Trepadeiras: aprenda a cultivar dentro e fora de casa

1

As plantas trepadeiras são comuns em muros, pergolados e em paredes. Atualmente, essa planta ganhou um espaço na decoração do ambiente dentro de casa. Instant personal cash loans in California. As trepadeiras embelezam o ambiente subindo pelas paredes e se espalhando por toda extensão. São simples de serem cultivadas e existem diferentes espécies para você escolher.

Quais são os tipos mais comuns de plantas trepadeiras?

Conheça posteriormente alguns tipos de trepadeiras e saiba qual é o local ideal para cada uma!

Unha-de-gato

É a mais comum das trepadeiras externas. A unha-de-gato não pode ser colocada em paredes simples por causa da umidade, por isso é usada apenas para revestir muros. Além disso, precisa da luz solar para desenvolver. Essa planta não é indicada para área interna.

trepadeiras 1
@gardens_and_architecture (Foto: Reprodução/Instagram)

Trepadeira-castanha

É outra espécie da planta que é ideal para cobrir muros por completo. Diferente da primeira, pode ser cultivada dentro de casa, ideal para quem deseja ter uma trepadeira em uma área sombreada. Essa planta contém uma substância pegajosa que alimenta pequenas formigas. Ela não se fixa na parede, portanto precisa de um fio de nylon para se enrolar e crescer na direção quer deseja.

trepadeiras 2
@sarl_babylon_ (Foto: Reprodução/Instagram)

Heras

Se você mora em uma região mais fria, é a opção de trepadeira ideal para sua casa. Entretanto, se desenvolve na luz solar, podendo receber meia-sombra. Suas folhas com um tom de verde e branco, dão ao ambiente uma nova decoração e pode ser cultivada em vasos dentro de casa.

trepadeiras 3
@minhacasa.erc (Foto: Reprodução/Instagram)

Tumbérgia sapatinho

Uma espécie de trepadeira bem florida e perfeita para colorir a sua casa. É cultivada geralmente em pergolados, em que as flores se espalham sobre o teto do pergolado e ficam “caídas”, proporcionando um lindo visual. A tumbérgia necessita de luz solar plena para se desenvolver.

trepadeiras 4
@ideafix.mag (Foto: Reprodução/Instagram)

Ipoméia rubra

É a trepadeira ideal para quem mora em lugares muito quente, já que a impoméia é sensível ao frio. Por necessitar bastante de luz solar, é ideal para áreas externas, colorindo o ambiente com suas flores rosadas que nascem entre a primavera e verão. É uma planta que necessita de bastante água.

trepadeiras 5
@brunooliveirapaisagismo (Foto: Reprodução/Instagram)

Alamanda

É uma trepadeira originaria do Brasil e ideal para cultivar em cidades com altas temperaturas e umidade. Conhecida também como dedal-de-dama, a trepadeira cresce por estaquia dos galhos e suas flores amarelas decoram o ambiente. A alamanda deve-se ser cultivada na área externa da casa para receber luz solar.

trepadeiras 6
@jardimdaro (Foto: Reprodução/Instagram)

Jade azul e vermelha

Outra trepadeira ideal para quem busca colorir o ambiente e decorar a área externa da casa. É uma planta tropical, que necessita de muita umidade e não sobrevive ao frio. Ou seja, ideal para quem mora em uma cidade muito quente e com o inverno menos rigoroso. As flores azuis atraí beija-flor, deixando o jardim ainda mais lindo.

A vermelha também deixa o ambiente mais lindo e precisa de luz solar para sobreviver. Sensível ao inverno, suas flores são um vermelho radiante. São lindíssimas para decorar pergolados.

trepadeiras 7
@br.flora (Foto: Reprodução/Instagram)
trepadeiras 8
@nellacasadiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Rosa trepadeira

A beleza desta trepadeira é inegável, suas flores rosadas deixam o ambiente lindo. Ao contrário de algumas trepadeiras, essa é ideal para regiões frias. Para crescerem, precisa de alguma sustentação e suas flores crescem entre a primavera e o outono.

trepadeiras 10
@adrianogronardpaisagismo (Foto: Reprodução/Instagram)

Inspirações de trepadeiras internas

Confira inspirações de como decorar o ambiente interno com trepadeiras. Lembre-se que as plantas precisam de sol, por isso, escolha um ambiente que entre luz solar.

Para separar um ambiente de uma maneira natural:

trepadeiras 9
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Na tela de proteção também fica lindo para trazer uma cor para o ambiente:

trepadeiras 11
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Caso não queira pendurar sua trepadeira ou deixar crescer em uma parede, colocar em um vaso pode deixar o ambiente lindíssimo:

trepadeiras 12
@espacodasflores_ (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma maneira bem comum é deixar a trepadeira crescer na parede. Para desenhar o local onde você quer que ela cresça, utilize um fio de nylon.

trepadeiras 13
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Mais uma inspiração da planta trepadeira na parede interna da casa:

trepadeiras 14
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Como cuidar corretamente de trepadeiras?

Para que sua trepadeira fique linda e saudável, é preciso ter alguns cuidados necessários.

  • Caso opte por colocar as trepadeiras dentro de casa, deixe em um local que entre luz solar. A maioria das trepadeiras necessitam do sol para ficarem saudáveis e crescerem. Se for na área externa, escolha uma parece que tenha boa iluminação.
  • Podar é necessário, por isso, sempre pode para ela crescer mais rápido e saudável. Caso não saiba como fazer a poda correta, não existe em contratar um especialista para manter a saúde da sua planta.
  • Não esqueça de regar, principalmente se você mora em uma cidade com o clima seco.

Veja alguns vídeos para cuidar da sua trepadeira perfeitamente:

Fonte: Revista Casa Jardim

Leia também outros artigos relacionados: 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy