Espada de São Jorge: aprenda como cuidar e fazer mudas de Sansevieria

3

A Espada de São Jorge (Sansevieria) é, de fato, uma planta linda. Além da estética, também vale observar que ela requer pouquíssimos cuidados, sendo portanto uma ótima amiga dos jardineiros iniciantes.

 

 

Como cuidar de Espada de São Jorge?

como cuidar de Espada de São Jorge Sansevieria
Pinterest

 

 

Primeiramente, estamos falando de uma planta muito versátil e fácil de cuidar. Isso porque além de exigir pouca atenção, a Sansevieria pode ser cultivada tanto na terra quanto na água. Caso opte pela segunda opção, as raízes ficam expostas e trazem um charme extra para vasos de vidro, colaborando com a decor do ambiente.

Suas folhas longas, verdes e manchadas logo identificam a Espada de São Jorge, que se destaca imponente em meio à decoração. Hoje em dia essa planta faz muito sucesso no Pinterest e nos blogs de decoração, pois é muito versátil e se adapta a ambientes bem variados.

 

cuidados com espada de são jorge
Pinterest

 

Também é uma boa planta para os jardineiros iniciantes, pois gosta de meia-sombra, pode suportar o contato direto com a luz solar e ainda tolera a luminosidade artificial de lâmpadas. Viu como é fácil? Basicamente, a Sansevieria se adapta a todos os lugares com maestria, quase camaleônica.

No que diz respeito à irrigação, essa planta não tolera o excesso de água, já que o mesmo apodrece suas raízes.  Portanto, escolha um vaso bem drenado e faça regas espaçadas, uma vez que é preferível o solo árido do que a umidade excessiva.

 

 

Significado

 

É dito que essa planta possui o poder de trazer proteção ao ambiente e afastar o mau-olhado. Para isso, deve ser mantida perto da porta de entrada.

Outra crença relativa à Espada de São Jorge é a da prosperidade, já que acredita-se que ela atraia coisas boas para aqueles que a cultivam. Pelo sim ou pelo não, vale à pena ter uma, afinal, quem resiste ao charme dessa plantinha?

 

É bom ter Espada de São Jorge no quarto?

espada de são jorge no quarto
Reprodução

 

Com certeza! Além de colaborar com a decoração, a Espada de São Jorge é uma das melhores plantas para se ter no quarto. Isso porque ela libera oxigênio à noite, além de servir para eliminar compostos como xileno, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e, por fim, tolueno do ar.

Pelos motivos mencionados anteriormente e também pela beleza única dessa planta, você certamente deveria ter uma na sua mesa de cabeceira. Aliás, ela fica linda decorando prateleiras ou cômodas dentro do quarto.

 

Como fazer muda de Espada de São Jorge?

como fazer mudas de espada de são jorge
Pinterest

 

Assim como a Peperômia Melancia, essa plantinha também é muito fácil de replantar e tirar mudas em casa. A melhor época de plantio para a Sansevieria são os meses entre maio a julho, por isso fique de olho no calendário para uma propagação de sucesso.

É possível tirar muda  de Espada de São Jorge de duas maneiras:

 

Propagação por rizoma

 

Em primeiro lugar, a forma mais tradicional. Para isso, basta cavar o solo e separar uma touceira das raízes que contenha pelo menos uma folha e também um pedacinho do caule (rizoma).

Depois é só transportar para um vaso com boa drenagem e pronto!

 

Sansevieria mudas e propagação
Pinterest

 

Muda de Sansevieria a partir das folhas

 

Além da forma tradicional, também é possível propagar a Espada-de-São-Jorge através das folhas.  Você só precisa cortá-las em pedaços de até 10 cm e enterrar em areia úmida. Feito isso, cubra com um saco plástico para manter a umidade e em poucos dias as raízes começarão a aparecer.

Veja como funciona na prática:

 

 

A Espada de São Jorge é tóxica ou venenosa?

espada de são jorge toxicidade
Pinterest

 

Por fim, uma notícia triste para quem tem pets ou crianças pequenas em casa. Infelizmente, a espada de São Jorge é tóxica. Ela contém substâncias de alta toxicidade, que podem causar irritação na mucosa e até dificuldade de respiração e mobilidade se ingerida por animais de estimação.

Mas saiba que isso não é motivo para se livrar da sua, embora seja preciso tomar cuidados redobrados. Mova a Espada de São Jorge para lugares de difícil acesso e fique de olho para evitar acidentes.

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy