Shampoo Anti Resíduo: aprenda como fazer uma limpeza profunda nos cabelos

0

Com certeza você já ouviu falar em shampoo anti resíduo. Isso porque o produto é fundamental no cronograma capilar e um aliado dos fios saudáveis. Saiba como usar:

 

O que é e pra que serve o shampoo anti resíduo?

 

Primeiramente, ele é um produto de limpeza profunda e pH alcalino. Ou seja: o shampoo anti resíduo age forçando a abertura das cutículas e, desse modo, retira todos os resíduos de produtos que ficaram depositados na fibra capilar.

Sabe quando o cabelo fica opaco, pesado e sem vida? Isso provavelmente é um sinal de saturação do fio. Geralmente, utilizamos muitos produtos para condicionar, proteger e estilizar.

 

pra que serve shampoo anti residuo
Imagem: Reprodução / Instagram

 

No entanto, boa parte dos ingredientes não sai com a lavagem e acaba pesando o fio. É aí que o shampoo anti resíduo age. Ele penetra profundamente e elimina esses resquícios, deixando o cabelo limpinho e saudável novamente.

Sendo assim, o produto serve para todos mas, principalmente, para aqueles que fazem muitos tratamentos nos cabelos ou se expõem à agressões externas como sol, calor e poluição.

 

Como usar

Apesar do objetivo de ação bem profunda, a verdade é que a aplicação é a mesma de outros produtos de limpeza capilar.

  • Em primeiro lugar, você dilui a quantidade ideal e aplica no couro cabeludo, massageando suavemente.
  • Depois é só enxaguar e condicionar.

De modo geral, o shampoo anti resíduo é utilizado antes da máscara hidratante ou de qualquer outra receita de hidratação caseira ou de salão. Uma vez que ele elimina todos os resquícios de outros produtos, os fios ficam preparados para absorver melhor o tratamento.

Assim como o shampoo detox, a ideia é promover uma limpeza mais potente nos fios. Porém, no caso do anti resíduo, é preciso ficar atenta pois o pH alcalino pode ressecar as madeixas. Por isso, atentar-se para a periodicidade é fundamental.

 

como usar shampoo anti residuo
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Quando usar o shampoo anti resíduo?

 

Você pode aplicar o produto sempre que sentir o fio saturado, mas é preciso ter cuidados com o excesso. A abertura que o produto causa nas cutículas pode acabar ressecando.

Por isso, o mais recomendado é utilizar uma vez ao mês. Outros profissionais recomendam 15 dias de intervalo.

Ademais, quem tem cabelos quimicamente tratados deve sempre consultar o cabeleireiro antes. Isso porque o produto, além de acelerar a remoção dos pigmentos, também pode remover o efeito da química.

Quando usado em excesso, o shampoo anti resíduo causa ressecamento nos fios, sensibilidade e até mesmo descamação no couro cabeludo.

Caso o seu cabelo esteja precisando de uma força extra, vale a pena fazer um detox capilar caseiro. O procedimento é baratinho e envolve diversas etapas. Todas elas, é claro, com o objetivo de limpar e detoxificar profundamente os fios.

Após o uso do produto de limpeza profunda, invista em boas máscaras de hidratação ou nutrição. Também é possível usar receitas caseiras, como o mel de beterrabaóleo de abacate nos cabelos ou produtos com óleo de Argan.

 

shampoo de limpeza profunda
Imagem: Ruslan Nureev (Reprodução / Instagram)

 

Shampoo anti resíduo remove a escova progressiva?

 

De acordo com o cabeleireiro das famosas, Rodrigo Cintra, o anti tem um poder de limpeza muito profundo. Portanto, o produto remove qualquer procedimento que estiver no cabelo e, com isso, reduz a durabilidade até mesmo da progressiva.

Nesse caso, é possível evitar o desgaste trocando o produto por um bom shampoo anti-oleosidade. Já de acordo com Marcos Proença, outro queridinho das famosas, ambos possuem características parecidas.

No entanto, o shampoo para cabelos oleosos age de forma superficial, removendo o sebo sem abrir a escama do fio. Por isso, ele permite uma utilização mais frequente e benéfica para as alisadas, o que impacta diretamente na duração da progressiva.

Assim os cabelos ficam perfeitos por muito mais tempo!

 

Fontes: Beleza Extraordinária, TV Daquidali

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy