Plantas inseticidas: 6 opções naturais para afastar pragas

0 61

Os inseticidas são usados na agricultura há muitos anos, estima-se que já são quase dois mil anos utilizando produtos para eliminar as pragas. Atualmente, os produtos químicos estão sendo deixado de lados pelas pessoas e muitas delas procuram alimentos orgânicos, que não foram aplicados nenhum tipo de agrotóxico. Esses produtos químicos estão sendo substituídos por plantas inseticidas, nas hortas caseiras, para afastar as pragas de flores e outras plantas.

Mas afinal, o que são plantas inseticidas? São plantas que na sua composição, existe algo que é capaz de afastar ou matar as pragas, como os insetos. As que mantém longe as pragas, são chamadas de repelente, muito conhecida pelos seres humanos que querem afastar pernilongos, por exemplo. Já outras plantas, atraem as pragas, que acabam morrendo com o contato por causa da intoxicação.

Quais são as plantas inseticidas?

Para afastar pragas da sua horta em casa ou do seu jardim, conte com a ajuda dessas plantinhas para preservar a saúde do seu cultivo:

Hortelã

O hortelã é um ótimo inseticida natural, principalmente para usar nas plantas e hortas caseiras, pois mantém insetos e principalmente formigas longe. Para conseguir o resultado, faça um chá de hortelã e após coloque em um borrifador, aplicando posteriormente nas plantas.

plantas inseticidas
(Foto: Freepik/Reprodução)

Cravo-de-defunto

Apesar do nome “assustar”, a planta cravo-de-defundo produz uma florzinha amarelada ou alaranjada bem linda, capaz de colorir e trazer benefícios ao jardim. Pode ser feito um chá com sua flor para combater os pulgões ou plantar no jardim, servindo como repelente e afastando os insetos da sua plantação caseira.

plantas inseticidas
Cravo-de-defunto por: @matosdecomer

Arruda

Essa plantinha que muitas pessoas têm em casa é um inseticida poderoso. Além de afastar diversos insetos da sua horta e plantações, ajuda também afastar do seu pet. Para fazer o inseticida com essa planta para sua horta você irá precisar misturar com álcool. Prepare um litro de água filtrada, 100g de arruda fresca e 250 ml de álcool 70. Misture tudo dentro do liquidificador e depois borrife nas suas plantinhas.

plantas inseticidas 4
@oke.we

Citronela

Uma planta repelente muito conhecida pelos brasileiros e amplamente usada para esse benefício. A citronela é usada em venenos caseiros, óleos e incensos para afastar mosquitos, pernilongos e outros insetos. Ou seja, não é preciso nem citar o quão poderosa é. Para afastar essas pragas do jardim, pode plantar junto e até em volta da casa para afastar os insetos do ambiente.

plantas inseticidas 5
@eliane_corbellini

Manjericão

Uma especiaria muito utilizada na culinária brasileira também é muito útil como um inseticida natural. Ao ser espalhada pela casa ou ao lado de suas plantas, o manjericão irá afastar insetos como moscas e mosquitos. Assim como os outros, pode ser feito uma misturinha para borrifar nas plantas e afastar as pragas. É bem simples, faça um chá com as folhas com 120ml de água e adicione 100ml de álcool. Após, é só colocar em um borrifador e afastar as pragas da sua horta.

plantas inseticidas 6
@jardimpocket

Alecrim

Outra especiaria muito utilizada por brasileiros na cozinha para trazer mais sabor e aroma ao prato, também serve para afastar pragas de hortas e jardins. Pode plantar junto na horta pra manter longe os insetos indesejados. Além de insetos, o alecrim é capaz de afastar gatos da horta, jardim e até mesmo caixas de areias de crianças.

plantas inseticidas 6
(Foto: Freepik/Reprodução)

Como proteger as plantas e hortas de pragas?

A proteção das plantas e hortas contra as pragas vão além de um inseticida natural, é necessário atentar-se aos cuidados diários, para que, além de evitar insetos indesejados, evite também o adoecimento da sua horta ou plantas. Conheça os cuidados básicos para ter plantas e hortas saudáveis:

Como proteger as plantas e hortas de pragas
(Foto: Freepik/Reprodução)

Cuide do solo

As pragas têm dificuldades para se desenvolverem em plantas com solo saudável. Por isso, o ideal é manter o ambiente das plantas/hortas em dia. Faça a adubação correta, não esqueça de molhar a terra e sempre verificar se algo está errado por ali. Se perceber a terra queimada e seca, opte por fazer uma nova adubação [de acordo com o que está plantado] ou replante suas plantas. Conversa na floricultura da sua cidade, explique o problema e conte o que foi plantado na terra. Assim, os cuidados necessários são certeiros.

Nem todo inseto é inimigo

Sim, é isso mesmo. Nem todos os insetos são pragas e irão destruir a sua horta. Alguns deles são bem-vindos para ajudar na limpeza natural da sua horta ou planta. Se você encontrou aí na plantação da sua casa joaninhas, abelhas ou louva-deus, significa que sua plantação está no caminho certo.

Limpeza

As plantas que ficam dentro de casa podem acumular sujeira que não fazem nada bem para elas. Por isso, limpe sempre as folhas das suas plantas. Pode limpar com água e o repelente natural, usando as opções que já foram listadas acimas. Na hora, também fique de olho nas folhas, se avistar algum ovinho de praga, limpe-as manualmente.

Inseticida natural

E claro, use os inseticidas naturais para espantar de vez as pragas. Como foi mostrado acima, algumas plantas são repelentes naturais e podem ser plantadas junto na sua horta ou com plantas, para afastar as pragas. Ou se preferir, borrife nas folhas uma vez na semana, para manter longe os insetos indesejados.

Fonte: Bol /Jardim Mundo

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy