Costela de Adão: saiba tudo sobre essa planta tropical

1

A Monstera Deliciosa, conhecida popularmente como Costela de Adão, é uma planta imponente. Com folhas grandes e brilhantes, ela dá um ar tropical à decoração e se adapta bem a ambientes internos e externos. Além disso, ela é de fácil cultivo.

Folha de costela de adão
Foto: Medana/Pixabay

Quais são as características da Costela de Adão?

A Costela de Adão, originária do México, é uma trepadeira de crescimento vertical muito comum em jardins tropicais. Mas, essa planta de folhas grandes, brilhantes e com recortes que lembram uma costela humana (daí o seu nome popular) também se adapta muito bem a ambientes internos e, por isso, pode ser cultivada em vasos. Com caules grossos e cor verde-escura, a Monstera Deliciosa é um coringa na decoração. Ela é perfeita para quem gosta do estilo urban jungle.

Costela de Adão - vaso
Foto: Reprodução/La Residénce

É fácil cultivar?

Sim. Mesmo quem não tem muita habilidade com as plantas, pode ter uma Costela de Adão em casa, porque ela se adapta muito bem ao nosso clima tropical e exige poucos cuidados se for plantada à meia-sombra. Como ela não se dá bem com o sol direto, prefira colocá-la em espaços menos ensolarados. Além disso, essa planta gosta de bastante água, por isso, você precisa regá-la com frequência, mas sem encharcar.

Se você pretende plantar a sua Costela de Adão em um vaso para decorar um ambiente interno, tenha em mente que ela é uma planta de crescimento rápido. Isso significa que, caso você ofereça a ela um vaso pequeno, em breve terá que fazer a troca para um maior. Além disso, ela cresce de acordo com o espaço que tem. Se você quer uma Monstera Deliciosa bem grande, plante-a em um vaso com bastante espaço. Mas, atenção: a Costela de Adão é tóxica. Por isso, use luvas e evite levar as mãos aos olhos e à boca durante o manejo, além de ficar atento a animais de estimação e crianças.

Costela de Adão na decoração
Foto: Reprodução/Blog Lugares Românticos

Como usar Costela de Adão na decoração?

Essa é uma super tendência. Tanto na decoração de casas e apartamentos como na de escritórios e até de festas, a Costela de Adão está em alta entre os designers de interiores. Isso porque essa é uma planta muito versátil, que fica bem em praticamente todos os ambientes. Quem gosta do estilo urban jungle pode combinar a Monstera Deliciosa com outras espécies para criar uma pequena floresta no jardim ou na varanda. Por outro lado, pequenas folhagens ou uma folha solitária também podem dar um toque especial a ambientes pequenos e minimalistas.

Decoração com costela de adão
Foto: Reprodução/Hearstapps

A Costela de Adão também cai bem em vasos na sala, no escritório, em corredores e até no quarto e pode servir para marcar a divisão entre dois ambientes sem necessariamente fechá-los, como a sala e a cozinha, por exemplo. Além disso, ela é muito versátil em relação ao tamanho e, portanto, é fácil adaptá-la às mais diferentes necessidades. Em ambientes neutros e sóbrios, ela dá um toque de cor natural. Em espaços coloridos, seu verde combina com os móveis das mais diversas cores. Já quando combinada à cor marrom, quebra um pouco da seriedade e dá um ar rústico. A Costela de Adão também aparece em quadros, almofadas e papeis de parede.

Costela de Adão - quadros
Foto: Reprodução/Blog Lugares Românticos
Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy