Descubra 20 maneiras de preparar café

1 875

Para quem é viciado, selecionamos 25 maneiras de preparar café e saborear a bebida mais popular do Brasil. Há quem não curta, mas quem gosta não vive sem um cafezinho, seja de manhã ou ao longo do dia.

Como existem os mais diferentes tipos de grãos e torras, os sabores são infinitos. Por exemplo, tem os fortes e aromáticos, ou os mais fracos para misturar com outras bebidas. Mas, não importa, quem é viciado em café nunca recusa. E basta aquele aroma no ar para a vontade bater forte. E claro que tomar café tem diversos benefícios. Por isso, confira a seguir 20 maneiras de tomar café sugeridas por baristas e apreciadores em geral.

imagem mostra café coado sendo servido na xícara como maneiras e tomar cafe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tradicional puro sem açúcar

O famoso cafezinho geralmente é coado e vai direto da garrafa para a xícara. Mas, para perceber o sabor dos grãos, é melhor tomá-lo puro, sem açúcar.

maneiras de preparar café, o espresso saindo da maquina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espresso, uma das maneiras favoritas de preparar café

Produzido em máquina, que deixa o café muito mais encorpado e ligeiramente cremoso, o famoso café espresso é o favorito da maioria dos apreciadores. Seu sabor depende do tipo de pó escolhido, mas é sempre mais marcante do que o tradicional. Hoje em dia existem diversas máquinas disponíveis para quem quer apreciar um bom espresso em casa. Pode ou não ser coberto com chantilly.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O famoso pingado da padaria

Esse tipo de café traz uma memória afetiva já que é o mais famoso no café da manhã dos brasileiros. Pode ser preparado em casa, mas é sempre encontrado em padarias e bares. Na verdade, é preparado com “um pingo” do tradicional café coado sobre o leite.

 

A clássica combinação Café com Leite

Neste caso, o café filtrado é misturado ao leite simples, em proporções iguais.

 

Solta uma Média

Este clássico da padaria é conhecido no exterior como Café Latte. Em resumo, seria a combinação de café espresso ou coado com leite vaporizado na máquina e uma fina camada de espuma. Sua textura tem que ser um pouco mais cremosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Das maneiras de preparar café: Macchiato é internacional

Seria uma evolução do pingado, só que ao invés de acrescentar leite normal, se coloca um pingo, ou seja uma macchia (mancha) de leite batido na máquina do espresso. Ou seja, fica mais cremoso. Variação: no lugar de leite use uma colher de chá de sorvete preferencialmente de creme, nata ou chocolate.

 

O mais suave: o americano

Há quem brinque chamando o americado de “cháfé”, por ser feito com mais água, o que o deixa mais fraco e ralo.

 

Cappuccino

Originalmente italiana, essa maneira de tomar café é muito apreciada no Brasil. Primeiro, é feita com café espresso e leite, na proporção: 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Entretanto, o toque final fica com cacau em pó ou canela polvilhada sobre o leite cremoso.

 

Das maneiras de preparar café: o Breve

Popular nos Estados Unidos, este tipo de café é mais difícil de encontrar por aqui. Isso porque é preparado com partes iguais de café espresso cremoso e creme de leite.

 

Mocha ou Mocaccino, outra delícia

Em resumo, é considerado um drink, uma vez que é feito com café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.

 

Outras maneiras de preparar café pelo mundo

 

O tropical Hawaiano

Neste caso, o café é misturado ao leite de coco e pode ser servido com pedras de gelo.

imagem mostra cafe com leite e gelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos mais saborosos, o aromático árabe

Essa versão da bebida é uma das mais aromáticas pois leva especiarias fortes em sua composição, entre elas o cardamomo e a canela.

 

O gelado Café Tailandês

Esta versão da bebida deve ser servida gelada. Por isso, é perfeita para os dias quentes. Primeiro, misture café forte com leite condensado mexendo bem. Em seguida, adicione cubos de gelo e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. É muito popular nas ruas e praias da Tailândia.

 

O refrescante Café solo con hielo

Nos dias quentes é comum na Espanha saborearem café puro com gelo, ou solo con hielo. Entretanto, esse tipo de preparo pode ser conservado em uma garrafa.

 

Maneiras de preparar café com bebidas

maneiras de preparar café como drink

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A versão caribenha de café é um drink

Primeiro, ao café bem forte acrescentam-se leite de coco, calda de açúcar, uma dose de rum, licor de café, gelo, creme de leite e finalize com meia dose de Martini.

 

O italianíssimo Café Amaretto

O nome já diz tudo: é uma mistura de café com licor Amaretto e creme de leite. Na Itália costumam tomar esse tipo de café depois das refeições por ser um ótimo digestivo.

 

O forte Irlandês, ou seja, o Irish Coffee

Simples, prepare o café espresso e acrescente uma dose de uísque com uma camada de chantilly. Mas, não esqueça que essa é uma das versões mais fortes da bebida.

 

Experimente ainda:

 

 

Café com limão

Intensifique o sabor do café com raspas de limão. Está é uma variação muito popular na Itália.

 

Café com leite de amêndoas

Essa é outra invenção italiana, mas agora do Sul do país. Em resumo, misture o café com leite de amêndoas e sirva com cubos de gelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maneiras de preparar café: como Milkshake

Delicioso e fácil de fazer: misture 3 xícaras de sorvete de creme, 1 xícara de leite integral bem gelado, 6 colheres de licor de café, 1/2 xícara de infusão de café extraforte ou espresso. Em seguida, bata tudo no liquidificador, acrescente calda de chocolate nos copos e sirva a bebida.

 

Para Veganos: substitua o leite tradicional por leites vegetais, tais como, de soja, de aveia, de coco entre outros.

 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy