Dieta dos gladiadores: origem e benefícios da dieta baseada em plantas

0

Ao ouvir a expressão dieta dos gladiadores”, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Provavelmente, não é uma dieta baseada em plantas, certo? Mas, você sabe a origem desse tipo de alimentação?

Origem do mito da Dieta dos gladiadores

As crônicas de Plínio, o Velho, relatam que após cada luta, os gladiadores romanos tomavam uma bebida à base de cinzas de plantas. Você pode duvidar disso, porém, um estudo feito pela Universidade de Medicina de Viena, na Áustria, provou que esse mito, na verdade é realidade!

Essas lutas exigiam muito fisicamente dos lutadores, por isso, eles precisavam de algo com alto poder de recuperação e força. Segundo o estudo, era exatamente esse o propósito dessa bebida de cinzas, rica em minerais.

Através das análises realizadas pela Universidade de Viena, os níveis de estrôncio e cálcio encontrados nos ossos dos gladiadores romanos eram consideravelmente mais altos do que os encontrados nos outros moradores da cidade. Esse dado pode confirmar que os lutadores realmente consumiam a bebida de cinzas de plantas.

Além disso, ficou comprovado que estes homens seguiam uma alimentação muito rica em vegetais. Mas o que isso pode nos dizer sobre esse tipo de alimentação baseada em plantas?

Você já assistiu o documentário Dieta dos Gladiadores?

dieta dos gladiadores
Imagem: Reprodução / Estrelas do Firmamento.

 

 

Neste documentário, disponível na Netflix, um lutador de UFC conversa com cientistas e atletas, com o objetivo de mostrar exatamente este tipo de dieta aderida por grandes atletas. Além disso, ele explora a relação entre a alimentação plant based, ou vegana, e o condicionamento físico e a saúde.

Então, será que é possível se alimentar apenas de plantas e bater recordes de força? Veja algumas das alegações feitas no documentário Dieta dos Gladiadores.

1. Para ter mais força e melhor performance é preciso consumir proteína animal

Este é um mito muito enraizado na nossa sociedade. Certamente, grande parte, se dá por conta da cultura e tradições. Porém, o documentário Dieta dos Gladiadores mostra que isso não é verdade!

Primeiramente, é preciso entender que a energia necessária para garantir uma boa performance vem dos carboidratos, e não das proteínas, ao contrário do se pensa. Sem eles, causamos fadiga aos músculos, podendo lesionar o corpo.

Mais do que isso, é importante lembrar que a alimentação dos bois, por exemplo, é a base de plantas. Isso quer dizer que eles obtêm proteína a partir de vegetais, como capim e milho, sendo assim, apenas intermediários entre o humano e a proteína vegetal que consomem.

2. Uma dieta a base de plantas acelera a recuperação

dieta dos gladiadores
Imagem: Reprodução / Jasmine Alimentos.

Verdade! Isso acontece porque, em princípio, a dieta a base de plantas otimiza o crescimento de vasos sanguíneos nos tecidos lesionados e deposita novos tecidos nos músculos machucados.

Além disso, segundo o doc Dieta dos Gladiadores, esse tipo de dieta estimula o sistema imune a combater infecções, ou seja, otimiza o processo de cura e recuperação.

3. Uma alimentação com proteínas animais pode causar mais doenças cardíacas

Essa afirmação também é verdadeira. O consumo de carnes e derivados animais é capaz de formar placas nas artérias coronárias, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo e, assim, sobrecarregar o coração.

É muito comum que as pessoas pensem que apenas as “carnes gordas” podem trazer prejuízos à saúde. Pelo contrário, peixes, frangos, ovos e até mesmo o leite possuem componentes inflamatórios que aumentam em 55% o risco de doenças cardíacas, de acordo com os especialistas em Dieta dos Gladiadores.

Para exemplificar, vamos usar o ferro heme. Esse mineral essencial é encontrado em diversas fontes de proteínas animais e associa-se a doenças do coração. Isso porque, 1mg de ferro heme é capaz de aumentar as chances de problemas cardíacos em até 27%. Visto que um hambúrguer possui de 2 a 3mg, dá para imaginar as consequências.

Se você ainda não assistiu ao documentário Dieta dos Gladiadores, reserve um tempinho no final de semana para isso!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy