Bucha vegetal: uma opção natural para a rotina de beleza e para o lar
A bucha vegetal é uma opção natural e sustentável que tem feito sucesso no mundo da beleza. Ela serve tanto para a rotina de skincare quanto para a limpeza da casa e traz inúmeros benefícios para a saúde. Descubra tudo:
O que é a bucha vegetal?
Primeiramente, chamamos de bucha vegetal a a planta trepadeira que pertence ao gênero Luffa. Ela é muito comum no mundo todo e, quando verde, se assemelha a um pepino. É depois de seco que o fruto dessa trepadeira se transforma na tão amada buchinha natural.
Apesar de não ser nenhuma novidade, recentemente ela ganhou mais atenção junto ao movimento por uma vida mais sustentável. Isso porque essa alternativa é 100% biodegradável e perfeita para substituir esponjas de banho ou de cozinha, que geralmente são feitas de plástico.
É muito fácil encontrar essa opção em feirinhas de produtores naturais, mas diversos e farmácias também vendem versões embaladas. Hoje em dia algumas marcas como Positi.va, Sveda e Slow também abraçam a bucha vegetal como carro chefe em seus produtos.
Benefícios
Além de servir como uma esponja, a versão natural apresenta muitos benefícios tanto para a pele quanto para o planeta. Veja alguns dos mais incríveis:
- A bucha vegetal ajuda a esfoliar a pele e pode ser usada seca ou no banho;
- Estimula a circulação e, portanto, reduz a aparência da celulite;
- É mais barata e rende mais do que as demais, pois uma única bucha pode ser cortada em vários pedaços;
- A planta é versátil e faz sucesso na rotina de skincare e também nos cuidados para a casa;
- Não polui e pode ser descartada novamente na natureza;
Como usar a bucha vegetal
Por fim, a parte mais importante. É muito fácil usar a bucha vegetal, já que ela pode substituir qualquer outra esponja que você tenha em casa. Contudo, o grande truque é lembrar de amaciar a sua antes do primeiro uso. Assim ela fica mais confortável ao toque e a transição é mais tranquila.
No mais, existem muitas formas diferentes de usar a sua bucha natural.
No banho
Para usar durante o banho, por exemplo, basta cortar um pedaço do tamanho desejado, amaciar e deixar no box. Na hora da higiene pessoal é só molhar a buchinha, passar o sabonete e “amassar” até formar espuma. Depois massageie suavemente pelo corpo e pronto. E por último, não esqueça de lavar bem e guardar o item em um local onde possa secar completamente.
Na esfoliação
Assim como na dica anterior, é possível usar a bucha vegetal para fazer uma esfoliação durante o banho, com sabonete. Para isso, basta seguir o passo a passo que ensinamos e aplicar um pouco mais de força enquanto massageia.
Por outro lado, para quem prefere uma esfoliação a seco é só não molhar a bucha. Basta aplicar normalmente sobre a pele, esfregando. Pode parecer estranho para quem nunca fez isso antes, mas essa é uma prática bem comum principalmente entre as orientais.
Para lavar a louça
Em terceiro lugar, outra dica bem bacana que prova toda a versatilidade da bucha natural. Na cozinha, ela pode substituir as esponjas plásticas e possui uma durabilidade também superior. Basta amaciar antes do primeiro uso e, na hora de lavar suas louças, molhar bem a buchinha e adicionar o detergente. Amasse até fazer espuma e proceda com a lavagem.
No início é comum estranhar, já que geralmente esse tipo de produto produz menos espuma. Contudo, a prática leva a perfeição e os adeptos conseguem os mesmos resultados com a versão natural.
Quanto tempo dura uma bucha natural?
Por fim, a durabilidade desse tipo de produto também chama atenção. Ainda que seja mais durável do que uma esponja de louças, por exemplo, ela dura menos que a versão de banho. O ideal, de acordo com dermatologistas, é descartar após 2 meses de uso.
Mas, para isso, é fundamental lavar bem, eliminar todos os resquícios de sabonete e deixar a bucha vegetal secar completamente entre os usos. Se for mais fácil, você pode cortar 2 pedacinhos, para garantir que um seque enquanto o outro está em uso.
Fácil, barato e sustentável.