Qual terapia devo fazer? Conheça cinco tipos e escolha a sua

2

A saúde mental tem sido uma preocupação para grande parte das pessoas e a psicoterapia é uma grande aliada quando falamos nesse tema. Por meio da escuta, terapeutas nos ajudam a lidar melhor com dificuldades emocionais e problemas psicológicos que, muitas vezes, nos atrapalham. Existem diversos tipos de terapia, mas todas elas têm como fundamento promover o autoconhecimento e proporcionar mais qualidade de vida.

Terapia
Foto: Reprodução/Bridgemi

Para que serve a psicoterapia?

Entre os diversos tipos de terapia existentes, há uma coisa em comum: todas têm o objetivo de nos ajudar a lidar melhor com os problemas e as dificuldades que desenvolvemos ao longo da vida devido a acontecimentos que, muitas vezes, causam traumas emocionais e psicológicos. Por meio da fala, somos guiados pelo terapeuta à observação de tudo aquilo que atrapalha nosso desenvolvimento pessoal e nosso bem-estar. Por isso, a psicoterapia é uma das melhores e mais eficientes práticas de autocuidado que existem.

O autoconhecimento é o principal ponto que a psicoterapia aborda. Além disso, ela atua no tratamento de doenças como depressão, ansiedade, anorexia, estresse, esquizofrenia e outros transtornos mentais como transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), por exemplo. Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia, inclusive crianças, e ela não serve apenas para tratar doenças. O acompanhamento psicológico é um grande aliado para lidarmos melhor com todas as questões internas.

Conheça cinco tipos de terapia

Tipos de terapia
Foto: Pixabay

Com tantas questões inerentes à mente humana, a psicologia conta atualmente com diferentes abordagens para atender à demanda. No entanto, além de se identificar com o terapeuta, é importante que os métodos também estejam de acordo com aquilo que buscamos. Hoje em dia, a psicoterapia pode ser feita presencialmente ou online com preços que variam de acordo com a experiência do profissional e do tipo de abordagem. Conheça cinco tipos de terapia e escolha a sua:

Psicanálise

O neurologista e psiquiatra Sigmund Freud foi o responsável pela criação do mais famoso entre os diversos tipos de terapia existentes. Segundo ele, quando acessamos o inconsciente, muitos problemas desaparecem. Isso porque, dessa forma, entendemos as causas das aflições e isso nos leva a ressignificá-las. Na psicanálise, o paciente é conduzido a verbalizar tudo que vem à mente e o trabalho do terapeuta é auxiliar na compreensão do que cada pensamento representa. Geralmente, é uma terapia longa, que pode durar meses e até anos.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Diferentemente da anterior, a Terapia Cognitivo-Comportamental, também conhecida como TCC, aborda o comportamento e não o inconsciente. O trabalho do terapeuta é atuar sobre os pensamentos disfuncionais que refletem no cotidiano e nos levam a problemas comportamentais. Assim, por meio de uma espécie de treino mental, a TCC nos leva a modificar crenças distorcidas e limitantes e a lidarmos melhor com tudo aquilo que nos atrapalha na realização de atividades normais. É mais rápida e dura de seis meses a um ano, em média.

Terapia de Casal

Quando o casal não consegue resolver sozinhos os problemas da relação, a Terapia de Casal pode ajudar. Esse tipo de terapia tem uma abordagem sistêmica e, por isso, foca nas relações entre as pessoas. Também é uma terapia de acolhimento, em que as discussões intermináveis são mediadas pelo terapeuta, que estimula a reflexão para a busca de soluções. O objetivo principal é promover uma comunicação positiva para que o casal tome decisões em conjunto. Geralmente, o tratamento é breve: leva em torno de quatro a cinco meses.

Terapia - tipos
Foto: Reprodução/DNA Índia

Terapia Humanista

Outro tipo de terapia bastante difundida é a Humanista, que tem como foco a autoestima do paciente. O objetivo desse tipo de terapia é ajudar a desenvolver a aucoaceitação incondicional para que possamos alcançar nosso potencial máximo. É uma terapia de acolhimento e de motivação, que se concentra nas emoções positivas e nas escolhas pessoais. O tempo de tratamento dessa abordagem varia. Isso porque questões pontuais podem ser resolvidas em poucas sessões, enquanto questões mais complexas podem demorar mais.

Psicodrama

O Psicodrama é um dos tipos de terapia que se aplicam muito bem a adultos e crianças. Isso porque essa abordagem terapêutica é fundamentada no teatro espontâneo, que usa a ludicidade para promover o olhar para dentro a partir de outros pontos de vista. O processo foca na autoconfiança e na melhoria dos relacionamentos. Para as crianças, traz grandes benefícios ao abordar os sentimentos e comportamentos com criatividade e espontaneidade. O tempo de tratamento também varia de acordo com as questões internas de cada paciente.

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy