Como acabar com pernilongos? Aprenda 4 receitas simples e eficientes

0 96

No verão, com o aumento da temperatura e umidade, é comum a proliferação de pernilongos, que também são chamados em algumas regiões como muriçocas. Geralmente, não causam nenhum problema grave  à saúde, mas são bastante incômodos, ficando com uma bolinha ou vermelhidão no local da picada. Além de atrapalharem o sono com o zumbido. Se não sabe como acabar com os pernilongos na sua casa, veja algumas dicas que são uteis.

Culex quinquefaciatus, é o nome cientifico do pernilongo doméstico, que é o que suga o sangue e deixa o local com um leve calombo em pessoas que não possuem alergias. São atraídos pelo odor da pele e apenas as fêmeas dessa espécie picam.

Já o Aedes aegypti, também é um tipo de pernilongo, mas ao contrário do doméstico, é prejudicial para a saúde, já que transmite doenças como dengue, chikungunya e o zika vírus. É complicado diferenciar no dia a dia os pernilongos, por esse motivo, o ideal é acabar com a infestação de ambos, para que não se corra o risco da proliferação do transmissor da dengue.

É importante a prevenção dos dois tipos de pernilongos, com passos que já são comuns na rotina das pessoas, como não deixar água parada, manter a caixa d’água fechada, calhas limpas, usar areia ao invés de água em vasos de plantas e entre outros.

Com esses passos simples, já é possível evitar ambos. Mas, se na sua região, nesta época do ano é comum o aumento do pernilongo doméstico, veja algumas dicas simples para eliminar o problema.

Repelente natural com limão e cravo-da-índia

O limão com o cravo juntos, são poderosos para afastar pernilongos e mosquitos do ambiente. É bem simples de preparar e pode ajudar a afastar a infestação.

1- Corte o limão ao meio e espete nas duas partes vários cravos;
2- Espalhe pelo local onde deseja que os mosquitos e pernilongos não entrem;
3- O ideal é sempre deixar perto da cama, como na mesa de cabeceira, para que os mosquitos não te piquem durante o sono;
4- Quando o limão ficar ressecado, troque por outro e substitua também por novos cravos.

limão e cravos
Foto: canal Receitas Dicas e Muito Mais

Repelente natural cravo e álcool

Essa mistura além de manter afastado os pernilongos, também é uma boa opção para afastar formigas e as aranhas domésticas. Os cravos são aliados na hora de acabar com esses insetos. Veja o passo a passo:

1- Utilize um álcool 70 para higienização de casa;
2- Acrescente no frasco diversos cravos, até o álcool mudar a tonalidade e ficar em uma cor amarelada;
3- Agora, você pode usar para passar pano na casa ou borrifar em um cômodo;
4- Se escolheu borrifar, opte por espalhar no cômodo antes de dormir para que os pernilongos não atrapalhem seu sono.

Como acabar com pernilongos
Como acabar com pernilongos (Foto: Unplash)

Citronela afasta pernilongos de casa

Uma planta muito conhecida por manter os pernilongos longe de casa e proteger das terríveis picadas. O poder da planta é bastante popular, pois é usada em venenos de insetos que são vendidos em mercados e em repelentes industrializados.

Se desejar, poderá cultivar a planta em casa, o cheiro característico afasta os pernilongos e também moscas do ambiente. Lembre-se de cultivar apenas em um vaso com areia e sempre em um vaso pequeno, pois é um arbustos e se ficar com um espaço maior, poderá crescer desenfreadamente.

Outra forma comum do uso da citronela é com o óleo essencial. Ele pode ser usado em um difusor e deixado no ambiente que deseja manter os insetos longe.

Já com o o óleo simples, que é vendido em supermercados, também é possível afastar os insetos. Se você não possui o difusor, saiba como usar no ambiente:

1- Em um recipiente de vidro (pode ser os usados de palmito), preencha o fundo com água e acrescente 20 gotas do óleo da citronela;
2- Para potencializar o cheiro e espantar de mais cômodos os insetos, coloque dentro uma vela e deixa queimar até o final. Está pronto!

Leia também: plantas inseticidas: 6 opções naturais para afastar pragas

Repelente caseiro para corpo com lavanda

Se você procura um repelente natural, sem as opções que estão no mercado, essa receita vai te ajudar a manter os pernilongos afastados do seu corpo e prevenir e picada. Mas, caso tenha sido picada, é uma boa mistura para acalmar a pele e fazer a coceira parar. Essa mistura pode ser usada também em bebês e crianças.

1- Você vai precisar de 150ml de creme hidratante infantil e sem cheiro;
2- Adicione 1 colher de óleo essencial de lavanda e misture;
3- Aplique no corpo e pode ser reaplicado depois de três horas.

Além das dicas e repelentes citados anteriormente, o ideal é prevenir que os insetos entrem na sua casa. Considere colocar telas nas janelas e manter a casa fechada assim que começar escurecer. Para proteger as crianças, o mosquiteiro pode ser uma boa opção. Pronto, agora sua casa ficará livre dessas pragas.

+ Óleo essencial de Lavanda: combate a acne e promove crescimento capilar

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy