Janela fértil: o que é, vantagens, método tabelinha, melhores dias para engravidar

0

Você já ouviu falar sobre janela fértil? Se você está pensando em engravidar e aumentar a família nos próximos meses, ela pode ser muito útil! Isso porque a análise da fertilidade da mulher é utilizada desde a antiguidade para escolher as melhores datas, onde a relação sexual pode resultar em uma gravidez.

Hoje em dia, essa conferência também pode ser utilizada para evitar uma gravidez fora dos planos. Mas tenha cuidado! Ela não é eficaz para mulheres de ciclo irregular! Por isso, utilize em associação a outros métodos contraceptivos.

Mas, para as futuras mamães, pode ser de grande ajuda! Por isso, conheça o seu ciclo e saiba em quais dias seu corpo está mais preparado para uma nova gravidez! Entenda o funcionamento do seu corpo, alie à famosa tabelinha e aguarde: seu novo bebê está a caminho!

 

O que é janela fértil?

Mas, o que é janela fértil? Com esse nome sugestivo, ela é um período definido do ciclo menstrual da mulher, que ocorre durante e após o período da ovulação.

Durante a janela fértil, a mulher precisa manter relações sexuais ativas para que tenha maios sucesso no processo de gravidez. Com mais tentativas, maiores as chances!

Dessa maneira, a janela fértil configura um período, em dias, que os espermatozoides conseguem sobreviver até encontrar o óvulo recém liberado do ovário feminino, ocorrendo a ovulação.

Para mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, essa fase é facilmente identificável e pode auxiliar, tanto no processo de impedir quanto de favorecer a gravidez. Assim, pode ser muito benéfica na hora de planejar aumentar a família!

Imagem de tabelinha, utilizada para reconhecer a janela fértil
Imagem: Reprodução / Pinterest

Quanto tempo dura a janela fértil?

A janela fértil pode durar de 7 a 10 dias. Por ser um tempo bem curtinho, é preciso atenção!

Nesse período, existe tanto a viabilidade do óvulo da mulher quanto a possibilidade de manutenção dos espermatozoides no homem no seu organismo.

Dessa maneira, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva explica que, a fim de aumentar as possibilidades de uma concepção bem-sucedida, o casal deve conhecer e respeitar a janela fértil, através do método da tabelinha e produzir relações sexuais durante esse período! Com todos esses cuidados, o bebê pode estar a caminho!

 

Conheça o método da tabelinha

Para conhecer melhor o seu corpo e melhorar as possibilidades de uma fecundação bem-sucedida, a mulher pode se utilizar de métodos fáceis e práticos de controle, como a tabelinha.

Esse é um método bem simples, que oferece muitas vantagens e poucas desvantagens e que ajuda no entendimento do próprio organismo sobre a menstruação e os ciclos de fertilidade.

O método da tabelinha percebe, através dos dias de menstruação e de sinais de ovulação, o surgimento do período fértil da mulher. Dessa maneira, ela identifica o período em que há ovulação e que, se houver fecundação com espermatozoides viáveis, pode ocasionar em uma gravidez!

Imagem de casal grávido, após planejamento na janela fértil
Imagem: Reprodução / Pexels

Sinais de que você está na sua janela fértil

O método da tabelinha pode ficar mais fácil se você possuir uma menstruação regular e prestar bastante atenção aos sinais do seu corpo! Isso porque, durante o mês, a mulher passa por diversas fases e ciclos que podem ser percebidos através de seu humor e das mudanças em seu corpo.

O período fértil ocorre entre o 10º e 14º dias após a menstruação, geralmente. Além disso, pode ser identificado quando o corpo e o humor da mulher se alteram, apresentando instabilidade emocional, dores corporais, maior corrimento vaginal e, principalmente, um aumento da libido feminina.

É o corpo se adaptando aos seus instintos naturais e se preparando para tornar a produção de uma nova vida na experiência mais prazerosa possível para o casal! Aproveite!

 

Cuidados com esse período

A janela fértil, apesar de ser muito útil na vida das mulheres, necessita de atenção e cuidados! Como nem sempre o ciclo menstrual é regular e certinho, há muitas falhas entre os dias esperados para a ovulação e os dias que ela, de fato, ocorre!

Por isso, para quem busca se planejar para não engravidar agora, ela pode não ser a melhor alternativa, principalmente quando isolada. Para quem busca engravidar, essa inconsistência pode gerar mais tentativas frustradas. Por isso, pratique, cuide-se e continue a tentar, com posições inovadoras na hora H!

 

Vantagens e desvantagens de fazer tabelinha para engravidar

Conhecer e praticar o método da tabelinha durante o período fértil possui diversas vantagens para quem quer planejar um novo bebê e algumas desvantagens. Essas, são mais importantes para quem utiliza o método para não engravidar e se prevenir de algum acidente!

 

Vantagens

Como vantagens, o método não apresenta nenhum efeito colateral. Pelo contrário! Com ele, você só precisa observar, perceber os efeitos do hormônio da gravidez, ter atenção e disciplina! A tabelinha também não interfere na fertilidade do seu corpo e é de graça. Por isso, ela é acessível para todas as mulheres!

Por fim, como uma das principais vantagens, a tabelinha é capaz de fazer com que a mulher, querendo engravidar ou não, preste mais atenção ao seu próprio corpo, ciclo e identifique quando algo estiver errado com si mesma!

Desvantagens

Como desvantagens do método da tabelinha para monitorar a janela fértil, esse é um método que pode haver algumas falhas! Isso porque muitas mulheres possuem ciclos irregulares, ou não possuem disciplina e controle dos sinais da janela fértil.

Além disso, ela não funciona muito bem sozinha para evitar a gravidez e não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

Leia também:

Ciclo das sementes para regular os hormônios de forma natural

Chás para menstruação atrasada: 3 receitas naturais para fazer em casa

Disco coletor menstrual: como usar e quais os benefícios? Saiba tudo sobre esse dispositivo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy