Wellness: saiba o que é e como adotar esse estilo de vida

0

Você já deve ter ouvido falar que beleza vem de dentro. Cada vez mais, esse jeito de pensar vem ganhando espaço na vida de pessoas que buscam o bem-estar como estilo de vida. O conceito Wellness é exatamente sobre isso: a prática traz uma visão holística sobre cuidar do corpo e da mente de forma integrada e, ainda, se beneficiar com isso de diversas maneiras.

Wellness - estilo de vida
Foto: Danielle Navratil/Clickphotoschool

O que é o conceito Wellness?

O Wellness não é, ainda, muito difundido por aqui, embora já esteja fazendo sucesso em diversos países. A prática vai além da atividade física como forma de cuidar do corpo. Ao contrário, está mais ligada ao autocuidado que aos exercícios físicos. Wellness se refere a um conceito amplo sobre bem-estar e envolve diferentes áreas, como autoconhecimento, trabalho, família e relacionamentos sociais, por exemplo.

Essa filosofia de vida, surgida na década de 1970, busca o bem-estar e a leveza como rotina, no dia a dia, e não apenas em momentos pontuais, como quando vamos à academia ou fazemos uma massagem relaxante. Charles Corbin, difusor do conceito, define Wellness como “A integração de todos os aspectos da saúde e aptidão (mental, social, emocional, espiritual e física), que expande o seu potencial para viver bem”.

Sendo assim, para ter um estilo de vida Wellness, você deve considerar as suas características pessoais e, assim, inserir hábitos diários que tragam equilíbrio e saúde. Atitudes saudáveis em todas as dimensões da vida garantem bem-estar, uma ideia cada vez mais necessária em um mundo cada vez mais agitado.

Bem-estar
Foto: Westend61

Quais são os benefícios?

Ter um estilo de vida mais saudável e conectado com a nossa essência tem inúmeros benefícios. O conceito Wellness tem a ver com qualidade de vida, pois, quando estamos alinhados àquilo que nos faz bem, vivemos de forma mais serena. A prática de atividades que proporcionam bem-estar não é uma ideia nova, mas nem sempre é fácil identificar aquilo que é adequado para cada um.

Segundo especialistas, hábitos, crenças e valores correspondem a 53% dos fatores que proporcionam longevidade. Portanto, o estilo de vida é o que influencia no seu bem-estar, pelo menos em mais da metade dele. Como benefícios da prática Wellness, não podemos deixar de falar em tranquilidade, equilíbrio mental e físico, lidar com as adversidades de forma leve, ter mais energia para as atividades diárias e, ainda, mais consciência corporal. Além disso, esse conceito tira o peso da atividade física com o objetivo de conquistar um corpo perfeito e traz o movimento como uma prática de saúde.

Wellnwss - conceito
Foto: Clínica da Saúde Curitibana

Como aplicar o Wellness na rotina?

Alimentação saudável, atividade física, espiritualidade, meditação, relaxamento, aprendizado e saúde emocional são algumas das áreas que se encaixam perfeitamente no conceito Wellness. Porém, como mencionado acima, é preciso considerar as características pessoais antes de sair por aí adotando hábitos. Apesar de saudável, nem tudo se conecta com o seu estilo de vida.

Se você quer ter um estilo de vida mais saudável e leve, entenda as suas necessidades e limitações e, então, aproveite os benefícios das práticas que irão proporcionar bem-estar emocional, mental e físico. Caminhe, corra, faça yoga, medite, beba uma taça de vinho enquanto prepara o jantar, faça terapia, leia um bom livro, estude algo que gosta, vá fazer uma massagem relaxante, esteja com quem você gosta, experimente terapias alternativas, conecte-se com a natureza ou escolha outras atividades que tragam qualidade de vida. Adote o estilo Wellness e viva bem.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy