Aprenda a descansar a mente com dicas simples e evite o estresse
A correria do dia a dia, o dia intenso no trabalho, os filhos, bagunça da casa, esses são alguns dos diversos fatores que deixam a mente exausta, principalmente no final do dia. Uma mente exausta não consegue produzir com qualidade, se dedicar ao trabalho e nem a hobbies. Por esse motivo, é importante cuida da saúde mental e algumas dicas simples já te ajudam nessa missão. Saiba como descansar a mente e aliviar o estresse de maneira simples e rápida.
Quais os sinais de uma mente cansada?
O corpo produz sinais de quando está esgotado e esses sintomas podem atrapalhar a rotina. Por isso, identifique se você sofre como esse problema e conheça os principais sintomas de uma mente esgotada.
- Insônia
- Dor de cabeça
- Perda do apetite
- Libido baixa
- Cansaço constante
- Falta de concentração
- Falha na memória
- Nervosismo
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Tristeza constante
O que é bom para descansar a mente?
A boa notícia é que é possível descansar a mente e conseguir ter uma vida mais leve. Entretanto, vale ressaltar a importância de se consultar com especialistas para um diagnostico e seguir com um tratamento específico.
Meditação
A meditação é uma prática que pode ser feita em casa, sozinha e tem benefícios comprovados no combate ao estresse. Outros benefícios da prática é diminuição de sintomas depressivos, ajuda no controle da ansiedade, melhora a qualidade do sono, ajuda na concentração e aumenta a autoestima. No Youtube existem diversos canais que ajudam pessoas que são iniciantes na meditação.
Yoga
Além de trazer benefícios para o corpo, aumentando a flexibilidade, tratando dores musculares e ajudando na correção da postura, o Yoga também tem benefícios para a mente. Proporciona equilíbrio emocional diminuindo o estresse e a ansiedade, aumenta melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono, ajuda na concentração e é um bom aliado para quem está em tratamento de depressão.
Atividade física
Os exercícios físicos aumentam a produção de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. É um ótimo aliado para quem sofre com ansiedade, estresse, pois diminuir os níveis de cortisol, o hormônio que está ligado ao estresse. Para ter esse benefícios, é recomendado pelo menos 30 minutos de atividade física diária e nunca menos do que três vezes na semana.
Pensamento positivo e visualização
Nem sempre é simples pensar positivamente quando tudo está errado ou o estresse está no pico. Mas é sempre importante manter a calma. Por isso, após um dica cansativo no trabalho, deite na cama e se permita descansar. Deixe os problemas longe do seu quarto e da sua mente. Quando estiver deitada, foque em coisas positivas que estão acontecendo ao ser redor, pode ser as mais simples, um filho que deu o primeiro passo hoje, por exemplo. Se precisar, coloque uma música relaxante ou qualquer outra de sua preferência e se deixe levar pela canção.
Outra forma de atrair pensamentos positivos é escrevendo. Pegue um papel e escreva cinco motivos para ser gratos, leia em voz alta no momento de maior ansiedade para que consiga se concentrar em outra coisa que não seja o problema. Mais uma estratégia para o pensamento positivo é se cercar de pessoas positivais e que sempre estão vendo o lado bom da vida.
Durma 7 horas por dia
Um dos sintomas do desgaste mental é a falta de sono. Entretanto, existem técnicas que te ajudam a dormir melhor. E para que esses sintomas do desgaste seja aliviado, é importante dormir por pelo menos 7 horas por noite. Assim como no exercício físico, uma boa noite de sono também é capaz de reduzir o cortisol, afastando o estresse e ansiedade. Além disso, um sono de qualidade promove disposição necessária para aguentar os desafios do dia a dia.
Tire um tempo só para você
É importante tirar um tempo para você, nem que seja poucos minutos ao dia. Nisso inclua leitura, assista o seriado que mais gosta ou encontre um hobbie para você. Nesse momento em que estiver curtindo a própria presença, afaste pensamentos negativos, problemas e principalmente deixe o celular de lado.
Alimentação correta
Assim como o exercício físico, a alimentação também é importante para a saúde mental. Por isso, inclua alimentos ricos em vitaminas, diminua o consumo de álcool e produtos gordurosos. Além disso, experimente os remédios naturais, como chás que tem ação calmante.
A fama da camomila não é atoa, por isso invista em chás para conseguir relaxar a mente. Essa planta ajuda a aliviar o estresse, dormir melhor, relaxa os músculos e é um anti-inflamatório natural. Você consegue ter esses benefícios em poucos minutos, saiba como preparar o chá:
Ingredientes
- 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
- Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.
Fonte: Tua Saúde
Leia também: