Como acabar com pernilongos? Aprenda 4 receitas simples e eficientes

0

No verão, com o aumento da temperatura e umidade, é comum a proliferação de pernilongos, que também são chamados em algumas regiões como muriçocas. Geralmente, não causam nenhum problema grave  à saúde, mas são bastante incômodos, ficando com uma bolinha ou vermelhidão no local da picada. Além de atrapalharem o sono com o zumbido. Se não sabe como acabar com os pernilongos na sua casa, veja algumas dicas que são uteis.

Culex quinquefaciatus, é o nome cientifico do pernilongo doméstico, que é o que suga o sangue e deixa o local com um leve calombo em pessoas que não possuem alergias. São atraídos pelo odor da pele e apenas as fêmeas dessa espécie picam.

Já o Aedes aegypti, também é um tipo de pernilongo, mas ao contrário do doméstico, é prejudicial para a saúde, já que transmite doenças como dengue, chikungunya e o zika vírus. É complicado diferenciar no dia a dia os pernilongos, por esse motivo, o ideal é acabar com a infestação de ambos, para que não se corra o risco da proliferação do transmissor da dengue.

É importante a prevenção dos dois tipos de pernilongos, com passos que já são comuns na rotina das pessoas, como não deixar água parada, manter a caixa d’água fechada, calhas limpas, usar areia ao invés de água em vasos de plantas e entre outros.

Com esses passos simples, já é possível evitar ambos. Mas, se na sua região, nesta época do ano é comum o aumento do pernilongo doméstico, veja algumas dicas simples para eliminar o problema.

Repelente natural com limão e cravo-da-índia

O limão com o cravo juntos, são poderosos para afastar pernilongos e mosquitos do ambiente. É bem simples de preparar e pode ajudar a afastar a infestação.

1- Corte o limão ao meio e espete nas duas partes vários cravos;
2- Espalhe pelo local onde deseja que os mosquitos e pernilongos não entrem;
3- O ideal é sempre deixar perto da cama, como na mesa de cabeceira, para que os mosquitos não te piquem durante o sono;
4- Quando o limão ficar ressecado, troque por outro e substitua também por novos cravos.

limão e cravos
Foto: canal Receitas Dicas e Muito Mais

Repelente natural cravo e álcool

Essa mistura além de manter afastado os pernilongos, também é uma boa opção para afastar formigas e as aranhas domésticas. Os cravos são aliados na hora de acabar com esses insetos. Veja o passo a passo:

1- Utilize um álcool 70 para higienização de casa;
2- Acrescente no frasco diversos cravos, até o álcool mudar a tonalidade e ficar em uma cor amarelada;
3- Agora, você pode usar para passar pano na casa ou borrifar em um cômodo;
4- Se escolheu borrifar, opte por espalhar no cômodo antes de dormir para que os pernilongos não atrapalhem seu sono.

Como acabar com pernilongos
Como acabar com pernilongos (Foto: Unplash)

Citronela afasta pernilongos de casa

Uma planta muito conhecida por manter os pernilongos longe de casa e proteger das terríveis picadas. O poder da planta é bastante popular, pois é usada em venenos de insetos que são vendidos em mercados e em repelentes industrializados.

Se desejar, poderá cultivar a planta em casa, o cheiro característico afasta os pernilongos e também moscas do ambiente. Lembre-se de cultivar apenas em um vaso com areia e sempre em um vaso pequeno, pois é um arbustos e se ficar com um espaço maior, poderá crescer desenfreadamente.

Outra forma comum do uso da citronela é com o óleo essencial. Ele pode ser usado em um difusor e deixado no ambiente que deseja manter os insetos longe.

Já com o o óleo simples, que é vendido em supermercados, também é possível afastar os insetos. Se você não possui o difusor, saiba como usar no ambiente:

1- Em um recipiente de vidro (pode ser os usados de palmito), preencha o fundo com água e acrescente 20 gotas do óleo da citronela;
2- Para potencializar o cheiro e espantar de mais cômodos os insetos, coloque dentro uma vela e deixa queimar até o final. Está pronto!

Leia também: plantas inseticidas: 6 opções naturais para afastar pragas

Repelente caseiro para corpo com lavanda

Se você procura um repelente natural, sem as opções que estão no mercado, essa receita vai te ajudar a manter os pernilongos afastados do seu corpo e prevenir e picada. Mas, caso tenha sido picada, é uma boa mistura para acalmar a pele e fazer a coceira parar. Essa mistura pode ser usada também em bebês e crianças.

1- Você vai precisar de 150ml de creme hidratante infantil e sem cheiro;
2- Adicione 1 colher de óleo essencial de lavanda e misture;
3- Aplique no corpo e pode ser reaplicado depois de três horas.

Além das dicas e repelentes citados anteriormente, o ideal é prevenir que os insetos entrem na sua casa. Considere colocar telas nas janelas e manter a casa fechada assim que começar escurecer. Para proteger as crianças, o mosquiteiro pode ser uma boa opção. Pronto, agora sua casa ficará livre dessas pragas.

+ Óleo essencial de Lavanda: combate a acne e promove crescimento capilar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy