Relaxamento guiado: como essa prática pode te ajudar no seu dia a dia?

0

Com certeza, você já teve noites rolando na cama, tentando dormir, mas sem sucesso. Todo mundo já passou por isso. E provavelmente, você também já percebeu que quanto mais faz esforço para cair no sono, mais longe fica dele. Isso porque, quanto mais relaxados e menos fixados em atingir o objetivo, mais fácil é de chegar lá. É aí que o relaxamento guiado pode te ajudar.

Como o próprio nome já diz, essa técnica é uma forma de te guiar ao relaxamento profundo, a fim de não só melhorar a qualidade do sono, mas também, ajudar na produtividade e no bem-estar.

 

O que é o relaxamento guiado?

relaxamento guiado
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Com dias tão corridos e várias coisas na cabeça, quando deitamos para dormir, é difícil acalmar a mente para ter uma boa noite de sono. Normalmente, ficamos pensando em tudo que temos que resolver no dia seguinte, focamos em preocupações e é claro, que dessa maneira, fica difícil cair no sono. Pensando nisso, o relaxamento guiado é uma técnica que induz o relaxamento profundo não só do corpo, mas da mente também. Logo, promove uma sensação de tranquilidade e bem-estar, através de induções, mantras e técnicas de respiração.

Benefícios do relaxamento guiado

relaxamento guiado
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Além de ajudar o corpo e a mente a relaxarem, essa prática tem muitos outros benefícios incríveis para a saúde.

Em primeiro lugar, precisamos falar de um dos maiores benefícios do relaxamento guiado, que é a paz interior que ele promove. Esse sentimento é uma consequência da conexão e da calma do corpo e da mente que esse tipo de técnica promove.

Além disso, ele também ajuda a equilibrar sentimentos e energias que podem nos desestabilizar. Entre eles estão a ansiedade, estresse, dores de cabeça, insônia e estados depressivos.

Por fim, o relaxamento guiado também promove bem-estar, já que ajuda a relaxar os músculos tensos e outras partes do corpo que, muitas vezes, também estão tensionadas, mas nem percebemos.

Quem pode se beneficiar com essa técnica?

relaxamento guiado
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Em geral, qualquer um pode aproveitar os benefícios que o relaxamento guiado oferece. Mas, existem algumas pessoas que precisam experimentar:

  • Quem procura equilibrar mente, corpo e emocional
  • Pessoas que desejam relaxamento físico, por conta de tensões musculares ou qualquer outro motivo
  • Quem busca aliviar tensões, insônia, estresse, ansiedade e depressão

Posso fazer o relaxamento guiado em casa?

Já que a pandemia ainda não acabou e que a situação no Brasil ainda não é estável, a melhor opção é fazer a prática em casa. É claro que, como o próprio nome já diz, você será acompanhado por um profissional capaz de te guiar até o relaxamento profundo.

Você pode agendar um atendimento online ou procurar vídeos na internet para usar como guia. Além disso, também é possível encontrar esse tipo de prática em aplicativos de meditação.

Eureka

 

 

Criada em 2017, essa clínica de psicologia tem a missão de levar saúde emocional a todos, seja presencial ou virtualmente. Em seu canal do YouTube, não faltam vídeos para promover um relaxamento profundo do corpo e da mente.

Yoga para Você

 

O Yoga para Você compartilha conteúdos não só da prática de yoga, mas também tudo que é relacionado à ela. Recheado de meditações, aulas completas, o canal ainda tem uma playlist específica de relaxamento. Vale a pena pesquisar e tentar!

Meditopia

 

Por fim, existe o Meditopia que, além do aplicativo super famoso e com muitas meditações de relaxamento guiado profundo gratuitas, a empresa também conta com um canal no YouTube que também é bem completo. Mais do que meditações, você também encontra técnicas de respiração, músicas para relaxar e meditações para reduzir estresse, ansiedade e ajudar a dormir melhor.

 

Leia mais sobre o assunto:

+ Como relaxar a mente e o corpo com 10 dicas simples

+ Relaxe: conheça as técnicas de relaxamento mais fáceis de fazer

+ Massagem relaxante: tipos, benefícios e passo a passo para automassagem em casa

+ Aprenda a descansar a mente com dicas simples e evite o estresse

+ Técnicas de relaxamento simples para fazer no dia a dia

+ Youtubers de yoga: 5 canais para seguir e praticar em casa

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy