Como amadurecer abacate: 5 truques para testar em casa

Muitas vezes, durante a compra, você acabou pegando um abacate verde e ficou com vontade de come-lo, mas o gosto não seria o mesmo. Parece sem solução e terá que comer a fruta sem estar na maneira ideal, mas, ao contrário do que pensam, é possível fazer com que amadureça mais rápido e assim, ser aproveitado da melhor forma e com o melhor sabor. Aprenda truques fáceis e saiba como amadurecer o seu abacate de forma eficiente.

Naturalmente, o abacate leva até seis dias para amadurecer completamente e estar no ponto ideal para o consumo, levando em consideração um clima ambiente, entre 25 graus. Em dias mais quentes, o processo pode ser mais rápido, como em dias frios poderá ser mais lento.

Para acontecer o processo natural, é sempre importante deixar fora da geladeira, pois pode desacelerar esse processo e irá demorar para o seu abacate ficar pronto para o consumo.

No processo natural, quando está maduro, a casca costuma ficar um verde escuro e menos brilhante. Se tiver um verde claro e brilhante, deixe amadurar mais alguns dias ou realize os truques abaixo.

+ Óleo de abacate nos cabelos acelera o crescimento e nutre profundamente

Truques para amadurecer abacate

Aprenda truques para amadurecer a sua fruta mais rápido e assim, aproveitar em uma refeição saborosa:

Coloque o abacate no sol

O calor faz com que o abacate amadureça mais rápido, por isso em cidades quentes, se o consumo não for rápido, pode acabar perdendo a fruta. Ou seja, o calor é uma boa forma de acelerar esse processo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para essa dica, basta colocar a sua fruta dentro de um saco de papel (pode ser um saco de pão simples) e coloque a fruta no sol. Deixe por algumas horas e vá observando para ver se seu abacate está amadurecendo. O clima da sua cidade irá influenciar na aceleração, podendo levar até 1 dia ou apenas algumas horas.

+ Hidratação com abacate: 5 máscaras caseiras para recuperar fios danificados e sem vida

Utilize o forno

Mais uma vez o calor sendo usado para acelerar o processo de amadurecimento do abacate. Para amadurecer ainda mais rápido, uma boa alternativa é colocar no forno e cozinhar a sua fruta.

Para fazer, basta embrulhar o seu abacate em um papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos em uma temperatura de 90 graus. Se por acaso passar o tempo, é só colocar na geladeira para interromper o processo de amadurecimento. Após esse período, já está bom para o consumo.

Use o micro-ondas para amadurecer o abacate

Também dá para usar o micro-ondas e aproveitar o calor para amadurecer a fruta. Ao contrário do forno, o processo é bem mais rápido e por isso, todo cuidado é pouco, pois pode passar e alterar completamente o sabor.

Não pode enrolar o abacate em alumínio, coloque sozinho dentro do micro-ondas e aperte 30 segundos (se o seu aparelho for muito potente, coloque apenas 15). Espere esse tempo, abra e espete com um garfo, se amoleceu já está pronto para o uso, caso contrário coloque mais 30 e vá repetindo esse processo até chegar no ponto ideal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aprenda truques para amadurecer o abacate (Foto: Unsplash)

Fruta madura junto com o abacate

Para amadurar o seu abacate, pode ser utilizado frutas climatéricas, ou seja, frutas que, assim como o abacate, também amadurecem depois da colheita. As melhores opções são bananas, mamão, maçã e entre outros.

Para acelerar esse processo, enrole uma banana ou maçã madura (a banana fica mais fácil para utilizar), em um papel alumínio e deixe-as juntos até que chegue no ponto de consumo. Esse processo pode diminuir os dias, de 6 para menos, mas ainda sim não é um amadurecimento instantâneo, mas conserva melhor o sabor.

Como amadurecer o abacate com farinha de trigo

Por fim, mais um truque para você testar em casa e amadurecer sua fruta mais rápido. Em um recipiente deposite seu abacate e coloque a farinha de trigo até que cubra a fruta inteira. Deixe de um dia para o outro, é necessário que fique 24 horas para que o processo acelere. Veja se chegou na consistência, se não, deixe por mais algumas horas.

Abri o abacate e estava verde, e agora? 

Bom, se você já abriu, os truques acima não vão te salvar e só terá que esperar o tempo fazer o seu processo. Mas, para que a fruta não estrague ou fique preta, você deve levar imediatamente para a geladeira. Feche novamente o abacate, se possível, enrole em um plástico filme para que fiquem grudados e leve para a geladeira.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Lá, deixe o abacate amadurecer naturalmente. Na geladeira o processo é mais lento, então, pode levar mais do que seis dias para que sua fruta esteja no ponto certo, contudo, sempre vá verificando se amoleceu ou não.

+ Abacate: 10 receitas que irão surpreender seu paladar

Receitas
Comentários (0)
Comentar