Saiba qual é a melhor vitamina para cabelo, unha e pele
As vitaminas são de suma importância para o corpo humano e a falta delas podem trazer muitos problemas para a saúde. Elas podem ser adquiridas tanto pela alimentação, que é a forma correta, quanto por suplementação, quando há uma indicação médica. Além disso, o cabelo, pele e unhas precisam de vitamina específica, por isso, saiba quais são as mais importantes e como conseguir ingerir de maneira adequada.
Por que as vitaminas são importantes para cabelo, pele e unhas?
As vitaminas são importantes para manter a aparência e a saúde desses três aspectos, quando falta vitaminas, alguns problemas poderão surgir. São eles:
- Queda de cabelo;
- Cabelo mais seco e sem brilho;
- Dificuldade no crescimento;
- Cabelo ralo;
- Unhas fracas, quebrando com facilidade;
- Dificuldade no crescimento das unhas;
- Pele seca;
- Pela com rachaduras e descamação;
- Acne.
Esse são alguns dos sintomas sentidos quando a vitamina está em deficiente e por isso, é tão importante o consulto diário. Fique atenta aos sinais que seu corpo lhe dá, muitas vezes, esses sintomas podem aparecer ao mesmo tempo.
+ Fontes de colágeno: 7 alimentos para ter uma pele mais bonita
Que vitamina é boa para cabelo, unha e pele?
Biotina
Conhecida como vitamina B7 ou vitamina H e é importante para a saúde do cabelo e das unhas. Essa vitamina auxilia na prevenção de queda capilar e quebra das unhas. Além disso, também é associada ao crescimento saudável tanto da pele quanto das unhas. Para a pele, a biotina auxilia na produção de colágeno, afastando problemas como envelhecimento precoce.
Onde encontrar biotina?
- Fígado
- Gema de ovo
- Cogumelos
- Leguminosas (feijões, lentilhas, vagem, ervilha, grão-de-bico, soja e amendoim)
- Cereais integrais (aveia; arroz integral; quinoa; amaranto; cevada e centeio)
- Oleaginosas (amendoim e amêndoas)
+ O que é biotina e como ela ajuda no crescimento do cabelo e unhas
Omega-3
Possuí um efeito antioxidante muito importante para a saúde do cabelo, unhas e principalmente da pele. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que destroem o colágeno. O consumo do omega-3 auxilia na hidratação da pele e afasta o envelhecimento precoce.
Onde encontrar omega-3?
- Peixes (salmão, sardinha e atum)
- Frutos do mar
- Chia
- Linhaça
- Nozes
Vitamina A
Essa vitamina atua no combate a degeneração das células e por isso é tão importante o seu consumo. No cabelo, prevenindo a quebra capilar e auxilia na elasticidade. Já nas unhas, auxilia no fortalecimento e no crescimento. Por fim, na pele, a vitamina A, atua no combate a flacidez.
Onde encontrar vitamina A?
- Ovo cozido
- Cenoura crua
- Espinafre
- Manga
- Pimentão
- Ameixa
- Brócolis
- Melão
- Mamão papaia
- Tomate
- Manteiga
- Leite e derivados
Vitamina C
É a mais popular quando se trata da saúde da pele, do cabelo e das unhas. E o seu sucesso não é atoa, já que essa vitamina é de extrema importância para o corpo humano. A vitamina C, é antioxidante e por isso, afasta o problema da queda capilar, fortalece as unhas e previne o envelhecimento precoce das células, prevenindo o surgimento de rugas e linhas finas.
Onde encontrar vitamina C?
- Laranja
- Limão
- Goiaba
- Mamão
- Manga
- Abacaxi
- Caju
- Morango
- Mexerica
- Brócolis
- Couve
- Pimentão amarelo
+ 7 alimentos que aumentam a imunidade; veja como consumir
Qual é a melhor vitamina para cabelo, unha e pele: vitamina E
A vitamina E, auxilia no combate ao envelhecimento precoce, retardando o aparecimento das rugas e também auxilia na cicatrização de machucados da pele. Já no cabelo, estimula a circulação sanguínea e assim, promove um crescimento capilar e uma hidratação natural. Nas unhas, essa vitamina as mantém mais fortes.
Onde encontrar vitamina E?
- Amendoim
- Amêndoas
- Nozes
- Semente de girassol
- Gérmen de trigo
- Óleo de milho
- Óleo de soja
- Azeite de oliva
- Fígado
- Gema de ovo
- Vegetais de folhas verdes
Como ingerir as vitaminas?
A principal e mais recomendada é através da alimentação saudável. Um prato colorido e diversificado, irá entregar de maneira eficiente todos os nutrientes que o corpo precisa, sem necessidade de gastar com remédios de suplementação. Além disso, é importante também aliar com outros hábitos saudáveis, como a ingestão correta de água, prática de exercícios físicos e evitar o consumo de produtos industrializados.
A suplementação poderá ser inserida no dia a dia após um diagnóstico médico ou nutricional. Por isso, se deseja suplementar, consulte um nutricionista para fazer exames e saber qual vitamina está em falta no seu organismo. Não tente fazer a suplementação sozinha, pois vitaminas em excesso, podem causar intoxicação e trazer o efeito ao contrário do desejado.
+ Alimentos ricos em antioxidantes: quais são e como inserir na dieta?