Teste de mecha: descubra a importância e aprenda como fazer em casa

Antes de descolorir, tingir ou alisar quimicamente os cabelos, é indispensável fazer um teste de mecha. Com certeza você já ouviu falar dele, mas ainda assim muitas mulheres ignoram essa etapa fundamental.

Na sequência, você vai entender melhor a importância desse passo para a segurança dos seus fios:

 

O que é e para que serve

Primeiramente, chamamos de teste de mecha o procedimento que avalia a saúde dos cabelos e garante o efeito do produto nos fios. Assim, ele é uma etapa fundamental para garantir que o resultado será como esperado, sem comprometer os cabelos ou, pior ainda, gerar um corte químico.

Ademais, o teste também ajuda a indicar o tempo adequado de descoloração e o resultado da tintura nos seus cabelos.

 

Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Sempre que o procedimento químico for realizado no salão, é de responsabilidade do profissional testar antes de aplicar o produto. Somente assim é possível garantir a segurança tanto do profissional quanto da cliente.

Por outro lado, quem prefere modificar os cabelos em casa deve ficar atento para o passo a passo e não realizar nenhuma mudança brusca antes de finalizar essa etapa.

 

Quando fazer

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Simplificando, o teste de mecha deve ser feito antes de procedimentos químicos agressivos. Entre eles estão o alisamento, relaxamento, descoloração e, por último, coloração.

É comum realizar o teste com, no mínimo, 24 horas de antecedência. No entanto, alguns profissionais defendem que, para avaliar o resultado real, o melhor seria testar cerca de 5 a 7 dias antes do procedimento desejado. Com isso, você consegue observar ao longo da semana as reações do cabelo, bem como o efeito final.

 

Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Como é feito o teste de mecha?

Agora que você já sabe da importância do teste, é hora de entrar em ação. Para isso, siga o passo a passo e não pule nenhuma etapa:

  1. Para começar, separe uma mecha na parte de trás dos cabelos, próxima à raiz.
  2. Na sequência, aplique a mistura contendo descolorante e água oxigenada ou, então, um pouco da coloração escolhida.
  3. No caso de alisamentos, você deverá testar com o produto final.
  4. Depois disso deixe o produto agir nos cabelos pelo tempo indicado na embalagem.
  5. Por fim, após o tempo de pausa, enxágue os fios abundantemente com água morne e avalie o resultado, bem como a saúde geral dos fios.
  6. Se estiver tudo bem, capriche na hidratação e se organize para realizar o procedimento escolhido.
  7. Caso a mecha em questão quebre ou fique extremamente danificada, é um sinal de alerta: não prossiga.

Na sequência, veja como o cabeleireiro Anderson Salgado faz um teste de mechas profissional:

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que fazer quando o cabelo não passa no teste de mecha?

 

Por último, lembre-se que o teste serve para a sua segurança. Portanto, se observar que o cabelo ficou elástico, muito danificado ou, pior, apresentou quebra, isso significa que os fios não estão aptos a passar pelo procedimento completo. Caso insista, será pior, uma vez que a aplicação do produto em questão pode levar a um corte químico.

Embora o diagnóstico pareça bastante infeliz, esse é um momento que exige cuidados, pois demonstra que o cabelo não está muito saudável. Portanto, aproveite para investir em uma rotina de cuidados específica, seguindo um cronograma capilar.

 

Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Em poucas semanas ou meses, será possível restaurar por completo a saúde dos fios. Isso desde que você siga as orientações do cronograma. Após qualquer procedimento, ainda que seja um simples teste de mecha, o ideal é investir pesado na reconstrução para fortalecer os fios.

Para isso, aposte em produtos com queratina e converse com seu cabeleireiro sobre a possibilidade de realizar uma blindagem capilar. Essa última, por sua vez, é perfeita para reconstruir os fios e, é claro, garantir o sucesso nas próximas mudanças.

Comentários (4)
Comentar