Dieta dos gladiadores: origem e benefícios da dieta baseada em plantas

0 94

Ao ouvir a expressão dieta dos gladiadores”, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Provavelmente, não é uma dieta baseada em plantas, certo? Mas, você sabe a origem desse tipo de alimentação?

Origem do mito da Dieta dos gladiadores

As crônicas de Plínio, o Velho, relatam que após cada luta, os gladiadores romanos tomavam uma bebida à base de cinzas de plantas. Você pode duvidar disso, porém, um estudo feito pela Universidade de Medicina de Viena, na Áustria, provou que esse mito, na verdade é realidade!

Essas lutas exigiam muito fisicamente dos lutadores, por isso, eles precisavam de algo com alto poder de recuperação e força. Segundo o estudo, era exatamente esse o propósito dessa bebida de cinzas, rica em minerais.

Através das análises realizadas pela Universidade de Viena, os níveis de estrôncio e cálcio encontrados nos ossos dos gladiadores romanos eram consideravelmente mais altos do que os encontrados nos outros moradores da cidade. Esse dado pode confirmar que os lutadores realmente consumiam a bebida de cinzas de plantas.

Além disso, ficou comprovado que estes homens seguiam uma alimentação muito rica em vegetais. Mas o que isso pode nos dizer sobre esse tipo de alimentação baseada em plantas?

Você já assistiu o documentário Dieta dos Gladiadores?

dieta dos gladiadores
Imagem: Reprodução / Estrelas do Firmamento.

 

 

Neste documentário, disponível na Netflix, um lutador de UFC conversa com cientistas e atletas, com o objetivo de mostrar exatamente este tipo de dieta aderida por grandes atletas. Além disso, ele explora a relação entre a alimentação plant based, ou vegana, e o condicionamento físico e a saúde.

Então, será que é possível se alimentar apenas de plantas e bater recordes de força? Veja algumas das alegações feitas no documentário Dieta dos Gladiadores.

1. Para ter mais força e melhor performance é preciso consumir proteína animal

Este é um mito muito enraizado na nossa sociedade. Certamente, grande parte, se dá por conta da cultura e tradições. Porém, o documentário Dieta dos Gladiadores mostra que isso não é verdade!

Primeiramente, é preciso entender que a energia necessária para garantir uma boa performance vem dos carboidratos, e não das proteínas, ao contrário do se pensa. Sem eles, causamos fadiga aos músculos, podendo lesionar o corpo.

Mais do que isso, é importante lembrar que a alimentação dos bois, por exemplo, é a base de plantas. Isso quer dizer que eles obtêm proteína a partir de vegetais, como capim e milho, sendo assim, apenas intermediários entre o humano e a proteína vegetal que consomem.

2. Uma dieta a base de plantas acelera a recuperação

dieta dos gladiadores
Imagem: Reprodução / Jasmine Alimentos.

Verdade! Isso acontece porque, em princípio, a dieta a base de plantas otimiza o crescimento de vasos sanguíneos nos tecidos lesionados e deposita novos tecidos nos músculos machucados.

Além disso, segundo o doc Dieta dos Gladiadores, esse tipo de dieta estimula o sistema imune a combater infecções, ou seja, otimiza o processo de cura e recuperação.

3. Uma alimentação com proteínas animais pode causar mais doenças cardíacas

Essa afirmação também é verdadeira. O consumo de carnes e derivados animais é capaz de formar placas nas artérias coronárias, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo e, assim, sobrecarregar o coração.

É muito comum que as pessoas pensem que apenas as “carnes gordas” podem trazer prejuízos à saúde. Pelo contrário, peixes, frangos, ovos e até mesmo o leite possuem componentes inflamatórios que aumentam em 55% o risco de doenças cardíacas, de acordo com os especialistas em Dieta dos Gladiadores.

Para exemplificar, vamos usar o ferro heme. Esse mineral essencial é encontrado em diversas fontes de proteínas animais e associa-se a doenças do coração. Isso porque, 1mg de ferro heme é capaz de aumentar as chances de problemas cardíacos em até 27%. Visto que um hambúrguer possui de 2 a 3mg, dá para imaginar as consequências.

Se você ainda não assistiu ao documentário Dieta dos Gladiadores, reserve um tempinho no final de semana para isso!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy