Fontes de colágeno: 7 alimentos para ter uma pele mais bonita

O colágeno é uma proteína importante para manter a firmeza da pele, ossos e cartilagens

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Colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano para garantir a elasticidade da pele, sendo de grande importância no combate ao envelhecimento precoce. Assim como diversas células do corpo, com o passar do tempo, vão envelhecendo e diminuindo a sua capacidade. Entretanto, os maus-hábitos podem acabar acelerando esse processo e por isso, é importante cuidar da pele desde de jovem. Conheça mais sobre essa proteína e onde encontrar fontes naturais de colágeno para consumir.

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O que é colágeno natural?

Como citado, é uma proteína produzida pelo próprio corpo, para garantir a elasticidade da pele, o fortalecimento das unhas, musculatura e dos ossos dos seres humanos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 é necessário um maior cuidado com a saúde para retardar o envelhecimento e estimular as células que vão se deteriorando naturalmente, por isso, a ingestão de fontes de colágeno é tão importante.

Como repor colágeno naturalmente?

Apesar de haver cápsulas e suplementos de colágeno, a melhor forma e mais natural de repor o colágeno que é perdido naturalmente, é através da alimentação. Diversos alimentos contém boas doses dessa proteína, que ajudam o corpo a prevenir o envelhecimento. Conheça agora os alimentos que são ricos nessa proteína para você adicionar na sua alimentação:

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As melhores fontes de colágeno (Foto: Freepik)

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é importantíssima para a saúde da pele e é uma das principais para prevenir o envelhecimento precoce. Essa vitamina estimula a produção de colágeno e ajuda a manter a firmeza da pele, afastando problemas como rugas e linhas de expressão. Os alimentos ricos em vitamina C são:

  • Frutas cítricas como: laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi;
  • Outras frutas como: goiaba, mamão, caju e kiwi;
  • Frutas vermelhos: morango, cereja, melancia, framboesa, amora e açaí;
  • Vegetais e folhas: couve, espinafre, agrião e repolho, couve-flor, pimentão, brócolis, ervilha e pimentão cru.

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Proteína animal

Para os carnívoros, é possível encontrar alimentos ricos em colágeno para adicionar na alimentação. Conheça quais são:

    • Carne vermelha: a carne bovina é rica em colágeno natural, especialmente nas suas cartilagens. Já a carne de porco, as suas principais fontes de colágenos estão na pele e também nos ossos. Outras partes da carne vermelha também possuem colágeno, mas em uma menor quantidade do que nas partes citadas, segundo o site Tua Saúde;
    • Carne branca: o frango também é rico em colágeno, especialmente na parte dos ossos, cartilagens e nos pés. Já os peixes, são a melhor forte de colágeno vindo de proteína animal, principalmente os de água doce, que possuem uma grande quantidade.
  • Gelatinas: não é uma proteína, entretanto muitas pessoas não sabem, mas a gelatina é feita através da cartilagem e ossos de todos os animais citados acima (porco, frango, peixe, boi) e é na cartilagem que se concentra a maior fonte de colágeno vindo de proteína animal, ou seja, a gelatina é um ótimo alimento para a pele.
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Fontes de colágeno (Foto: Freepik)

Evitar maus hábitos

Os maus hábitos destroem as células de colágeno no corpo, acelerando sua deterioração. Para que isso não ocorra e que consiga prevenir os malefícios causados pela falta do colágeno é necessário começar uma rotina saudável:

  • Consumir alimentos ricos em colágenos e outras fontes de vitaminas e nutrientes;
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados;
  • Ingerir a quantidade ideal de água para o seu peso;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Para de fumar;
  • Adquirir uma rotina de skincare e usar proteção solar todos os dias.

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O que a falta de colágeno pode causar?

O colágeno não é importante apenas para a pele e prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão, mas também é importante por manter a saúde dos ossos, articulações, tendões e musculaturas em dia. Deixando-os mais fortes e evitando problemas como enfraquecimento dos ossos, articulações e entre outros citados anteriormente. Mas, os primeiros sinais da falta de colágeno na pele é a flacidez e celulites e nos ossos e articulações, são lesões ocasionadas por tarefas simples do dia a dia.

Como fazer a suplementação?

Geralmente, não é necessário fazer nenhuma suplementação do colágeno e sim adicionar boas fontes dessa proteína na sua rotina, com a alimentação balanceada. Mas se deseja fazer a suplementação, é importante buscar a ajuda de um médico e jamais tentar fazer uma mudança sozinha. Pois, somente um especialista irá verificar se é necessário entrar com uma suplementação e indicar a dose correta para você.

Além disso, para estimular essa proteína na pele, existem procedimentos estéticos com aplicações de substâncias na organismo. Essa substância só podem ser injetadas por um dermatologista, que avaliará se no seu caso, realmente é necessário esse procedimento.

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