Plant based: conheça a dieta sem carne e os benefícios

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Plant based é uma dieta à base de vegetais ou o consumo maior de vegetais. É uma dieta restrita, mas ganhou diversos adeptos ao longos dos anos. A dieta incentiva o consumo de hortaliças, ou seja, produtos vindo diretamente da terra e tirar de vez os industrializados da alimentação. Além disso, o consumo de produtos de origem animal é quase zero ou muitas pessoas excluem do prato. Outra forma é consumir vegetais in natura e orgânicos.

Como fazer uma dieta Plant based?

Se você deseja mudar a sua alimentação e começar essa dieta, o primeiro passo é procurar a ajuda de um nutricionista. Assim, ele irá acrescentar os alimentos específicos para você, ver quais são as suas necessidades, ou seja, irá montar uma dieta específica para você. Buscar dieta na internet ou copiar do colega, pode trazer sérios riscos à saúde.

Mas, os vegetais devem fazer parte da sua alimentação, ou seja, você pode continuar se alimentando como sempre e adicionar aos poucos os legumes e verduras na sua rotina. Os vegetais são importantes para a manutenção do corpo, trazendo os nutrientes e vitaminas essenciais que, só conseguimos através da alimentação. Além disso, diminuir o consumo de industrializados, açúcar e gordura, que são prejudiciais à saúde.

Plant based cardápio
Dieta plant based (Foto: Unsplash/Reprodução)

Quais são os benefícios?

Como toda dieta, a plant based também tem os seus benefícios. Conheça cada um deles:

  • Controla o colesterol: o colesterol aumenta quando o consumo de gordura ruim é ingerido em grande quantidade e com o consumo de gorduras boas, consumido na dieta à base de plantas.
  • Previne doenças: com a diminuição dos produtos industrializados e com o aumento de ingestão de nutrientes, a dieta previne doenças causadas por alimentação ruim. Além disso, são alimentos antioxidante e anti-inflamatório.
  • Rico em vitamina: que são essenciais para a manutenção e saúde do corpo. As vitaminas ajudam a regular o metabolismo celular.

Quais são os alimentos permitidos na dieta plant based?

Como o próprio nome já diz, a dieta é à base de vegetais, ou seja, todos os vegetais são liberados para o consumo. Entretanto, outras alimentos também são liberados e podem ser incluídos na dieta, como:

  • Café
  • Tofu
  • Sucos naturais de frutas [sem coar e sem adoçar com açúcar]
  • Leguminosas como lentilha, feijão, ervilha, grão-de-bico e entre outros
  • Grãos integrais como arroz, trigo em grãos, milho e entre outros
  • Hortaliças
  • Temperos naturais
  • Oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes e entre outros
  • Gorduras saudáveis como abacate e azeite
  • Cogumelos
  • Leite vegetal
  • Chás de ervas

Quais são os alimentos proibidos na dieta plant based?

De acordo com a nutricionista do site Viva Bem, alguns profissionais da saúde ainda discutem o consumo de carne na dieta, se pode ser inserido ou não. Mas, ao contrário da carne, que ainda é polêmico, existem alguns produtos que são proibidos nessa dieta, saiba quais são eles:

  • Frituras
  • Alimentos gordurosos
  • Açúcar e alimentos com açúcar como doces
  • Adoçantes
  • Embutidos como salsicha, salame, mortadela, presunto e entre outros
  • Fast-food como hambúrguer, batata frita, hotdog e lanches em geral
  • Carboidratos brancos
  • Refrigerante e sucos artificiais
  • Alimentos com excesso de sódio
  • Diminuir alimentos de origem animal como ovos, leite, manteiga e queijos
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Entenda tudo sobre a dieta plant based (Foto: Unsplash/Reprodução)

Contraindicação

Assim como toda alimentação, existem uma contraindicação. Por esse motivo, o importante antes de aderir uma dieta restritiva como essa, deve-se procurar um nutricionista. A falta de outros alimentos pode acarretar na falta de nutrientes e por isso ser prejudicial à saúde. Além disso, pessoas que sofrem com ansiedade ou compulsão alimentar, podem piorar o quadro com essa dieta mais fechada. Portanto, procure um profissional adequado e que seja adepto da prática da plant based para iniciar nesse processo. Outro ponto é que, se você já sofre com alguma doença ou esteja grávida, jamais mudar a alimentação por conta própria, pois pode gerar riscos à saúde.

Fonte: Viva Bem/ Dicas de Mulher

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