Hormônios da gravidez: o que são, tipos, para que servem e como lidar com eles!

0 26

Você conhece os hormônios da gravidez? Durante o período de gestação, a mulher vivencia um carrossel de emoções. Isso porque seu organismo sobre inúmeras alterações, a fim de receber, cuidar e proteger a nova vida que se desenvolve.

Dessa maneira, os hormônios atuam, transformando uma vida calma e tranquila em um turbilhão de emoções e sentimentos.

Durante toda nossa vida, desde o nascimento até nossos últimos momentos, a saúde e o bem-estar são interligados às respostas dos hormônios no nosso corpo. Eles são mensageiros químicos responsáveis pelo controle de diversas funções de células e órgãos. Isso também acontece durante a gravidez.

Dessa maneira, os hormônios da gravidez possuem um papel ainda mais importante na vida de uma mulher. Eles auxiliam a proteger e nutrir a nova vida a caminho, além de preparar seu organismo e manter tudo funcionando perfeitamente para o momento do nascimento e sua maternidade.

Hormônios da gravidez são responsáveis pelas alterações de humor das mulheres
Imagem: Reprodução / Pexels

O que são hormônios da gravidez?

Mas o que são esses hormônios? Basicamente, são moléculas que podem aumentar e diminuir no nosso organismo e que influenciam nas funções dos nossos sistemas. Durante a gravidez, essas substâncias promovem inúmeras alterações fisiológicas e psicológicas na mulher, além de influenciar na rotina das gestantes.

Eles funcionam em ciclos, a fim de deixar tudo funcionando nesse momento tão delicado e especial. Dessa maneira, podem ser divididos em hormônios placentários, especiais da maturação do feto, hormônios liberados no momento do parto, que estimulam as contrações e hormônios responsáveis pela lactação, na maternidade.

Cada uma dessas substâncias tem grande importância no ciclo gestacional da mulher. Por isso, é necessário mantê-los estáveis e regulados, de acordo com o período de gestação e, assim, tudo correrá perfeito com a nova mamãe e o bebê que logo chegará.

 

Principais tipos de hormônios da gravidez

Existem diversos tipos de hormônios que influenciam na gravidez. Eles podem ser tradicionais no nosso corpo, mas apresentarem taxas mais altas durante esse momento especial ou, ainda, possuírem outras funções relacionadas ao novo bebê.

Imagem de grávida sentada cuidando da barriga e dos hormônios da gravidez
Imagem: Reprodução / Pinterest

Estrogênio e progesterona

Estes hormônios já existem no nosso organismo desde o nosso nascimento. Mas, durante a gravidez, recebem outras funções importantes! Assim, no início da gestação, os níveis desses hormônios aumentam rapidamente. Eles também são capazes de interromper o ciclo menstrual normal e promove o crescimento da placenta.

Eles também auxiliam no desenvolvimento da parede do útero, onde o óvulo irá se fixar e têm ações em outras partes do corpo, como as mamas e a pélvis. Esses também são os hormônios da gravidez que, juntamente com a ocitocina, instabilizam e desenvolvem intensas emoções.

 

hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana)

Dos hormônios responsáveis pela manutenção da gravidez, talvez o mais conhecido pelas mulheres seja o hCG, chamado de gonadotrofina coriônica humana. Ele é o primeiro a ser identificado no organismo, nos primeiros dias após a fecundação e fixação do óvulo no útero!

Mas o hCG serve para muito mais do que apenas anunciar a chegada de um novo bebê! Ele ainda tem capacidade de estimular o corpo lúteo a secretar a progesterona até a sua produção ser assumida pela placenta. Além disso, ele também é responsável pelas incômodas náuseas que incomodam as mamães nos primeiros meses de gestação.

 

Ocitocina

A ocitocina é conhecida pelas mamães como o famoso hormônio do momento do parto! Ela é desencadeada no organismo para estimular os movimentos de contração uterina. Dessa maneira, o corpo se prepara para o parto e o nascimento do bebê!

Além disso, juntamente com os hormônios estrogênio e progesterona, a ocitocina também é responsável pelas alterações de humor durante todo o período da gravidez (e até mesmo no puerpério)! Prepare-se para a montanha russa de emoções que ela lhe trará e viva esse momento intensamente!

 

Prolactina

Segundo os estudos da doutora Suzana Vieira, endocrinologista da USP, o hormônio mais importante para produção de leite materno é a prolactina, produzida de forma crescente até mesmo após a gravidez pela hipófise. Ela, juntamente com a ocitocina, trabalha na promoção do aleitamento do bebê, criando laços físicos e emocionais entre mãe e filho através da amamentação!

Hormônios da gravidez são responsáveis pelo equilíbrio de toda a gestação
Imagem: Reprodução / Pinterest

Para que servem?

Os hormônios da gravidez servem, de forma simplificada, para manter a gravidez (e a maternidade) funcionando perfeitamente, tanto para a mãe quanto para o bebê. Cada um destes hormônios, sozinhos e associados, representa uma função específica para que tudo aconteça de maneira sincronizada.

Dessa maneira, eles atuam preparando o corpo da mulher para a gravidez, parto e puerpério. Além disso, mantém o corpo nutrido para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Os hormônios da gravidez são tão importantes que eles atuam no sistema emocional da mulher e seu filho, fortalecendo os vínculos de amor, afeto e reconhecimento entre os dois!

 

Dicas para como lidar com hormônios da gravidez!

De acordo o médico obstetra Luiz Fernando Leite, em entrevista à revista Bebê, a melhor maneira de combater os efeitos colaterais causados pelo descontrole dos hormônios da gravidez é planejamento, apoio e muito amor.

Apoio familiar também faz muita diferença nesse momento em que os hormônios estão a flor da pele. Por isso, o entendimento e a participação ativa do companheiro e de um ciclo de amigos e parentes de suporte fazem muita diferença, para a mamãe e para o bebê também.

Além de tudo, o pré-natal é essencial! Escolha profissionais capacitados, que reflitam sua compreensão de respeito, carinho e maternidade real, como obstetras, enfermeiras e doulas de acompanhamento maternal. Essas boas lembranças e o cuidado médico irão transformar um momento tão especial em único e mágico.

Para auxiliar no controle e manutenção dos hormônios da gravidez, mantenha uma rotina de exercícios e uma alimentação para lá de especial. Eles melhoram a ansiedade, o estresse e ajudam na manutenção da força física e mental da mulher grávida.

Faça tudo com moderação e com acompanhamento médico.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy