Protetor solar: aprenda a aplicar corretamente para ficar protegida do sol

O protetor solar é um produto eficiente e seguro para proteger a pele da exposição solar e diminuir os ricos de doenças causadas por essa exposição, como o câncer de pele. Mas para que o efeito seja eficaz e consiga prevenir esses riscos trazidos pelo sol, é necessário a aplicação correta do produto. Saiba agora como aplicar corretamente o bloqueador solar e evitar os principais erros para ficar protegida da exposição solar.

Qual é a maneira correta de usar protetor solar?

Existem pequenas diferenças na aplicação do protetor para usar no dia a dia ou em ocasiões em que a pele fica mais exposta ao sol, como é o caso de ir à praia. Saiba como se proteger e evitar os danos causados pelo sol.

  • O protetor solar deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;
  • O produto deve ser reaplicado a cada duas horas quando estiver muito exposto;
  • É necessário aplicar a quantidade certa para garantir a eficácia do produto utilizado;
  • Use protetores específicos para os lábios e para o rosto. No rosto deve-se aplicar duas colheres de chá do protetor;
  • Peça ajuda para a aplicação: nós não alcançamos todas as partes do corpo que são necessárias a aplicação. Por isso, peça ajuda de quem estiver próximo para aplicar nessas regiões e assim proteger o corpo todo;
  • Caso esteja na praia ou na piscina, reaplique o protetor toda vez que sair da água;
  • Não deve-se usar protetor solar abaixo de 30 FPS.

Qual é a quantidade que devo aplicar de protetor solar?

A  Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), criou uma cartilha chamada Consenso de Fotoproteção no Brasil, com recomendações para a aplicação do uso correto dos protestos solares. Essa recomendação da quantidade é chamada de “regra da colher de chá”. Saiba aplicar corretamente seguindo essas instruções.

  • Para o rosto, cabeça e pescoço: 1 colher de chá;
  • Para braço, antebraços: 1 colher de chá para cada lado [esquerdo e direito];
  • Coxa e pernas: 2 colheres de chá para cada lado [esquerdo e direito];
  • Frente e atrás do torso: 2 colheres de chá.

Como já citado nas recomendações acima, é necessário a reaplicação dessa quantidade a cada duas horas para garantir uma proteção adequada.

(Foto: Consenso de Fotoproteção no Brasil/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Precisa usar protetor solar dentro de casa?

Sim, é necessário usar o protetor solar mesmo quando ficamos em ambientes fechados, como no trabalho ou dentro de casa. As luzes artificiais também são capazes de prejudicar a pele, podendo acarretar em manchas e envelhecimento precoce da pele. O fator de proteção como já citado, mesmo para ficar dentro de casa, é recomendável acima de 30 FPS.

Usar o protetor solar antes ou depois do hidratante?

Se você usa outros produtos diariamente no rosto e no corpo, saiba como aplicar corretamente e qual é a ordem certa de cada produto.

Limpeza

O primeiro passo, antes de aplicar o protetor solar ou qualquer outro produto, deve ser a limpeza. Por isso, lave o rosto corretamente com sabonete específico. No corpo, utilize o sabão que já está acostumada e ideal para sua pele. Para deixar ainda mais limpo o rosto, é ideal aplicar um tônico.

Hidratação

Sim, o creme hidratante deve ser aplicado antes do protetor. O hidratante é uma das fases mais importantes da rotina de cuidados com a pele, por isso deve ter contato direto para que o efeito seja eficaz. Se preferir, pode utilizar hidratantes com fator de proteção solar na composição.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Protetor

Chegou a vez do protetor solar. Espere o hidratante secar na pele e aplique a quantidade que foi citada anteriormente no passo a passo.

Maquiagem

Atualmente é possível encontrar protetores com cor, substituindo a base. A aplicação acontece da mesma forma do que os neutros. Mas caso queira apenas aplicar uma base por cima do protetor, espere o produto secar e aplique a maquiagem normalmente.

Como aplicar protetor solar corretamente (Foto: Pexels/Reprodução)

O que acontece com a pele de alguém que não usa protetor?

No primeiro momento, caso a exposição seja feita sem nenhuma proteção ou sem proteção adequada, pode acontecer queimaduras. Essas queimaduras podem ser leves ou graves. A queimadura solar deixa a pele avermelhada, quando é mais severa pode causar bolhas e posteriormente descamação da pele. Essa descamação pode deixar a pele manchada. Além disso, essa exposição pode causar do envelhecimento precoce da pele, seja do rosto ou do corpo.

O outro risco mais grave é o câncer de pele, que atinge principalmente pessoas com pele mais clara. Além do protetor, utilize mais proteção, como chapéu, óculos e procure uma sombra. Outro ponto importante é não ficar exposto ao sol das 10 horas às 16 horas. Esse horário é quando o sol está mais forte.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Leia também outros assuntos relacionados:

Comentários (0)
Comentar