Cantinho do café: dicas e inspirações para montar o seu

5

Sabe aquele espaço que traz uma sensação de aconchego? Um cantinho do café preparado com carinho proporciona exatamente isso. Seja pela manhã, depois do almoço ou no meio da tarde, para quem ama café, fazer uma pausa para apreciar essa bebida fresquinha a qualquer hora do dia é um prazer. Além disso, esse espaço é um convite para receber visitas.

Como fazer um cantinho do café?

Café - cozinha
Foto: Reprodução/Reddit

O cantinho do café é muito versátil e, por isso, muito simples de fazer. O espaço, preparado para a apreciação de uma das bebidas mais queridas do Brasil, pode ser feito em diferentes ambientes da casa. Em primeiro lugar, escolha o móvel onde irá montá-lo. Pode ser um aparador, uma prateleira, um espaço da bancada ou qualquer outro móvel que permita que você disponha e organize os itens que vai precisar para preparar a sua bebida.

Café - garrafa
Foto: Reprodução/Pinterest

Feito com máquinas, cafeteiras ou garrafas, o cantinho do café pode ser grande ou pequeno e ter o seu estilo, sem deixar de ser acolhedor e receptivo. Para deixá-lo funcional, você também vai precisar de xícaras e canecas, açúcar e adoçante, colheres e mexedores, guardanapos e, se quiser incrementar ainda mais, biscoitinhos ou um bolo simples. Caso você tenha uma máquina, um suporte para as cápsulas também é bem-vindo. O importante é deixar tudo à mão.

Onde colocar?

Café na sala
Foto: Reprodução/Lojas Tito

As opções de ambientes para a criação de um cantinho do café são muitas. Normalmente, ele é colocado na sala de estar, de jantar ou na cozinha. Isso porque esses são os ambientes da casa onde mais costumamos receber as visitas. No entanto, você pode usar a criatividade e escolher outros espaços, como a varanda, o home office ou o cantinho de leitura, por exemplo.

Café - aparador
Foto: Marabraz

Para quem tem pouco espaço, a dica é aproveitar a bancada da cozinha ou o buffet da sala de jantar. Além disso, você pode apostar em uma prateleira ou nicho suspenso. Cantinhos do café pequenos também podem ser funcionais e aconchegantes. Já em ambientes maiores, escolha um móvel especial, como um aparador, uma prateleira ou um carrinho bar com rodinhas, por exemplo. É possível, ainda, utilizar vários móveis juntos. Use a criatividade, mas, lembre-se de colocar o seu cantinho do café em um lugar de destaque.

Decorando o cantinho do café

Cantinho do café em casa
Foto: Reprodução/Homepedia

Agora que você já sabe como montar e onde colocar o seu cantinho do café, é hora de pensar na decoração. Isso porque existem diferentes estilos e você pode deixar esse ambiente com a sua cara. Ele pode ser rústico, moderno, retrô ou elegante, basta que você escolha móveis e utensílios que combinam entre si ou que se complementam. Tenha em mente que o cantinho do café merece uma decoração convidativa. Por isso, invista em objetos que chamam a atenção, mas, não exagere na quantidade de utensílios. Eles podem poluir o visual e até atrapalhar a preparação daquela xícara de café quentinho.

Cantinho do café na sala
Foto: Reprodução/Galeria da Arquitetura

Sobre móveis, bancadas ou mesmo em prateleiras, uma maneira charmosa de dispor os itens é em bandejas. A garrafa, a cafeteira e a máquina também fazem parte da decoração, especialmente se forem combinadas com xícaras e canecas. Louças e talheres decorativos vão dar um toque especial ao cantinho. Suportes para xícaras e cápsulas, também. Além disso, você pode apostar em quadros e vasos de plantas para deixar o espaço ainda mais aconchegante e com a sua cara. Outra opção é uma parede lousa, que serve para escrever mensagens diárias ou desenhar. Enfim, na hora de montar o seu cantinho do café, o que importa é o seu toque pessoal, sem abrir mão da funcionalidade e do conforto.

Cantinho do café
Foto: HGTV Home
Mostrar comentários (5)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy