10 benefícios da beterraba: Melhora vida sexual e previne doenças

A beterraba é uma raiz que trás muitos benefícios à saúde e também é conhecida por sua versatilidade. Com uma simples raiz, podemos fazer sucos, saladas cruas ou cozidas, rica em nutrientes e vitaminas. Além disso, não é uma raiz cara, sendo assim, de fácil acesso e com muitos benefícios. Contudo, caso nunca tenha experimentado, vale destacar que, o gosto é adocicado.

conheça os benefícios da beterraba (Foto: Pixabay)

Mas, quais são os benefícios da beterraba?

Essa raiz, como dissemos anteriormente, é muito poderosa, pois contém inúmeros nutrientes e vitaminas.

Melhora pressão arterial

Em primeiro lugar, essa raiz contém bastante nitrato e quando ingeridas, se converte em óxido nítrico no fluxo sanguíneo e isso faz com que seja reduzido a pressão arterial, consequentemente, trazendo benefícios à saúde do coração.

Segundo o Instituto do coração da Austrália, o resultado dos estudos que fizeram com homens adultos com sucos de beterraba, foram: O suco de beterraba diminui a pressão arterial em homens quando consumido como parte de uma dieta normal em adultos saudáveis ​​de vida livre.

Glóbulos vermelhos

Além disso, por conter ferro e o ácido fólico, a raiz melhora o sangue, aumentando a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Contudo, a quantidade de ferro presente neste alimento é pouco para combater sozinho a anemia, porém, auxilia na prevenção da doenças.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Melhora o condicionamento físico

A beterraba é um ótimo aliado para quem pratica exercícios físicos de média e alta intensidade. Ao consumir o suco antes do treino, por ter alta concentração de nitrato, ela leva mais nutrientes e oxigênio aos músculos, ou seja, retarda a exaustão causada por exercícios intensos.

Melhora a imunidade

Rica em zinco, essa raiz tem o poder de aumentar a imunidade do sistema imunológico, essencial para prevenir gripes ou resfriados ou infecções.

Foto: Pixabay

Previne colesterol, triglicérides e diabetes

Apesar de ser um carboidrato, a beterraba tem baixo índice glicêmico, demorando assim, para se tornar açúcar no sangue, previvindo as doenças citadas. Portanto, se combinada com uma refeição saudável, a beterraba pode auxiliar na prevenção de acidentes vasculares.

Previne doenças degenerativas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Rico em antioxidantes, Vitamina C e do Complexo B, auxilia na saúde do cérebro, combatendo doenças como o Alzheimer e Parkinson, por exemplo. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, fazendo com que, trabalhe de maneira mais saudável.

Melhora a digestão e é boa para tireoide

Por ter grandes quantidades de magnésio, sódio e cálcio, essa raiz auxilia na digestão. Apesar disso, o iodo é benéfico para a tireoide.

Melhora o sexo

Boro ajuda na produção de hormônios sexuais, que é encontrado em grande quantidade na beterraba. E como citamos anteriormente, por melhorar o fluxo sanguíneo do corpo em geral, ou seja, também melhora a circulação de sangue nos órgãos genitais, ajudando na ato sexual.

Fortalece os ossos

Comer beterraba regularmente auxilia na prevenção de osteoporose e doenças que acometem os ossos, pois é rica em sílica, que faz o corpo utilizar o cálcio de maneira correta. Além de conter outros nutrientes que citamos acima, como magnésio, Vitamina C, Complexo B e ácido fólico.

Aliada das grávidas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O ácido fólico é essencial para a formação da formação medula espinhal de um feto, portanto, previne doenças na nova vida que está sendo gerada. Já nas grávidas, a beterraba pode auxiliar no combate a pressão alta, que é comum durante a gestação.

Como consumir?

Foto: Pixabay

Como já dissemos anteriormente, a beterraba é uma raiz bem versátil. Ela pode ser consumida crua como salada, ou cozinha, também como salada ou fazer um suco delicioso. Contudo, caso você não sabe como preparar um suco da raiz, confira posteriormente algumas receitas.

Receitas de sucos

Foto: Freepik

Suco de beterraba com limão

  • 1 beterraba pequena;
  • 1 limão galego;
  • 4 colheres de açúcar;
  • 1 e 1/2 copos de água.

Modo de preparo:

  • Primeiramente, descasque a beterraba e corte grosseiramente, reserve. Descasque o limão corte e retire todas as sementes. Por fim, bata tudo no liquidificador e coe bem, se quiser pode acrescentar cenoura. (Por: Tudo Gostoso)

Suco de beterraba com cenoura

  • 1 cenoura média picada sem cascas;
  • 1/2 beterraba sem casca fatiada;
  • 1/2 garrafa de água mineral gelada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo. Acrescente cubos de gelo e beba em seguida sem coar. Se quiser, adoce com mel. (Por: Mundo boa forma)

Com laranja

  • 1 beterraba pequena sem casca cortada em fatias;
  • 1/2 pote de iogurte natural desnatado;
  • suco de 1 laranja;
  • 100 ml de água gelada.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata todos os ingredientes descritos no liquidificador até incorporar. A textura é cremosa. Sirva em seguida. Se quiser, adoce com mel. Não precisa coar. (Por: Mundo boa forma)

Com Abacaxi

  • 1/3 abacaxi sem casca;
  • 1/3 beterraba;
  • água gelada.

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o abacaxi, a beterraba e 1 copo de água. Bata tudo, complete com água até 500ml e por fim, bata novamente até ficar homogêneo. (Por: Menu Criativo)

Fontes: Minha Vida, UOL, Biblioteca nacional de medicina (Austrália) e Tua Saúde.

Comentários (0)
Comentar