Unha-de-gato: Descubra para que serve e como fazer o chá

A planta Uncaria tomentosa, popularmente conhecida como unha-de-gato é medicinal e utilizada há milênios. É uma erva nativa da America central e do Sul e é encontrada na Amazônia. Como citado anteriormente, é usada há milênios e estudos mostraram que os INCAS usavam essa planta.

A unha-de-gato crescem como trepadeiras em volta de vinhas e possuí espinhos curvados. Além disso, as folhas são verdes e tem um caule marrom avermelhado. Apesar de parecer uma simples folha, contém muitos benefícios.

Descubra quais sãs os benefícios desta erva milenar (Foto: Unsplash)

 

Para que serve

Descubra quais são os benefícios que a unha-de-gato pode trazer para nossa saúde.

Anti-inflamatório

Em primeiro lugar, saiba que a erva é um fitoterápico por causa do poder anti-inflamatório. Por esse motivo, é indicada para combater os sintomas de quem sofre com artrite reumatoide e osteoartrite.

Isso acontece pelo fato de ser rica em flavonoides, que age como antioxidante. Além disso, é usada para a fabricação de remédios anti-inflamatórios.

Antioxidante

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como citado anteriormente, por conter uma boa quantidade de flavonoides, é antioxidante. Combate o envelhecimento precoce e mutação celular por expulsar os radicais livres.

Diurético

Por fim, a unha-de-gato tem propriedades diuréticas, ou seja, ajuda quem sofre com problemas como retenção de líquido. Além disso, o consumo do chá ajuda na hidratação.

Como consumir

Tanto a casca, raiz e a folha são próprias para o consumo. Entretanto, pode ser comprada em cápsulas também. O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza gratuitamente cápsulas e o comprimido. Caso queira comprar, encontra-se em casas de alimentação natural e no mercado.

Como consumir (Foto: Unsplash) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chá

Primeiramente, aprenda a fazer o chá de unha-de-gato.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  1. Em primeiro lugar, ferva um litro de água;
  2. Adicione uma colher de sopa de folha triturada;
  3. Quando ferver, desligue o fogo;
  4. Deixe descansar;
  5. Por fim, coe e sirva.

No lugar da folha, pode ser substituída por cascas e raízes.

Quanto consumir?

Afinal, quanto eu posso consumir? O chá não deve ultrapassar duas xícaras diárias, num espaço de 8 e 8 horas. A cápsula de duas até três ao dia e o comprimido de 350 g duas vezes ao dia.

Quais são os efeitos colaterais e contraindicação (Foto: Freepik)

Contraindicações

Nem todas as pessoas podem consumir a unha-de-gato, descubra agora se você pertence ao grupo. Contudo, se você faz parte do grupo e deseja tomar, busque ajuda de um médico ou nutricionista.

  • Grávidas e lactantes;
  •  Doenças autoimunes como esclerose.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Efeitos colaterais

Por fim, saiba que pode ocorrer alguns efeitos indesejados. Como por exemplo: diarreia, náuseas, prisão de ventre. Além disso, se consumido em excesso, pode causar um efeito anticonceptivo. Se sentir alguns desses sintomas, suspender o uso.

Se você gosta de chá, descubra também os benefícios do chá de sene.

Comentários (1)
Comentar