Ho’oponopono: conheça o poder da oração e seus benefícios

Prática havaiana antiga ganha o mundo ao trazer prosperidade, saúde, paz e outros benefícios para quem a utiliza.

Ter um momento de paz para refletir sobre os sentimentos de alguém dentro de uma rotina cada vez mais ocupada nem sempre exige um local tranquilo, a poucos minutos de folga ou uma desconexão total do mundo exterior. Por incrível que pareça essa ideia, existe uma técnica para tornar sua vida diária menos estressante através da limpeza mental e espiritual, sem a necessidade de ensinamentos religiosos ou posturas de ioga. O nome dela é ho’oponopono.

A palavra Ho’oponopono significa: Hoo (causa) e ponopono (perfeição), sendo assim: encontro da causa para consciência da perfeição ou corrigir um erro para encontrar o perfeito, a paz.

Qual o objetivo do Ho’oponopono?

A proposta do Ho’oponopono é colocar o indivíduo em contato com o seu mais profundo eu interior, permitindo que tenha plena consciência de suas fraquezas e de seus potenciais como indivíduo. Reconhecer suas fraquezas e aceitá-las é a chave para alcançar o equilíbrio mental. É uma prática que não requer muito ensino, mas é poderosa para purificar o corpo e livrar-se de más lembranças ou sentimentos que mantêm a mente em uma melodia negativa.

A cultura do Ho’oponopono teve origem no Havaí (Foto: Pinterest)

A cultura do Ho’oponopono teve origem no Havaí, um lugar paradisíaco, que deu origem ao método com o intuito de auxiliar em problemas sociais, organizando assim da melhor forma a vida de todos através da compreensão e amor ao próximo. A Oração kahuna do Ho’oponopono, induz ao esclarecimento espiritual, onde ao encontrar o equilíbrio ele será transmitido da mesma forma ao universo. Um exemplo muito simples para isso são as pessoas positivas que passam uma boa energia. Mesmo que você não esteja bem e não acredite em um sistema de fluxo de vibrações, não poderá negar que há indivíduos que sua simples presença te faz bem.

Portanto, a meditação Ho’oponopono é uma alternativa para refletir, relaxar a mente, aprender a se amar e o principal, dar valor à vida e compreender que ela é uma verdadeira bênção. Como todo mantra, ele gera consciência ao ser repetido diversas vezes, ou seja você passa a acreditar verdadeiramente em seu conceito e palavras.

Como o Ho’oponopono funciona?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A técnica assume que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado individualmente por nossa mente. O que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece são influenciadas por seu eu interior.
Como tal, tudo ao seu redor envolve sua participação, pois você é responsável pelo que pensa e sente. Você já reparou que nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos? Isso ocorre porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas.

Ho’oponopono consiste em 4 expressões (Foto: Pajaris)

O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas através do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas especialmente o de si mesmo.

A versão tradicional do ho’oponopono consiste em quatro frases principais:

  1.  Sinto muito
  2.  Perdoe-me
  3.  Eu te amo
  4.  Sou grato

Ao repetir cada afirmação, você começa a criar a consciência de que tudo é essencial para a existência e você é mais forte do que qualquer adversidade, além de que é grato pelo simples existir.

Como praticar

Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter religião ou estar isolado em um lugar calmo. Apenas diga (mentalmente ou em voz alta): me desculpe. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Você já pode começar a sentir sentimentos de compaixão, novas sensações internas ou um simples relaxamento da mente assim que terminar de falar todas as palavras pela primeira vez. Quando a energia que foi bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum os praticantes sentirem bocejos ou suspiros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sinto muito

Ao afirmar que você sente muito, mesmo não sabendo como aquilo está ali te fazendo mal, você traz a consciência de que de alguma forma você errou – até mesmo por ter sido fraco – e por isso essa carga ruim adentrou a sua vida. É uma maneira de exercer a humildade e aceitar.

Me perdoe

Esse pedido de perdão não é somente a quem te fez mal, mas é um perdão para você mesmo. Ao reconhecer que você falha, que é humano, você pede perdão a si mesmo. Sua vida e você são valiosos, se perdoar pelas fraquezas é um dos principais pontos.

Te amo

Te liga ao mais extremo do espiritual. Transforma a energia ruim em algo de essência de compaixão e de acolhimento. É como se você estivesse limpando toda aquela negatividade que procura te derrubar.

Sou grato

A gratidão deve ser sincera e profunda. Ela deve partir da compreensão de que tudo irá passar, de que você crê que logo mais estará livre ou curado do que te faz mal, e também de que por este motivo todos ao seu redor serão beneficiados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O Ho’oponopono não é prática religiosa

Os havaianos acreditam que esta é a prática do amor (Foto: Pinterest)

Não importa a qual religião você faz parte, ou se não faz parte de nenhuma. O Ho’oponopono é uma técnica que te levará ao encontro da razão de determinados sentimentos, ela beneficia o relacionamento do ser humano. Sendo assim, não está ligada a nenhum tipo de religião e sim, ao conceito de bem-estar. Caso você possui uma fé muito grande à alguma religião você pode voltar seu pensamento ao Divino que acredita pedindo iluminação em seus atos, mas lembre-se: tudo dependerá de você mesmo.

Mas quem é o deus?

Há diversos textos que explicam o Ho’oponopono citando deus, essa divindade citada é você mesmo. Ou seja, quando você procura o Ho’oponopono e como praticar, deve-se conscientizar de que você possui o controle da sua vida, tudo que acontece é 100% de sua responsabilidade. Não é culpa de nenhum Deus, nem do destino. Tudo corresponde a você e à forma que você lidará com os fatos. Portanto, neste momento o seu deus é você mesmo.

Pontos importantes para praticar

  • Você pode fazer o Ho’oponopono por àqueles que não conhece, mandando bons pensamentos a eles;
  • Não é necessário nenhum ritual preparatório para começar, basta a vontade sincera;
  • Não é preciso estar perto da causa ou problema para recitar o mantra, você só precisa refletir sobre o fato;
  • A repetição do mantra não precisa ser feita em voz alta;
  • Apesar de praticantes costumarem repetir o mantra 108 vezes, isso não é necessário. Você o dirá quantas vezes seu coração mandar.

Benefícios do Ho’oponopono

Os benefícios para quem pratica Ho’oponopono regularmente são surpreendentes:

  • Redução do estresse
  • Melhoria da saúde mental e física
  • Melhor relacionamento com os outros
  • Controle sobre emoções
  • Uma vida mais feliz

Oração Ho’oponopono

Ho’oponopono – Oração Resumida

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Aprenda a oração completa

 

Aprendizado de Ho’oponopono

O universo pode conspirar a seu favor: aprenda a técnica havaiana de limpeza e purificação mental e espiritual com o curso rápido e completo do Ho’oponopono.

O estudo do Ho’oponopono ajudará quem deseja remover memórias e pensamentos negativos e aproveitar a vida ao máximo. Você aprenderá a perdoar, melhorar sua vida e reduzir a ansiedade, o medo, a raiva e a dor. Ao final do ensinamento, o próprio aluno pode gerar seu certificado de participação.

 

Comentários (3)
Comentar