Como relaxar a mente e o corpo com 10 dicas simples

Quer aprender como relaxar, desestressar e aliviar a ansiedade? Basta seguir essas dicas para que você tenha uma vida mais plena e muito mais calma.

Como relaxar a mente?

Essa é uma questão que aflige milhares de pessoas ao redor do mundo. Na correria do dia a dia, aprender como relaxar quanto está estressado pode mudar a sua vida. E é muito mais simples do que parece.

Por isso, reunimos 10 dicas eficientes para solucionar esse problema agora mesmo. Confira:

1. Meditação para a ansiedade

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em primeiro lugar, uma técnica milenar para acalmar a mente, relaxar, desestressar e lidar melhor com a pressão do dia a dia.  A meditação é uma técnica milenar muito utilizada no Oriente, que se difundiu ao redor do mundo.

O objetivo é manter-se sempre concentrado n no momento presente. Para isso, uma das principais técnicas utilizadas na meditação e a do controle da respiração.

Assim, controlando a respiração e mantendo o foco no momento presente, a meditação possibilita ferramentas que ajudam a reduzir a ansiedade E também possuem efeito na hora de controlar crises de pânico. Isso ocorre porque, uma vez que você controle a respiração, fica mais fácil retomar o controle em situações desafiadoras e de estresse.

 

 

Caso você seja um iniciante na técnica, não se preocupe. Aplicativos simples como o Vivo Meditação e Insight Timer oferecem inúmeras opções de meditações guiadas.  Aliás, a meditação guiada é a melhor forma de começar na técnica assim você relaxa facilmente e pode evoluir diariamente.

Tente começar meditando entre 5 a 10 minutos por dia. Em apenas algumas semanas, você verá resultados maravilhosos.

2. Aromaterapia para acalmar e desestressar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, mais uma técnica interessante para adicionar à rotina. Os óleos essenciais podem promover o relaxamento profundo, apenas com ingredientes naturais.

Para isso, você irá precisar de um óleo essencial de boa qualidade e um difusor de aromas. De preferência para o difusor ultrassônico e para óleos essenciais orgânicos, uma vez que eles são melhores para a saúde. Depois, basta pingar algumas gotinhas do óleo no difusor, criando um ambiente propício para o relaxamento.

 

Aromaterapia: os principais óleos para controlar as emoções.

 

Além do mais, óleos diferentes possuem propriedades diferentes. Alguns ajudam na concentração, enquanto outros são mais propícios para o relaxamento e outros, ainda, energizam o ambiente.

Os melhores óleos essenciais são de lavanda (que relaxa, acalma e combate a ansiedade), o de limão ou bergamota (que energizam) ou ainda, o óleo essencial de alecrim, também conhecido como óleo da felicidade.

3. Músicas para relaxar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme falamos anteriormente, criar ambientes propícios ao relaxamento ajuda a lidar com situações de estresse a calmamente e também relaxo corpo. Assim como os olhos essenciais era uma terapia, a música tem um papel importante nesse processo.

Hoje em dia, com auxílio do Spotify ou Youtube, é possível escolher playlist especiais para relaxar. Pensando nisso, selecionamos algumas playlists bacanas que você pode ouvir em casa.

  • Playlist de músicas relaxantes internacionais:

  • Playlist de mantras para relaxar ou meditar:

 

Para dormir, você pode optar playlists conhecidas como white noise, Ou, ainda, sons da natureza que incluem chuva, fogueira, rios, mar e etc.

 

4. Exercício para treinar o cérebro e lidar com a ansiedade

 

Para finalizar, trouxemos uma técnica muito eficiente de retirada do livro “Como Deixar as Preocupações de Lado e Começar a Viver”, do autor Dale Carnegie.
Sabe quando você está lidando com uma situação estressante e que gera ansiedade? Seja no trabalho no dia dia, muitas vezes algum problema nos tira o sono, não é mesmo? No livro, o autor defende que você resolva um problema partindo sempre da pior situação possível.

Isto é, quando um problema afligir ou tirar o sono, pergunte-se mentalmente: “O que de pior pode me acontecer?“. A partir daí, prepare-se para aceitar o pior e crie soluções práticas para resolvê-lo.

Dale Carnegie defende que, uma vez que você aceita e soluciona o pior, tudo parece mais leve. Assim, você retoma o seu autocontrole e ganha a clareza necessária para resolver os seus problemas da melhor maneira possível, sem perder o sono.

 

6. Chás e calmantes naturais

Por fim, também lembramos que os remédios naturais contra a ansiedade e o estresse são muito eficientes. Chás como camomila, passiflora, lavanda e valeriana atuam diretamente no corpo e, com consumo regular, ajudam a controlar os sintomas que impedem o seu relaxamento.

Para saber como usar a natureza a seu favor, clique aqui e confira nosso especial com tudo sobre os melhores calmantes naturais e fitoterápicos.

Dicas simples e caseiras para relaxar o corpo

 

Além das técnicas de relaxamento mental que apresentamos anteriormente, agora vamos ensinar algumas dicas muito simples para relaxar o corpo.

Entre elas, temos ioga exercícios e alongamentos e também as massagens que, assim como a aromaterapia, também utilizam os óleos essenciais e todos os seus benefícios;

1. Como relaxar com yoga em casa

 

Para começar, vamos falar do yoga. Assim como a meditação, esta também é uma técnica milenar muito utilizada para relaxar e conectar o corpo e a mente. Entre os benefícios do yoga, destaque para a melhora da flexibilidade, concentração, alongamento e, é claro, relaxamento profundo.

Você pode treinar ioga no conforto de sua casa,, mesmo que seja iniciante a técnica. Para isto, você pode usar aplicativos gratuitos como Down Dog, e Yoga Studio, ou, ainda, canais do YouTube focados para o assunto.

 

 

 

 

2. Exercícios e alongamentos simples para aliviar a tensão muscular

Na sequência, traremos alguns exercícios e alongamentos muito simples, mais eficientes. Muitas vezes, na correria do dia dia, acabamos esquecendo da importância de exercitar o corpo e alongar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para que uma pessoa não seja considerada sedentária ela precisa realizar no mínimo 30 minutos de exercícios físicos por dia.

Além do físico, os exercícios trazem inúmeros benefícios também para a saúde mental, uma vez que eles produzem a serotonina, que melhora o humor e alivia as tensões.

 

  • O melhor alongamento para aliviar a dor na lombar

Para começar, um dos meus alongamentos preferidos e que produz resultados fantásticos com pouco esforço. Criado pelo fisioterapeuta Mario Black, o vídeo abaixo traz alguns exercícios simples que devem ser realizados todos os dias.

Esse alongamento é muito interessante para quem trabalha sentado e sofre com dores constantes na lombar. Confira:

 

  • Alongamento para o corpo todo em 5 minutos

No entanto, se a falta de tempo é um problema, a melhor dica é incluir na sua rotina diária, de preferência de manhã, esse alongamento para o corpo todo feito em apenas 5 minutos:

 

3. As melhores massagens com óleos essenciais para relaxar o corpo

Agora, por fim, se o seu objetivo é aliviar a tensão muscular, aprender como relaxar pra dormir, relaxar as costas e os ombros, as massagens podem se transformar nas suas melhores aliadas.

Uma vez que você já tenha incluído a aromaterapia na sua na sua rotina, saiba que os óleos essenciais também podem ser usado em massagens relaxantes. Aprenda a fazer uma massagem para o corpo no vídeo abaixo:

Comentários (1)
Comentar