisamentos, relaxamentos e colorações, vale a pena incluir essa etapa no cronograma capilar.

Os repositores de massa capilar, portanto, são produtos capazes de devolver a estrutura do fio. Assim, com o tratamento, é possível evitar a quebra e demais problemas relacionados à perda da massa capilar.

 

Como fazer reposição de massa capilar em casa

Por último, saiba que o tratamento pode ser feito em casa, com muita facilidade. Contudo, é preciso se atentar para a periodicidade, pois o excesso de repositores pode acabar enrijecendo o cabelo.

Na hora de comprar, dê preferência para produtos à base de proteínas vegetais ou phyto queratinas. Esses ingredientes são capazes de repor os nutrientes mantendo a flexibilidade dos fios. O ideal é repetir o processo mensalmente, mas caso o seu cabelo esteja extremamente danificado, você pode fazer a reposição de massa capilar a cada 15 dias.

 

reposiçao de massa capilar passo a passo
Imagem: Charly Jordan (Reprodução / Instagram)

 

Passo a passo

  1. Para começar, lave bem os cabelos com um shampoo anti resíduos para abrir bem as cutículas.
  2. Em seguida, opte por uma máscara reconstrutora com ingredientes poderosos como queratina, aminoácidos, arginina ou ceramidas.
  3. Remova o excesso de água dos fios e aplique a máscara, enluvando bem todas as mechas.
  4. Aguarde o tempo de ação indicado na embalagem e depois enxague.
  5. Após retirar toda a máscara, você deve condicionar os cabelos com um produto bem hidratante.
  6. Por fim, enxague com água bem fria e finalize os cabelos como de costume.
  7. Para as cacheadas, vale apostar na fitagem ou no dedoliss. Por outro lado, quem prefere fios lisos pode apostar em uma escova modeladora, mas sem esquecer do defrizante com protetor térmico, hein?
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy