Chlorella ou spirulina? Veja as diferenças e os benefícios desses alimentos

0

A chlorella e a spirulina podem ser consideradas dois superalimentos. Isso porque elas contêm quantidades incríveis de vários nutrientes fundamentais para a nossa saúde. Estamos falando de vitaminas – essenciais para deixar cabelos, pele e unhas mais bonitos –, minerais e proteína.

Entre os benefícios que elas proporcionam, podemos citar, por exemplo, a redução dos níveis de colesterol e o combate aos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento.  Além disso, dão uma forcinha extra para quem quer emagrecer.

Apesar de todas essas características em comum, a chlorella e a spirulina não são a mesma coisa. A partir de agora, a gente te apresenta não apenas as diferenças entre elas, mas também suas vantagens e também algumas receitinhas para você incluir na dieta.

 

O que são chlorella e spirulina?

chlorella-ou-spirulina
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Em primeiro lugar, vamos falar da chlorella. Essa é uma alga unicelular que vive em água doce, rica em clorofila. Além disso, contém vitaminas A e do complexo B, e minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Já a spirulina, apesar do que muita gente pensa, é uma cianobactéria. É capaz de realizar fotossíntese, por isso, se parece tanto com as algas. Apresenta muitas fibras, vitaminas, minerais (como ferro, cálcio e magnésio), ácidos graxos e antioxidantes.

Uma substância abundante nos dois alimentos é a proteína, visto que representa entre 60% e 70% da sua composição. Essa propriedade, aliás, faz da chlorella, assim como a spirulina, complementos altamente recomendados para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

 

Benefícios da chlorella

benefícios da chlorella
Imagem: reprodução / Instagram

 

Essa alga tem alta concentração de receptores que regulam o metabolismo e fortalecem o sistema imunológico, e triptofano, que atua na produção da serotonina, o hormônio do bem-estar.

Ademais, a chlorella ajuda a acelerar o processo de cicatrização e recuperação de lesões. Contribui ainda para a saúde dos ossos e para eliminar toxinas do organismo. Tem ainda efeitos anti-inflamatórios. Por fim, seus antioxidantes e vitamina C combatem os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento das células.

 

Benefícios da spirulina

benefícios da spirulina
Imagem: reprodução / Instagram

 

A spirulina protege a saúde do coração, visto que reduz os níveis do colesterol ruim, e controla a pressão arterial. Assim como a chlorella, evita os efeitos dos radicais livres.

Além disso, estimula a renovação da pele, dos cabelos e das unhas, e auxilia na recuperação de processos inflamatórios, bem como previne contra doenças degenerativas.

Como possui uma quantidade elevada de ferro, a spirulina pode ser sua aliada se você precisar repor o ferro no organismo. Do mesmo modo, ajuda no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade.

 

Dicas de consumo

suplemento natural
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Você encontra a spirulina tanto quanto a chlorella em lojas e mercados de produtos naturais em versões como pó e comprimido. A dose recomendada varia de acordo com fatores como idade e condições de saúde. Por isso, o ideal é procurar um médico antes de começar a incluir os alimentos na dieta.

Além disso, elas são contraindicadas para grávidas, lactantes, crianças e alérgicos a fenilalanina.

 

Sugestões de receitas

Confira então algumas ideias para acrescentar a chlorella e a spirulina na alimentação.

Guacamole de chlorella

guacamole de chlorella
Imagem: reprodução / Nuts.com

Ingredientes

1 a 2 colheres de chá de chlorella em pó

4 avocados maduros (ou 1 abacate)

½ cebola em cubos pequenos

1 pimenta jalapeño sem sementes picada (opcional)

Suco de 1 limão

1 tomate grande em cubos pequenos

½ xícara de coentro picado

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, use uma tigela para amassar bem os avocados (ou abacate) com um garfo, como se fosse um purê. Se preferir, deixe alguns pedaços maiores ou, então, uma textura mais lisinha. Em seguida, adicione os outros ingredientes e misture bem. Sirva com nachos ou torradas.

Fonte: Nuts.com

 

Pudim de chia e spirulina

pudim de chia e spirulina
Imagem: reprodução / Lift and Flow

Ingredientes

300 ml de leite vegetal (amêndoas ou coco)

120 gramas de sementes de chia

1 colher de chá de spirulina

2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Em uma tigela, adicione o leite, o mel e a spirulina. Mexa bem até dissolver todo o pó. Depois, acomode as sementes de chia em uma taça ou pote de vidro e, em seguida, acrescente o líquido usando um coador. Sirva com coco ralado e frutas como morango, uva ou banana.

 

Smoothie detox de chlorella

smoothie detox
Imagem: reprodução / Delightful Mom Food

Ingredientes

Uma xícara de couve ou espinafre picados

2 fatias de abacaxi picadas

1 banana

2 rodelas de gengibre

350 ml de água de coco

1 ou 2 colheres de chá de chlorella

Modo de preparo

Primeiramente, coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Então, bata até obter uma mistura bem homogênea. Sirva gelado. Fique à vontade para incrementar a receita com sementes como chia e linhaça, por exemplo.

Fonte: Delightful Mom Food

 

Limonada de spirulina

limonada de spirulina
Imagem: reprodução / Choc and Juice

Ingredientes

1 litro de água

Suco de 4 limões

1 colher de sopa de spirulina

3 folhas de hortelã

Gelo

Mel ou adoçante a gosto

Modo de preparo

Use um liquidificador para bater todos os ingredientes. Por fim, adicione o gelo e as folhas de hortelã.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy