Uvaia benefícios: saiba como aproveitar o melhor da fruta

0

Uvaia é uma espécie de fruta brasileira, nativa da mata atlântica, que é cultivada em diversos estados mas que não faz parte da rotina de diversas pessoas. Pode ser encontrada também pelo nome de ubaia e é comercializada em hortifrúti ou em grandes mercados. Costuma ser mais cara do que outras frutas, já que estragam com muita facilidade. Conheça mais sobre essa fruta pouco conhecida entre os brasileiros e os benefícios da uvaia.

O que é e quais são os benefícios da uvaia

É uma fruta cítrica com casca amarela, que pode ser aveludada ou lisa, encontrada com maior facilidade nos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, onde são cultivadas. A árvore da uvaia, pode chegar até 13 metros de altura, florescendo nos meses de agosto e setembro e os frutos entre setembro e janeiro.

A fruta é rica em diversas vitaminas e nutrientes. Saiba quais são os benefícios do consumo:

1- Aumenta a imunidade: a fruta é rica em vitamina C, um nutriente importante para manter o sistema imunológico saudável e funcionando corretamente. Com isso, a uvaia ajuda a prevenir doenças como gripes e resfriados.

2- Previne o envelhecimento precoce: outro benefício proporcionado pela concentração de vitamina C, é a prevenção do envelhecimento. Essa vitamina estimula a produção natural de colágeno da pele, que é importante para manter a elasticidade e firmeza da pele, prevenindo assim rugas e linhas de expressão.

3- Rica em betacaroteno: é um nutriente de extrema importância para o corpo. Assim como a vitamina C, o betacaroteno estimula a produção de colágeno, ajudando além do envelhecimento precoce, mas mantendo a saúde das articulações, músculos e ossos. Outro ponto positivo é que, esse nutriente reforça ainda mais a imunidade.

4- Faz bem para os olhos: a uvaia é rica em vitamina A, que é importantíssima para a saúde dos olhos. Essa vitamina protege das luzes, raios solares, bactérias e entre outras lesões causadas por agentes externos.

5- Faz bem para a pele: outro benefício da uvaia proporcionada por sua grande quantidade de vitamina A. Esse nutriente combate os radicais livres e repara as células, aumentando a aparência da sua pele. É um ótimo aliado das pessoas que estão com acne.

6- Previne doenças do coração: esse benefício não vai para o consumo da fruta e sim da folha. O chá da folha de uvaia é capaz de diminuir o colesterol ruim e controlar a pressão alta, afastando problemas cardíacos.

+ Uvas congeladas: conheça o snack saudável e como fazer

Como consumir

É uma fruta extremamente cítrica, assim como limão, diversas pessoas não conseguem consumir in natura. Mas é possível consumir em geleias, doces, sucos, sorvetes e o chá da folha. Com isso, não é recomendado servir a fruta pura para crianças ou para pessoas com problemas com alimentos cítricos. Mas no geral, não possui contraindicação de consumo.

Veja algumas formas simples para começar a consumir a uvaia.

Chá de folha de uvaia

Chá de folha de uvaia
Conheça os benefícios da uvaia – Foto: Unsplash

 Ingredientes

– 2 folhas frescas da fruta
– 1L de água

Modo de preparo

1- Deixe ferver a água em um canecão e quando levantar fervura acrescente as folhas;
2- Tampe e deixe descansar por 10 minutos antes do consumo;
3- Pode adoçar com mel;
4- Por dia, é recomendado no máximo duas xícaras do chá.

Geleia de uvaia

geleia uvaia
Conheça os benefícios da uvaia – Foto: Unsplash

 Ingredientes

– 1 l de uvaia batidas coadas
– 200 ml de água
– 800 g de açúcar cristal

Modo de preparo

1- Adicione o líquido coado de uvaia no liquidificador;
2- Em panela própria ( cobre ou inox ) adicione o liquido obtido, junte o açúcar;
3- Leve ao fogo médio, mexendo, até o ponto de geleia;
4- Envase ainda quente em vidros esterilizados.

Por: Tudo Gostoso

Mousse de Uvaia

uvaia benefícios
Conheça os benefícios da uvaia – Foto: Unsplash

 Ingredientes

– 2 potes de iogurte
– 200 g de uvaia
– ½ xícara (chá) de água
– 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor
– 1 lata de creme de leite
– Açúcar a gosto

Modo de preparo

1- Ferver a água e as uvaias já descaroçadas;
2- Escorra e aproveite a água para derreter a gelatina em banho-maria;
3- Bata tudo no liquidificador;
4- Coloque numa travessa e deixe gelar por pelo menos 4 horas;
5- Sirva gelado.

Por: Ana Maria Braga

+ Caipirinha diferente: aprenda 4 receitas para fugir do tradicional

Fontes:

[Fruta uvaia é pouco conhecida, mas cheia de benefícios!. Conquiste sua Vida. Disponível em: <https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/fruta-uvaia-e-pouco-conhecida-mas-cheia-de-beneficios-conheca-os-principais_a12019/1>. Acesso em: 26, outubro e 2021]

[Uvaia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/uvaia.htm>. Acesso em: 26, outubro e 2021]

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy