Physalis: conheça os benefícios desta fruta para a sua saúde

0

Você já ouviu falar em um alimento chamado physalis? Pois saiba que além de saboroso, ele pode ser extremamente benéfico para a sua saúde.

Chamada de fisális, juá, camapu, tomate-de-capucho ou até mesmo de golden berry, a physalis é uma fruta de origem amazônica e andina, regiões provenientes da América do Sul. Amplamente consumida na Colômbia, por lá ela carrega o nome de uchuva.

Se você ainda não sabe o que é physalis, pode ser que a foto a seguir te ajude a lembrar. Ela pode ser amarela ou alaranjada e seu formato é redondo. Bem pequenininha, ela chega a lembrar um tomate cereja e além desta forma, ela também pode ser encontrada desidratada, lembrando bastante um damasco.

 

A fisális pode ser boa para imunidade
Foto: Reprodução/Pinterest

 

A physalis é pouco consumida quando comparada a frutas brasileiras mais populares, como a goiaba e o abacaxi. Entretanto, é super comum na decoração de pratos, especialmente doces.

 

Conheça os benefícios do consumo da physalis

O sabor dessa frutinha pode ser descrito como adocicado e levemente ácido, combinação perfeita para que ela não se torne enjoativa mesmo quando consumida em receitas doces.

Além disso, podemos mencionar diversos benefícios adquiridos ao incluir esse alimento exótico na rotina. Como exemplo, é possível falar sobre aumento da imunidade e até mesmo auxílio em processos de emagrecimento.

Ademais, um estudo da Universidade Federal do Pará (UFPA) comprovou que a physalis é capaz de ajudar a memória e a capacidade de raciocínio, podendo combater a evolução de doenças como o Alzheimer. E a lista não para por aí! Vem conhecer o poder desta fruta bastante, é só continuar lendo.

 

5 motivos para inserir a phisalys na sua dieta

 

1. Aumenta a imunidade

Primeiramente, vamos começar falando que a physalis contém muita vitamina C e é um alimento rico em antioxidantes. Isso faz dela uma grande aliada quando o assunto é dar aquela fortalecida na nossa imunidade, prevenindo doenças.

 

2. Auxilia no emagrecimento

Sim, a physalis pode te auxiliar em um processo de emagrecimento mas o consumo da fruta não é capaz de mostrar resultados por si só. No entanto, ela pode te ajudar e muito caso você já esteja seguindo uma rotina de dieta e exercícios para perder peso.

Ela ajuda muito na saciedade, como afirma a nutricionista Vanessa Maniezo ao portal da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. De acordo com ela, a fruta “tem poucas calorias e é rica em fibras, ajuda a regular o funcionamento do intestino e dá a sensação de saciedade”

 

Adocicada e ácida, a physalis agrada muita gente
Foto: Reprodução/Pinterest

 

3. Regula o intestino

Assim como a maior parte das frutas, legumes e verduras, a physalis é rica em fibras. Portanto, ela é capaz de regular o funcionamento do nosso intestino, prevenindo prisões de ventre e má absorção de nutrientes.

 

4. Previne a anemia

Difícil acreditar que uma fruta tão pequena possa ser capaz de ter em sua composição uma variedade tão extensa de vitaminas e minerais. Pois é! Além de tudo, a physalis também é rica em ferro, evitando a ocorrência de anemias.

 

5. Abaixa o colesterol

O colesterol alto é um vilão quando falamos em infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Porém, a boa notícia é que a physalis tem altos índices de vitamina C, capaz de te ajudar a combater o colesterol ruim (LDL)

 

Afinal, como devo incluir a physalis na minha alimentação?

Você deve estar se perguntando qual a melhor forma para incluir a physalis na sua rotina, dieta e alimentação. Bom, as receitas podem ser diversas e incluem a preparação de doces como compotas e geleias. O preparo de drinks, sucos, e o recheio de tortas também entra na lista. E é claro,  existe a forma mais óbvia: o consumo in natura – só lavar e comer!

Mas atenção: pelo que você já notou, esta aqui é uma fruta arredondada e amarelada, envolta por suas próprias folhas, as quais tem um tom pálido e chegam a parecer até secas.

Entretanto, ainda de acordo com a nutricionista Vanessa Maniezo, estas folhas não são próprias para o consumo. Por isso, você pode usá-las na decoração de comidas, mas opte por ingerir somente a fruta.

 

Saiba como usar a fisális em suas receitas
Foto: Reprodução/Pinterest

 

E então, ficou difícil pensar em receitinhas com a physalis? A gente pode tentar ajudar com algumas inspirações.

Por isso, confira a seguir uma receita linda de docinhos para casamentos com physalis, a qual rende 20 unidades. O aspecto da fruta dá um toque super especial, muito charmoso e sofisticado aos doces!

Você precisará dos ingredientes a seguir:

  • 01 caixa de leite condensado de sua preferência
  • 01 colher rasa de manteiga
  • Cobertura de chocolate ao leite para banhar os docinhos
  • E é claro, 20 unidades da fruta physalis para a decoração

 

 

Agora que você já conhece – e muito – a physalis, pode começar a criar receitar de acordo com seu gosto. Se fizer alguma, compartilha com a gente!

Através da
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy