Florais de Bach: o poder das gotas extraídas de flores e plantas
Flores e plantas alegram o ambiente, mas elas também são capazes de atuar sobre o nosso estado emocional em forma de gotas. Os florais de Bach, criados pelo médico inglês Edward Bach e inspirados nas tradições homeopáticas, são essências poderosas que promovem o equilíbrio mental.
O que são florais de Bach?
Em primeiro lugar, é importante saber que as terapias alternativas não substituem orientações médicas. Sendo assim, os florais de Bach são uma opção complementar ao tratamento de doenças. “É importante saber que a terapia floral atua no nível das nossas emoções, ajudando a pessoa a lidar melhor com os sentimentos negativos que podem surgir de uma doença ou até mesmo da vivência cotidiana. Mas, não são remédios e não devem substituir qualquer tratamento médico”, avalia a terapeuta Vanessa Ramos.
O inglês Edward Bach se dedicou, no início da década de 30, a estudar o poder das plantas e flores. Inspirado pela homeopatia, desenvolveu 38 essências extraídas das flores e plantas que têm o objetivo de tratar as aflições emocionais e harmonizar nossa mente. Medos, sentimentos de culpa, raiva, desesperança, ansiedade e tristeza, por exemplo, são estados emocionais que podem ser amenizados com o uso dos florais de Bach.
Apesar de não serem considerados remédios, os florais de Bach são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pelo Ministério da Saúde do Brasil como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), sendo inclusive oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, as essências são seguras.
Como escolher as melhores essências?
Os florais são preparados em farmácias de manipulação e, para escolher as essências adequadas, a dica é procurar um terapeuta floral. Vanessa conta que “Os florais podem ser combinados para tratar diferentes estados emocionais. O profissional vai ajudar a encontrar aqueles que fazem mais sentido para cada pessoa de forma individual”. No entanto, se quiser testar por conta própria, os florais de Bach não exigem receita. Além disso, existem fórmulas prontas, como a Rescue, que é indicada para situações de tensão.
Os florais de Bach estão divididos em sete grupos: medo, desinteresse, insegurança, solidão, hipersensibilidade às influências externas, desespero e preocupação excessiva. “As essências buscam restaurar o equilíbrio emocional a partir da energia contrária. Por exemplo, uma pessoa que tem ansiedade deve tomar florais que atuam no relaxamento. Para o medo, essências que incentivam a coragem. E assim por diante”, conta a terapeuta.
Cada floral tem uma indicação específica, mesmo os que estão dentro do mesmo grupo. Nesse sentido, eles podem ser combinados entre si para alcançar melhores resultados. Normalmente, podem ser utilizadas até seis essências na mesma fórmula. “Para encontrar a melhor combinação, a pessoa deve se observar e perceber quais são as suas dificuldades emocionais e como está se sentindo no momento. Além disso, as essências podem ser substituídas sempre que algum problema for solucionado”, finaliza.
Quais são os florais de Bach e para que servem?
Cada uma das 38 essências descobertas por Edward Bach atua sobre um estado emocional específico. Sendo assim, confira a lista de florais de Bach e qual a indicação de cada um:
Agrimony – medo da solidão
Aspen – medos incompreendidos ou de coisas desconhecidas
Beech – dificuldade de aceitar os próprios erros, rigidez, intolerância
Centaury – dificuldade em dizer não e impor suas ideias
Cerato – falta de autoconfiança
Cherry Plum – medo de perder o controle sobre seus pensamentos e ações
Chestnut Bud – dificuldade de aprender com os próprios erros
Chicory – possessividade e egoísmo
Clematis – dificuldade de concentração no presente
Crab Apple – auto-rejeição e auto-desaprovação
Elm – sobrecarga por excesso de responsabilidade
Gentian – desânimo frente às dificuldades
Gorse – desespero e pessimismo
Heather – personalidade egoísta
Holly – raiva, ódio, inveja e ciúme
Honeysuckle – apego ao passado
Hornbean – cansaço e exaustão mental
Impatiens – impaciência
Larch – insegurança, sentimento de inferioridade
Mimulus – medo de situações cotidianas, timidez
Mustard – tristeza profunda, depressão
Oak – esforço além da capacidade, persistência exagerada
Olive – esgotamento mental
Pine – culpa
Red Chestnut – preocupação excessiva com o outro, superproteção
Rock Rose – terror, medo paralisante
Rock Water – perfeccionismo, auto-negação
Scleranthus – indecisão, incapacidade de fazer escolhas
Star of Bethelem – traumas físicos, emocionais e espirituais
Sweet Chestnut – angústia
Vervain – excesso de autoconfiança e entusiasmo
Vine – inflexibilidade, excesso de autoridade
Walnut – dificuldade em se adaptar a mudanças
Water Violet – isolamento, medo de se expor
White Chestnut – pensamentos indesejados, conflitos mentais
Wild Oat – falta de meta e direção para seguir na vida
Wild Rose – apatia, resignação
Willow – vitimismo, sensação de fracasso e ressentimento