Relaxe: conheça as técnicas de relaxamento mais fáceis de fazer

6

Dores nas costas e de cabeça, ansiedade, tensões musculares, quedas de cabelo e outros problemas podem ser culpa de uma rotina estressante. Quando os sinais do estresse começam a aparecer, é hora de dar uma pausa. Com o tempo mais escasso diante de tantas obrigações e compromissos, muitas vezes, é difícil encontrar um tempo para relaxar. No entanto, é necessário. Se você está precisando desacelerar, saiba que algumas técnicas de relaxamento são tão simples, que podem ser feitas em qualquer lugar e em pouco tempo. Outras exigem um pouco mais de dedicação. Mas, considerando que nem sempre temos tempo para relaxar, confira as técnicas mais simples de fazer e desacelere.

A importância das técnicas de relaxamento

Mulher relaxando
Foto: Silvia Rita

O estresse tende a trazer problemas físicos e mentais, que podem ir de dores (nas costas, de cabeça, musculares) a crises de ansiedade. A qualidade de vida está diretamente ligada ao bem-estar e, por isso, quando nos desconectamos das situações que nos deixam preocupados e tensos, nosso corpo se mentém em equilíbrio. Mesmo que tenhamos pouco tempo disponível, praticar algumas técnicas de relaxamento é importante para ativar nosso sistema parassimpático, que faz parte do sistema nervoso e é responsável pelo estado de calma, quando estamos com a pressão arterial e os batimentos cardíacos desacelerados, por exemplo.

Técnicas de relaxamento simples para aliviar as tensões do dia a dia

Técnicas de relaxamento - mulher
Foto: Pixabay

Algumas técnicas de relaxamento são tão simples que nem nos damos conta do quanto elas são benéficas para nossa mente e nosso corpo. Outras, no entanto, exigem um pouco mais de dedicação. Mas, independentemente da escolha, saiba que elas nos ajudam a ter uma vida mais leve e saudável, longe dos problemas causados pelo estresse. Conheça as três técnicas mais simples e fáceis de fazer e inclua-as no seu dia a dia.

Respiração controlada

Muita gente nem imagina, mas a respiração é capaz de acalmar nosso corpo e nossa mente quando feita com consciência e atenção. Respirar é um ato automático, mas a respiração controlada é uma técnica de relaxamento muito simples e eficaz, que pode ser feita em qualquer lugar: no trabalho, no trânsito, no ônibus e até mesmo durante o banho. Para acalmar os ânimos, respire profundamente durante aproximadamente três minutos. A expiração deve ter o dobro de tempo da inspiração. Se inspirar em três tempos, por exemplo, expire em seis.

Chás calmantes

Técnicas de relaxamento
Foto: Jan Alexander

Que as plantas são poderosas não é novidade para ninguém. Durante o dia, em casa, no trabalho ou em um café, o momento de apreciar um chá calmante pode ser extremamente relaxante. Essa técnica de relaxamento é tão simples que tudo que você precisa fazer é se sentar e focar no momento presente, curtindo a sua xícara de chá sem pensar nos problemas e tensões causados pela rotina corrida. Os melhores chás para aliviar as tensões são os de camomila, lavanda, valeriana, melissa e passiflora. Você pode, inclusive, misturar mais de uma planta e deixar sua bebida ainda mais potente.

Banho de ervas

Mais uma vez, vamos falar das plantas e seus poderes. Um bom banho de ervas é uma técnica de relaxamento muito simples e que pode trazer muitos benefícios para a mente e para o corpo. Além disso, o mais interessante é que o banho de ervas não exige muito trabalho. Ao final do dia, escolha uma planta calmante – as mais indicadas são lavanda, camomila e cidreira – e prepare seu banho. Ferva um litro de água, desligue o fogo e coloque a erva. Então, espere até que a água fique em uma temperatura agradável e despeje sobre o corpo (do pescoço para baixo) depois do banho de higiene. Aí, é só aproveitar o momento, sentir o aroma da planta e relaxar.

Mostrar comentários (6)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy