Saiba como evitar o envelhecimento precoce antes dos 30 anos

O envelhecimento precoce preocupa diversos homens e mulheres após os 25 anos. Uma ruguinha aparece ali e outra aqui, mas é possível prevenir que isso aconteça em uma fase mais jovem. Diversos fatores contribuem para o envelhecimento da pele, fatores externos e internos, como exposição solar e alimentação ruim.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele é o órgão que mais sofre com a passagem do tempo e é nela que reflete a nossa idade. Mas ainda segundo o artigo publicado, o envelhecimento ou não desse órgão, acontece pelo estilo de vida em que uma pessoa leva, e assim, acelerando o processo natural.

O que faz a pessoa envelhece mais rápido?

Esse tipo de envelhecimento, que começa a partir dos 25 anos de forma precoce, é classificado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), como envelhecimento extrínseco. Ou seja, não está ligado a fatores genéticos e sim ao estilo de vida do indivíduo. Esses fatores que contribuem são:

(Foto: Pexels/Reprodução)

Exposição solar

Além de acelerar o envelhecimento da pele, ocasionando o aparecimento de rugas, a exposição excessiva causa um amarelamento da pele, pode trazer manchas, pintas e sardas. O câncer de pele também pode surgir com a radiação solar sem proteção. O sol é um dos principais fatores do aparecimento de rugas na pele.

Bronzeamento artificial

A prática é proibida no Brasil desde 2009, mas ainda é feita em algumas clínicas clandestinas. Além de contribuir para o aparecimento de rugas, pode causar câncer de pele. A artista Kelly Key, sofreu com um câncer na pele anos após passar por esse procedimento e usou as redes sociais para falar sobre o assunto. Atualmente, felizmente está curada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Alimentação

Ainda na cartilha da SBD sobre envelhecimento precoce, um dos fatores que contribuí é a má alimentação. Para desacelerar o envelhecimento natural e prevenir o precoce, é importante ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais. Para isso, conte com a ajuda de um nutricionais. Ainda citado no artigo, o açúcar é o pior vilão da pele.

Veja também: Alimentos antioxidantes: saiba por que você deve consumi-los

Álcool e tabagismo

O álcool atrapalha na produção de enzimas e com isso contribui para a formação de radicais livres, causando o envelhecimento precoce. Mas segundo a SBD, a exceção à regra é o vinho tinto, que combate esses radicais livres porque são ricos em flavonoides e em resveratrol e assim, ajudam no combate ao envelhecimento.

É notável o envelhecimento precoce na pele de um fumante. O calor e a fumaça do cigarro provocam a perca da  elasticidade cutânea.  Outro fator que o tabaco causa é reduzir o fluxo sanguíneo da pele e assim dificulta a oxigenação dos tecidos, com isso o surgimento de rugas é evidente.

Movimentos musculares

Sim, o movimento do rosto natural também causam as rugas e o envelhecimento precoce. Segundo a SBD, As expressões faciais causam as famosas “linhas de expressão”, que são as rugas na testa e o famoso pé de galinha ao redor dos olhos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Reprodução/Freepik)

Quais são os primeiros sinais de envelhecimento?

Os primeiros sinais são as linhas finas ou conhecidas como as linhas de expressão. Elas surgem em todo o rosto, mas especialmente ao redor dos olhos (pé de galinha), na testa e ao redor da boca, com uma marcação mais aparente do bigode chinês. Essas linhas podem começar a aparecer após os 25 anos.

O que fazer para evitar?

É possível prevenir o envelhecimento precoce e manter a pele saudável por muitos anos. Para isso, há diversas maneiras de evitar. Vale destacar que, quando mais cedo começar, melhor será o resultado no futuro. Mas lembre-se que nunca é tarde de mais, sempre é possível mudar.

  • Lavar o rosto corretamente: para isso, busque um especialista para te indicar qual os melhores produtos para limpar o seu tipo de pele. É necessário limpar duas vezes ao dia;
  • Protetor solar: use todos os dias e reaplique a cada três horas. Aqui no site temos um guia completo sobre o produto e como ficar 100% protegida, evitando o envelhecimento e outros problemas de pele;
  • Maquiagem: o uso correto não prejudica a pele, mas para isso é importante retirar a maquiagem ao dormir e jamais dormir maquiada.
  • Abandone o tabagismo: o Sistema Único de Saúde conta com um programa para auxiliar quem deseja parar de fumar e não tem dinheiro para o tratamento. Além do envelhecimento, o tabagismo pode causar sérios problemas à saúde;
  • Álcool: evite o consumo exagerado.
  • Alimentação: tenha uma alimentação saudável, conte com a ajuda de nutricionista para se alimentar melhor. É importante não somente para a saúde da pele, mas do corpo como um todo.

Existe tratamento?

Sim, além da prevenção adequada citada anteriormente, é possível tratar as rugas que surgiram precocemente. Antes de descobrir os tratamentos, é importante se consultar com um dermatologista, só ele saberá indicar o procedimento mais eficiente para o seu caso. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os mais recomendáveis são:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Cremes anti-idade;
  • Botox (preenchimento com ácido hialurônico);
  • Lases;
  • Peeling.

Leia também: Clara de ovo no rosto: conheça a máscara mágica para sua pele

Comentários (0)
Comentar